Porquê contratar um consultor imobiliário para vender o seu imóvel?

Se está a pensar em vender casa, certamente já considerou abdicar dos serviços de um consultor imobiliário e tentar vendê-la sozinho. Muitas pessoas podem achar que este é um processo acessível, que não justifica o investimento. A ideia de poupar algum dinheiro é, para a maioria dos clientes vendedores, muito apelativa porque, quando se trata de mudar de casa, não falta onde investir!

Mas estará realmente preparado para lidar com o processo de venda da sua casa sozinho?

Neste artigo, reunimos as principais razões pelas quais vai querer contar com os serviços de um consultor imobiliário na sua zona.

Conhecimento profundo do mercado

Durante o processo de venda do seu imóvel, irá precisar de alguém que seja especializado no mercado imobiliário local e que consiga conduzir todo o processo de venda da maneira mais eficaz possível. Os consultores imobiliários são profissionais que conseguem definir uma boa estratégia comercial para a venda rápida de um imóvel, pois conhecem o mercado e a região como ninguém.

 

Recursos para estimar o valor do seu imóvel

Quando alguém decide vender o seu imóvel, independentemente das suas razões ou motivações, é natural que o queira vender pelo melhor preço possível. Revê-se nisto?

Contudo, o preço de venda do imóvel deve estar adequado à realidade do mercado, caso contrário, poderá correr o risco de não conseguir maximizar totalmente a venda da sua propriedade, ou de colocá-la no mercado por um valor tão alto que vai afugentar todos os potenciais compradores.

É aqui que o papel mediador de um consultor imobiliário se torna fundamental. Estes profissionais têm ferramentas únicas no mercado, que permitem estimar o valor de um imóvel de forma rápida e bastante fidedigna. Em geral, estes profissionais também têm uma boa rede de contactos de Peritos Avaliadores certificados pela CMVM.

A iad Portugal disponibiliza, inclusive, um simulador online que permite a qualquer pessoa fazer uma estimativa de valor de imóveis de forma rápida, autónoma e com resultados imediatos.

Recomendamos, ainda assim, que os resultados obtidos através da ferramenta de estimativa de valor de imóveis sejam sempre validados por um consultor imobiliário iad.

Rede de contactos poderosa

Quando entrega o projeto de venda de um imóvel a um consultor imobiliário, na verdade, está a entregá-lo a uma vasta rede de profissionais.

Os agentes imobiliários trabalham constantemente para construir e manter uma boa rede de contactos, pois sabem que o sucesso de uma transação imobiliária em muito depende disso.

Este é, sem dúvida, um dos grandes motivos pelos quais qualquer cliente vendedor deve recorrer aos serviços de um consultor imobiliário. Muitas vezes, o negócio não se dá em pleno (ou seja, um consultor não tem ambos os clientes comprador e vendedor para efetivar a transação). Por esse motivo, ao ter uma base de contactos rica, um consultor imobiliário consegue encontrar facilmente um bom match para qualquer uma das partes. É frequente os consultores fazerem partilha de negócio com outros consultores, de forma a aumentar a probabilidade de encontrar um cliente comprador para concluir um projeto de venda de um imóvel, e vice-versa. Quanto maior e mais poderosa for uma rede de contactos, maior a probabilidade de o consultor imobiliário fechar o negócio mais rapidamente e concluir o projeto de venda do seu imóvel.

Excelente poder de negociação

Outra das grandes mais-valias em recorrer a serviços de mediação imobiliária reside no facto de um consultor imobiliário ter um grande poder de negociação. Enquanto representante legal dos seus clientes, é uma obrigação conseguir as condições mais vantajosas possível. Estes profissionais são experientes a conduzir processos de negociação – que apenas se consegue com muita experiência – e têm frequentemente treino e formação específica para desenvolver as suas competências comerciais e relacionais.

Se o talento comercial não é seu forte, confie esta tarefa aos especialistas.

Mais importante, um consultor imobiliário não vai estar emocionalmente envolvido no resultado da negociação, pelo que conseguirá manter a cabeça fria e conduzir de forma mais assertiva todo o processo.

Divulgação profissional de um imóvel para venda

Hoje em dia, a pesquisa de imóveis para compra faz-se sobretudo através da internet e os portais imobiliários são as grandes montras digitais para vender casa rapidamente.

Para tal, é importante que o anúncio imobiliário seja de grande qualidade e cative, de imediato, os olhos dos potenciais compradores. Ter boas fotografias, uma descrição completa e informativa, e formatos multimédia complementares (como, por exemplo, vídeos e visitas virtuais) irá fazer a diferença na exposição do seu imóvel.

Um consultor imobiliário também irá conhecer em profundidade  a sua casa e perceber qual é o tipo de cliente mais propenso à compra, trabalhando toda a estratégia de comunicação e de promoção do imóvel nesse sentido.

No caso dos consultores imobiliários independentes da iad Portugal, é possível divulgar um anúncio em mais de 200 portais nacionais e internacionais de forma rápida e automática, o que se torna uma grande vantagem adicional.

Ler mais: Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa

Parcerias com especialistas de outras áreas

Os consultores imobiliários têm relações profissionais pré-estabelecidas com especialistas de outras áreas, o que significa que serão capazes de lhe oferecer um serviço extremamente completo e competitivo.

Desde intermediários de crédito a profissionais do ramo multimédia, estas parcerias tornam-se particularmente vantajosas para qualquer vendedor pois, para além dos preços serem mais simpáticos (já que, na maioria das vezes, estas parcerias têm valores protocolados mais vantajosos), estamos também a falar de profissionais de grande confiança, com quem habitualmente o consultor imobiliário já trabalha.

Permite focar-se no importante

O processo de venda de um imóvel é, na grande maioria dos casos, um processo stressante em vários aspetos. Para as famílias que, por exemplo, querem vender a sua casa porque a família cresceu e precisam de um espaço maior, o processo de venda e de mudança de casa pode ser um verdadeiro desafio!

Entre organizar e embalar todos os pertences, tratar de contratos de telecomunicações e fornecimentos de água e luz, e tratar da transição para a nova casa, muito pouco espaço mental sobra para se focar no processo de venda da sua casa.

É por isso que, sem sombra de dúvida, deve considerar entregar o processo de venda do seu imóvel a especialistas do ramo imobiliário. Isto fará com que, para além de atingir os resultados pretendidos muito mais rapidamente, o processo de mudança de casa se torne menos complexo e desgastante.

Ler mais: 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad