Evite estes erros se quer vender casa mais rapidamente

Vender casa nunca é um processo fácil. Para além de ser emocionalmente exigente, a venda de um imóvel implica sempre que haja uma carga burocrática e logística grande, entre outros desafios que têm a capacidade de consumir muita da nossa energia.

 

Para além disso, para muitas pessoas, nem sempre é fácil lidar com todo o processo de venda e com a invasão do espaço e da privacidade familiar. Ouvir desconhecidos a criticarem o espaço a que chama “casa”, a examinarem ao detalhe cada canto e cada divisão e, no final do dia, a fazerem uma proposta abaixo do preço de venda, é um grande desafio.

 

E como qualquer primeira experiência, há erros frequentes que são cometidos pelas pessoas que estão a vender casa pela primeira vez.

 

É por isso que, para tentar minimizar a margem de erro, preparámos uma lista com os erros mais comuns. Se está a braços com a venda do seu imóvel (ou se planeia estar em breve) leia este artigo e evite o seguinte:

 

Não contratar um agente imobiliário para vender casa

A maioria dos proprietários considera, a certa altura, tentar vender casa sem o apoio de um agente imobiliário. Afinal de contas, a ideia de poupar algum dinheiro é sempre bem-vinda. Contudo, saiba que os que decidem avançar com a venda de um imóvel sem o apoio de um profissional especializado, se arrependem quase sempre.

 

Entre o conhecimento profundo do mercado, uma rede de contactos poderosa, parcerias em diversas áreas, os motivos para confiar o projeto de venda da sua casa a um consultor imobiliário são imensos. No artigo Porquê contratar um consultor imobiliário para vender o seu imóvel? saiba mais sobre os inúmeros benefícios de ter um profissional ao seu lado, para o guiar ao longo de todo o processo.

 

Ser emocional durante o processo de venda

O processo de venda de um imóvel é emocionalmente exigente e é muito fácil deixar que as emoções assumam as rédeas da situação. De facto, este é outro dos grandes erros que muitos proprietários cometem.

 

Para que o resultado e o processo de venda seja um sucesso, é necessário manter a cabeça fria e olhar para toda a situação com distanciamento e como se de um negócio alheio se tratasse.

 

O agente imobiliário, entre tantas outras coisas, vai ser a pessoa que vai ajudá-lo a controlar o lado mais emotivo e a distanciar-se da negociação.

 

Definir um preço de venda demasiado alto

Quer esteja a vender casa sozinho ou com o apoio de um agente imobiliário, definir um preço de venda justo é um ponto essencial para uma venda rápida e bem sucedida. Naturalmente que, enquanto proprietário, vai querer maximizar a sua margem de lucro, mas lembre-se de que, da mesma forma que vai fazer uma estimativa e/ou avaliação do imóvel, os clientes compradores provavelmente também.

 

Sobre este ponto não deixe de recorrer à ferramenta de estimativa de valor de imóveis que a iad Portugal coloca ao dispor de todos os clientes vendedores e compradores. A melhor parte? É inteiramente gratuita e consegue receber um intervalo de preço para um dado imóvel em tempo real.

 

Ler mais: Quanto vale a minha casa? A importância de estimar o seu valor

 

Não considerar vender casa por um preço mais baixo

E se o seu agente imobiliário lhe sugerir colocar o imóvel à venda por um preço inferior ao valor real de mercado, não hesite. Apesar de poder achar que fica em desvantagem, na verdade, esta estratégia resulta muito bem para captar o interesse de compradores e para receber múltiplas propostas.

 

Esperar que o preço de venda seja imediatamente aceite

Se não quiser seguir a estratégia definida acima, então também não coloque o seu imóvel à venda pelo seu valor de mercado real. Qualquer bom negociador sabe que tudo é negociável e que é pouco provável que o preço de venda seja imediatamente aceite. Por isso, deixe sempre uma margem para poder negociar e para, mesmo assim, não ficar a perder dinheiro. O comprador também vai ficar satisfeito com a perceção de que conseguiu fechar um bom negócio. Ganham ambos os lados.

 

Não investir em fotografias profissionais

Outro erro que muitos vendedores cometem é não investir e apostar em boas fotografias. Se quer atrair a atenção dos compradores e vender casa rapidamente, tenha em consideração que boas fotografias são normalmente a porta de entrada para o seu imóvel.

 

Lembre-se de que a venda do seu imóvel vai ser publicada em vários portais imobiliários, e o seu anúncio vai competir com milhares de outros anúncios. Por isso, é importante que ele seja tão competitivo quanto possível.

 

Ter um consultor imobiliário ao seu lado também lhe vai facilitar muito esta tarefa. Para além de parcerias com fotógrafos e outros profissionais do ramo multimédia, os agentes imobiliários sabem exatamente o que é necessário fazer para ter um anúncio imobiliário competitivo.

 

Esteja aberto a todas as sugestões e não desvalorize a importância das primeiras impressões.

 

Ocultar os problemas do imóvel

Muitos vendedores podem sentir-se tentados a ocultar determinados problemas com o seu imóvel, na tentativa de conseguirem colocá-lo à venda por um preço superior. Contudo, saiba que isto, para além de não abonar a favor do negócio, é uma estratégia em vão. Mais cedo ou mais tarde todos os detalhes sobre o imóvel vão ser desvendados.

 

Normalmente, os compradores de imóveis em segunda mão fazem uma inspeção ou vistoria técnica à priori, para descobrir todos os problemas que existem na propriedade.

 

Por isso, não caia no erro de ocultar detalhes porque isso vai apenas resultar numa perda total de confiança e, quiçá, de negócio.

 

Não preparar o imóvel para a venda

É normal que qualquer imóvel se vá deteriorando ao longo dos anos e, com o uso, as marcas e o desgaste dos materiais são cada vez mais evidentes. Qualquer comprador (mesmo aquele que considera comprar um imóvel em segunda mão) vai sentir-se mais atraído por um imóvel que está fresco e bem tratado.

 

Assim, não caia no erro de negligenciar por completo o seu imóvel. Há pequenas renovações e projetos que são económicos e fáceis de executar, que vão valorizar a sua casa e fazer com que consiga colocá-la no mercado por um preço superior.

 

Falamos de, por exemplo, uma pintura geral das paredes, o restauro dos armários da cozinha, a substituição do sistema de iluminação, entre outros.

 

Ler mais: Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa

 

Perder tempo com clientes não qualificados

O tempo é valioso para toda a gente… mas em certas alturas mais do que noutras. Durante o processo de venda de um imóvel, vão surgir inúmeras tarefas às quais vai ter de dar resposta, e verá que rapidamente vai sentir necessidade de triar e de tratar apenas das solicitações mais urgentes.

 

Por esse motivo, não cometa o erro de aceitar visitas de todos os potenciais compradores. Invista o seu tempo e esforço apenas em compradores qualificados.

 

Este é mais um motivo pelo qual deve ter um agente imobiliário ao seu lado. Este profissional trata sempre da pré-qualificação dos compradores e faz uma triagem. Só prosseguem para visitas as pessoas que têm robustez financeira e poder de compra para efetivar o negócio, e que estão verdadeiramente interessadas na sua casa.

 

Ler mais: Casas para vender e as 15 dicas essenciais da iad

 

Não ter disponibilidade para as visitas

Mas não se iluda ao pensar que o agente imobiliário consegue tratar de tudo sozinho. Ele vai precisar da sua disponibilidade e cooperação. Por esse motivo, reserve sempre algumas horas da sua semana para alocar ao projeto de venda do seu imóvel.

 

Se houver visitas, por exemplo, é necessário que o imóvel esteja arrumado e em perfeitas condições para receber os potenciais compradores.

 

Jogue pelo seguro e lembre-se de que o sucesso da venda da sua casa também vai depender, em grande parte, de si.

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad