Comprar casa e a importância da inspeção técnica

Se considera comprar casa em breve, é provável que se depare com várias casas usadas para venda. A compra de imóveis em segunda mão é uma opção bastante presente para grande parte dos compradores, uma vez que a escassez de imóveis novos no mercado imobiliário português é grande.

Por esse motivo, torna-se imperativo perceber se está perante um bom negócio ou não.

Mas como fazê-lo?

A primeira regra de ouro que deve seguir é confiar o seu projeto imobiliário a um especialista local. Se não tem a certeza se um consultor imobiliário vale a pena, saiba que estes profissionais, para além de terem um conhecimento técnico e uma vasta experiência no ramo imobiliário, têm também uma rede de contactos poderosa, da qual pode beneficiar.

A segunda regra – no caso dos imóveis usados – é fazer tudo o que está ao seu alcance para conhecer o real estado do imóvel e os potenciais custos de uma renovação ou reabilitação (ou seja, o valor global do investimento). Ninguém gosta de, a meio de um processo de renovação, encontrar problemas estruturais ou outros imprevistos, que obriguem a gastar uma pequena fortuna extra. Nessa altura, poderá já não ser possível recuar.

É por isso que, se pretende comprar casa, a inspeção ou vistoria técnica é um serviço de grande importância que não deve menosprezar, mesmo que represente um custo adicional. Se assim for, tente negociar com o vendedor os custos deste serviço.

Lembre-se de que nunca se sabe, no futuro, quanto dinheiro e dores de cabeça isto lhe pode poupar.

Mas o que é uma inspeção ou vistoria técnica?

Uma inspeção ou vistoria a um imóvel é, nada mais nada menos, do que um check-up ao imóvel feito por um técnico especialista. Esta vistoria pode ser encarada da mesma forma que uma consulta de rotina no médico de família, a fim de aferir se está tudo bem ou não.

Em suma, é um diagnóstico de foro técnico que permite conhecer aprofundadamente todas as anomalias e patologias de um imóvel. Se houver a mínima suspeita de que há problemas no imóvel em questão, a inspeção técnica deverá conseguir identificar quais são e as áreas de intervenção que precisam de ser acionadas.

Desta forma, quem quer comprar casa, consegue tomar uma decisão mais fundamentada. Para além disso, uma inspeção técnica pode ser um poderoso argumento de negociação com o vendedor.

Qual o objetivo da inspeção/vistoria para quem deseja comprar casa?

São muitos os objetivos da inspeção domiciliária, mas os mais comuns são:

• Verificação técnica do estado do imóvel: consiste, como já foi dito, no levantamento de todas as patologias ou anomalias do imóvel, levado a cabo por um técnico especialista;

• Identificação de problemas: quando existem suspeitas ou problemas recorrentes numa habitação, a inspeção técnica é a via mais rápida para descobrir a causa e para se proceder às devidas correções;

• Para obter um relatório técnico: este relatório pode ter múltiplos objetivos e pode funcionar como um elemento importante em casos de compra, venda ou até arrendamento de imóveis;

• Para ter uma ideia real e global do custo de um imóvel e do investimento que precisa de ser feito.

Com que frequência deve ser feita a inspeção técnica a um imóvel?

Os proprietários devem realizar todas as obras necessárias à manutenção da segurança, salubridade e arranjo estético dos imóveis. Contudo, tal obrigação nem sempre é respeitada, o que leva a que, em grande parte das vezes, as intervenções sejam mais custosas (ou porque os problemas já chegaram a um estado crítico de intervenção ou porque já existe um acumular de muitas coisas diferentes).

Por isso, é sempre preferível fazer inspeções técnicas periódicas, de forma a acompanhar melhor as necessidades de manutenção do imóvel e a fasear o investimento em renovações ou outros trabalhos.

A importância de uma inspeção especializada

É ainda importante ressalvar que existem diferentes graus de profundidade e diferentes tipos de inspeções técnicas. Em alguns casos, pode até fazer mais sentido fazer uma vistoria especializada.

Imagine-se o caso de um imóvel dos anos 50 ou 60 que tenha estruturas em madeira. Para este tipo de imóvel, provavelmente será necessário haver uma inspeção específica para avaliar as estruturas em madeira de forma a perceber, por exemplo, se há ou não infestações de térmitas.

Cada caso é um caso e deve ser analisado como tal. Contudo, não se preocupe, porque as empresas que prestam serviços de inspeção técnica estão preparadas para acompanhá-lo e para lhe dar um parecer técnico acerca do tipo de vistoria que deve ser feita.

Que tipos de vistorias / inspeções existem?

Podem ser feitas vistorias aos pavimentos, às paredes, às instalações de águas residuais, à ventilação do imóvel ou aos seus circuitos elétricos. As inspeções técnicas também permitem fazer ensaios topográficos e ensaios que permitem aferir a qualidade do ar interior (ensaio da porta ventiladora) que, inclusive, é obrigatória em muitos países europeus.

Para além disso, as vistorias técnicas também podem ajudar a clarificar questões de foro camarário (por exemplo, se um anexo ou outra área do imóvel é legalizável ou não).

Quanto pode custar uma vistoria a um imóvel?

Esta é uma pergunta que muita gente coloca, mas à qual é difícil responder com elevado grau de certeza. Isto porque, dependendo do tipo de intervenção necessária, do tipo de imóvel e da fração que se está a avaliar, das suas dimensões e características especiais, os custos podem variar significativamente.

Para efeitos de referência, pode considerar um custo a partir de 100€ para um apartamento da tipologia T1.

A vistoria a um imóvel é útil apenas a quem quer comprar casa?

De facto, não. Existem inúmeras situações em que a vistoria a um imóvel pode ser de extrema utilidade. Para além de quem quer comprar casa, a inspeção técnica pode ser útil a:

Quem deseja vender um imóvel

Também os proprietários que desejam colocar a sua casa à venda, beneficiam claramente de uma inspeção domiciliária prévia.

 

Isto, porque todos os serviços de inspeção domiciliária dão origem a um relatório técnico que, no processo de venda de um imóvel, pode traduzir-se num fator de valorização.

A propósito deste tema, poderá querer reler o artigo Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa, onde falamos de outros aspetos importantes a ter em conta para uma venda rápida e eficaz.

A inspeção técnica promove a transparência e aumenta os níveis de confiança entre vendedores e compradores. O facto de haver um relatório técnico factual, feito por uma entidade que não está envolvida na negociação, permite que o comprador se sinta tranquilo e confiante na informação fornecida. Desta forma, o comprador saberá exatamente o que esperar e quanto terá de investir, numa perspetiva global.

Quem desejar arrendar um imóvel

Fazer uma inspeção técnica também é muito importante para quem deseja arrendar o seu imóvel, de forma a conseguir obter alguma rentabilidade extra no fim do mês. Para conseguir arrendar o seu imóvel é necessário, antes de mais, que ele seja seguro para habitar.

Em segundo lugar, para conseguir cobrar uma renda mais vantajosa, é necessário garantir que não existem quaisquer problemas que causem desconforto aos inquilinos (como por exemplo, problemas de humidade ou mau isolamento).

A vistoria técnica vai ajudá-lo a identificar todos os pontos de intervenção cruciais e, dessa forma, conseguirá saber quanto terá de investir para reabilitar o seu imóvel e para colocá-lo no mercado de arrendamento residencial por um valor mais alto.

Da mesma forma que quem pretende comprar casa, quem procura arrendar também se vai sentir mais confiante ao ler um relatório técnico e ao saber que todos os problemas lá listados foram, entretanto, intervencionados e resolvidos.

Ler mais: Quer arrendar casa? Saiba como definir a renda adequada para o seu imóvel

Quem deseja fazer obras de reabilitação a um edifício

Por fim, a inspeção técnica também é de grande importância nos casos em que é necessário fazer obras de reabilitação a um edifício. Um exemplo claro e muito comum é uma obra de reabilitação a um edifício com várias frações e com, normalmente, uma entidade incumbida de fazer a gestão do condomínio.

Também nestes casos a intervenção de um técnico especialista acaba por resultar numa mais-valia clara, uma vez que traz à luz do dia todos os problemas do imóvel, permitindo fazer pedidos de orçamento mais direcionados e certeiros. Nestes casos, a vistoria técnica costuma também ser um elemento facilitador da comunicação entre todos os intervenientes o que, indiretamente, é outra grande vantagem.

Ler mais: Custos inerentes à compra de um imóvel

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad