Casas para vender e as 15 dicas essenciais da iad

Cada vez mais pessoas querem ver os seus imóveis no portefólio de casas para vender dos agentes imobiliários. Existem várias razões que motivam a venda de uma casa. Pode ser pela valorização do imóvel e pelo bom negócio que ele representa a dada altura, porque a família aumentou e existe necessidade de mais espaço, ou até porque as necessidades mudaram e a família pretende fazer um downsize e encontrar um espaço mais pequeno e adequado a uma nova realidade.

Independentemente da situação, as casas para vender não valem por si só. É necessário ter uma série de cuidados para valorizar o imóvel e para fazer com que ele pareça mais atrativo aos olhos dos potenciais compradores.

Neste artigo, vamos dar-lhe 15 dicas essenciais para que consiga fechar um negócio vantajoso mais rapidamente.

Casas para vender: dicas e cuidados a ter com o imóvel

A primeira impressão é a que fica

Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão. Sendo esta primeira impressão tantas vezes decisiva, assegure-se de que a entrada do imóvel se encontra limpa e em bom estado. Dê, logo no início, vontade ao potencial comprador de prosseguir com a visita.

Reforce a segurança

Promova a segurança dos seus potenciais compradores: desimpeça as passagens e retire eventuais obstáculos para garantir que a visita decorre sem incidentes.

Otimize todos os espaços

Há muitas vezes divisões esquecidas, como a cave, o sótão ou outros espaços de arrumação que não são valorizados. Não caia neste erro. Dê-lhes o devido destaque, mantendo-os limpos, arrumados e bem iluminados. Se necessário, refresque a pintura. Serão sempre mais argumentos a seu favor.

Ler mais: As melhores ideias para decorar salas pequenas

Afaste os animais

Ainda que possam ser adoráveis, os animais de estimação podem desestabilizar, criar alergias ou deixar certas pessoas pouco à vontade. Tente mantê-los à distância para que a visita seja agradável para o potencial comprador.

Privilegie uma decoração simples

É fundamental que o potencial cliente se sinta à vontade e consiga projetar-se no imóvel durante a visita. Privilegie uma decoração simples e harmoniosa, bem como divisões limpas e bem arejadas. Dê-lhe a sensação de que só lhe resta trazer as malas.

Não há nada como a luz natural

As casas para vender beneficiam da luz natural como forma de valorização. Por isso, deixe o sol entrar. Suba os estores e abra as cortinas para que o potencial comprador veja como o seu imóvel é luminoso e acolhedor.

Preste atenção a todos os detalhes

O diabo esconde-se nos detalhes. Seja minucioso e não negligencie pequenos detalhes que vão ajudar a valorizar o seu imóvel. Tenha o cuidado de verificar o funcionamento de todas as portas, gavetas, janelas e a limpeza dos tapetes, por exemplo.

Repare fugas de água

Uma torneira a pingar pode alterar por completo a perceção de uma casa de banho ou de uma cozinha, sugerindo problemas de canalização. Solucione o problema o mais rapidamente possível para que problemas como este não desencorajem os seus futuros compradores.

Ler mais: As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel

Privilegie as casas de banho e a cozinha

Estas divisões têm uma grande influência na decisão de compra, uma vez que são espaços utilitários muito importantes para qualquer família. Por isso, limpe as torneiras, tape as fissuras, coloque toalhas e panos lavados e desimpeça os balcões. Deixe tudo a brilhar!

Garanta uma boa iluminação

Se as visitas decorrerem ao final da tarde ou à noite, não hesite em acender todas as luzes interiores e exteriores e substitua lâmpadas fundidas. A sua casa parecerá muito mais acolhedora!

Casas para vender: cuidados a ter durante as visitas ao imóvel

Não misture visitas com convívios

Para que os seus potenciais compradores tenham uma experiência positiva, evite organizar encontros com a família ou com os amigos durante as visitas. Tal pode dar aos potenciais clientes a sensação de que estão a incomodar, o que pode levá-los a encurtar a visita ou a negligenciar aspetos importantes do seu imóvel.

Dedique o momento às suas visitas

É importante eliminar todos os elementos que possam distrair o seu consultor e o seu potencial comprador durante a visita como, por exemplo, sons muito altos. De forma a obter o melhor resultado possível, crie condições para que ambos se mantenham concentrados e possam conversar tranquilamente.

Esteja presente, mas seja moderado

No que diz respeito a casas para vender, o seu agente imobiliário vai estar ao seu lado durante todo o processo. Isto inclui momentos chave tais como visitas ao imóvel. É importante que receba os visitantes com simpatia e que se mantenha sempre atento, mas evite distraí-los para que se concentrem na visita e nas vantagens do seu imóvel. Deixe o agente imobiliário conduzir a visita e fazer a sua magia.

Considere todos os comentários

Fique atento aos comentários que os potenciais clientes façam acerca do seu imóvel. É bom que os visitantes manifestem as suas opiniões, sejam positivas ou negativas. O seu consultor imobiliário encarregar-se-á de intervir, se necessário.

Seja discreto

Uma boa visita exige preparação. Não espere pela presença das visitas para colocar as suas questões ao seu consultor imobiliário. É preferível dedicar a visita aos potenciais compradores e dar espaço ao seu consultor para lhes apresentar o imóvel da melhor forma.

Ler mais: Porquê contratar um consultor imobiliário para vender o seu imóvel?

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad