Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa

A valorização de imóveis é um aspeto de grande importância quando chega a altura de vender. Saber valorizar o espaço pode fazer toda a diferença no processo de venda da sua casa e, não final, pode ser um fator decisivo para receber uma melhor proposta de um cliente comprador. Comprar casa é uma decisão grande. Requer bastante ponderação, preparação e compromisso. Por ser um negócio significativo para qualquer proprietário, é necessário valorizar o seu produto, de forma a rentabilizá-lo da melhor forma possível.

 

Se está a pensar vender um imóvel , não hesite em entregar o projeto de venda a um agente imobiliário na sua zona. No artigo Porquê contratar um consultor imobiliário para vender o seu imóvel? explicamos por que é que esta é a decisão mais sensata. 

 

Independentemente do processo de venda estar ao cuidado de um consultor imobiliário, há muitas coisas que pode (e deve) fazer para valorizar o espaço e para acelerar o processo de venda. Se está a braços com o processo de venda de uma casa, atente nas nossas dicas de valorização de imóveis e consiga a melhor oferta possível!

 

 

Aposte em pequenos projetos de renovação de interiores

Se está a vender moradia ou um apartamento usado, é natural que os interiores acusem algum desgaste. Sejam riscos ou fissuras nas paredes, algumas tomadas estragadas ou móveis com manchas, na altura de vender casa, tudo deve estar com um ar arranjado, fresco e convidativo. Por isso, considere ocupar os seus fins de semana com pequenos trabalhos DIY e faça algumas melhorias na casa.

 

Muitas vezes, estamos a falar de renovações simples e não muito caras que, no final, farão uma grande diferença em termos de look.

 

Claro está que estes trabalhos dependerão, em grande parte, do estado em que se encontrar a casa. Estes são alguns dos trabalhos mais frequentes nas renovações DIY:

 

 

Pintura de paredes

Dê um ar fresco aos interiores começando por pintar as paredes. Jogue pelo seguro (porque nunca se sabe que gosto têm os futuros compradores) e pinte as paredes com tinta de cor clara (bege ou branco são excelentes opções). Se o espaço for pequeno, a tinta clara fará com que o espaço pareça mais amplo e iluminado. Uma sugestão que resulta sempre!

 

 

Restauro dos armários da cozinha

Se a sua cozinha é antiga e o desgaste dos armários é visível, considere pintá-los e trocar os puxadores velhos e ligeiramente enferrujados por outros mais modernos. É um projeto de relativamente baixo custo que, no final, terá um impacto visual enorme.

 

 

Iluminação e sistema elétrico

Faça uma verificação geral a todas as tomadas e lâmpadas da casa. A iluminação tem um papel muito importante no ambiente criado e na perceção que temos do espaço. Garanta que as divisões principais (por exemplo, a sala de estar) estão bem iluminadas e escolha luzes com tons mais quentes, de forma a aumentar a sensação de conforto.

 

Ler mais: 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída 

 

 

Arrume e organize a casa antes de fotografar

Se está a vender casa vai certamente precisar de  fotografias do imóvel para efeito de divulgação. Assim, quando fotografar a casa, não se esqueça do mais importante: preparar previamente todo o espaço.

 

Comece por limpar e organizar todas as divisões, sem exceção, e remova todos os objetos do quotidiano (por exemplo, o escorredor da louça, a vassoura de canto, os ímanes do frigorífico, os pequenos eletrodomésticos, o champô e os utensílios de banho, maquilhagem e demais objetos de higiene pessoal).

 

Quando os compradores procuram uma casa para comprar, tendem a imaginar-se a habitar o espaço e a visualizar como seria a sua rotina ali. Por isso, objetos de outras pessoas podem atrapalhar a experiência.

 

Tire todos os casacos do cabide da entrada, guarde os brinquedos das crianças em caixas e tire as mantas do sofá. O mesmo acontece com as revistas e jornais, que devem estar arrumados.

 

Depois de tudo isto estar feito, se necessário, peça ajuda ao consultor imobiliário que está a tratar da venda do imóvel. Normalmente, estes profissionais sabem como tirar fotos de imóveis para venda, e têm também várias parcerias com profissionais multimédia, caso queira avançar para uma sessão fotográfica profissional.

 

 

Tire proveito da luz natural

Se quiser fotografar a sua própria casa, tenha atenção a algumas dicas importantes. A luz natural, de todas elas, é talvez a mais importante. A luz natural, para além de ser gratuita, dispensa a montagem de quaisquer equipamentos de fotografia.

 

Estude bem a orientação da sua casa e certifique-se de que fotografa as divisões nas horas mais propícias do dia. Abra todas as persianas e cortinas e, em caso algum, fotografe de noite. Lembre-se de que, durante a manhã, a luz será mais fria e difundida, enquanto que à tarde vai ser mais quente e brilhante.

 

 

Faça um estudo prévio dos ângulos

O estudo dos ângulos é igualmente importante, uma vez que estes influenciam muito a perceção que um utilizador vai ter do espaço quando estiver a ver as fotografias. A primeira regra de ouro é fotografar sempre na horizontal. A segunda é dedicar algum tempo ao estudo dos ângulos em todas as divisões, de forma a captar o melhor plano possível. Há divisões que podem ser particularmente difíceis de fotografar, por serem muito pequenas e estreitas (falamos, por exemplo, de lavandarias, casas de banho de serviço, etc.), por isso, este ponto é fundamental.

 

Lembre-se também de jogar com as sombras e de fotografar de várias ângulos diferentes, e com vários planos (fotografias de detalhe, fotografias de grande plano, etc.).

 

 

Trate do espaço exterior

Se o seu imóvel tem um jardim ou uma área exterior, não se esqueça que é igualmente importante preparar este espaço e torná-lo agradável perante os futuros clientes compradores. Apanhe as folhas secas, corte a relva do jardim e plante algumas ervas aromáticas nos canteiros em desuso. Garanta que tudo está verde e convidativo.

Segundo o Jornal Económico, que tornou públicas algumas conclusões do portal imobiliário Imovirtual sobre os hábitos de pesquisa dos portugueses no primeiro semestre deste ano, a procura de moradias, quintas e terrenos continua a aumentar, enquanto que os apartamentos atraem cada vez menos atenção.

 

Isto significa que os compradores querem comprar e usufruir de imóveis com mais espaço exterior. Por isso, não se esqueça que a sua área ao ar livre é outra importante estrategia no que à valorização de imóveis diz respeito.

 

No caso de viver num apartamento, não negligencie a varanda ou o terraço. Dê uma boa limpeza à varanda, aposte num elegante conjunto de mesa e cadeiras de exterior (ou restaura conforme existentes) e cree uma pequena horta de plantas aromáticas, tornando assim o espaço tão verde quanto possível.

 

 

Despersonalize a sua casa

Apesar de uma propriedade para venda poder ser habitada durante o processo, na altura de receber visitas de potenciais compradores, a casa deve ser o mais parecida possível com uma casa modelo. Desta forma, os compradores conseguirão mais facilmente focar-se no espaço — em vez de na rotina de quem lá vive — e criar uma imagem mais clara de como seria habitar aquele imóvel.

 

Para além disso, por questões de privacidade, deve resguardar-se ao máximo e não expor objetos ou informação demasiado pessoal (fotografias, cartas abertas, entre outros).

 

 

Prepare o espaço para as visitas

Se possível, peça ao agente imobiliário que está a vender a sua casa para concentrar todas as visitas ao imóvel num determinado dia da semana. Dessa forma, operacionalmente, ser-lhe-á mais fácil preparar a casa para receber os potenciais compradores.

 

A experiência da visita é muito importante. Conforme os pontos que vimos acima, garanta que a sua casa está limpa e fresca, todos os objetos pessoais estão arrumados e que, de preferência, ninguém lá está (faça um programa fora com a sua família nesse dia e aproveite para levar os animais de estimação a passear).

 

Não se esqueça também que o olfato é um sentido poderoso e que os cheiros podem ser um elemento de sedução importante. Por esse motivo, se tiver animais de estimação ou fumadores em casa, areje particularmente bem todas as divisões, evite cozinhar refeições com cheiros fortes e, se a humidade for um problema, não se esqueça de ligar o desumidificador previamente. Recorra aos poderes relaxantes da aromaterapia e coloque um difusor na entrada na casa com um aroma leve e floral.

 

Abra as janelas e encha a casa de flores frescas e de plantas. O segredo, em grande parte das vezes, está em criar o ambiente certo e proporcionar uma boa experiência durante a visita.

 

 

Valorize também a localização

Nem todos os pontos de venda recaem sobre o imóvel. Por isso, não se esqueça de lembrar ao agente imobiliário todas as mais-valias que a sua localização oferece, de forma a que ele pode promover a venda do seu imóvel da forma mais completa possível, comunicando todos os pontos fortes, quer do imóvel, quer da sua localização.

 

Boas escolas nas lojas, hortas urbanas comunitárias, zonas pedonais e espaços de esportes, transportes públicos e comércio local são apenas algumas das coisas que os compradores de casa podem valorizar ter por perto.

 

Siga estas dicas, conto com o apoio de um consultor imobiliário independente e prepare-se para uma venda sem igual!

 

Ler mais: Quanto vale a minha casa? A importância de estimar o seu valor

 

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad