Embalar as coisas para mudança de casa: um guia essencial

Embalar as coisas para mudança de casa

Embalar as coisas para mudança de casa é uma componente importante num processo maior que envolve muito planeamento e que é, acima de tudo, delicado.

Bem sabemos que, quando se muda de casa, tudo pode parecer mais caótico do que na realidade é. Por isso, planear cada passo com cuidado é fundamental para que se sinta no controlo de toda a situação e para que vá fazendo pequenos progressos sem se sentir assoberbado.

Neste artigo, vamos falar de um aspeto muito importante: como embalar e preparar os seus pertences para o transporte. Por qual divisão começar? O que embalar primeiro? Como garantir que nada se parte pelo caminho?

Encontre a resposta a estas e outras questões, e conheça as 12 dicas fundamentais que deve seguir.

 

Embalar as coisas para mudança de casa

Qual é o material necessário para empacotar as coisas para mudança de casa?

Antes de começar a embalar as coisas para mudança de casa, é preciso fazer um levantamento do material necessário para acomodar e isolar bem todos os seus pertences.

Tudo o que já tiver em casa que sirva este propósito, é bem-vindo! Toalhas, tecidos velhos, jornais ou esferovite, são exemplos de bons materiais para embalar.

Adicionalmente, poderá querer investir em:

  • Rolo de bolhas de ar: ideal para proteger objetos frágeis, tais como peças em vidro ou cristal, gadgets, etc. Para além de absorverem o impacto e de conferirem um elevado grau de proteção a todas as coisas, os rolos de bolhas de ar também podem ser usados para preencher os pequenos espaços vazios entre os objetos.
  • Flocos de esferovite: é outra opção muito funcional para o enchimento, evitando que os seus pertences andem à deriva dentro dos caixotes.
  • Papel de jornal: é um dos materiais de acondicionamento preferidos de muitas pessoas. Para além de ser uma opção eco-friendly e mais sustentável, o papel tem a vantagem de se moldar à forma dos objetos que está a embrulhar. Para além disso, é muito versátil e permite-lhe adicionar mais ou menos camadas, consoante o nível de proteção pretendido.

 

Onde encontrar material de embalamento?

Mudar de casa pode ser um projeto dispendioso e, por vezes, a poupança reside num combinado de pequenas coisas diferentes.

Por isso, antes de considerar comprar material de embalamento (sim, é possível e há várias empresas online que vendem estes materiais) considere as seguintes opções:

  1. Reaproveitar materiais das suas compras online;
  2. Pedir material emprestado a amigos e/ou familiares (especialmente as caixas de transporte que são, por norma, mais caras);
  3. Fazer uma recolha nos estabelecimentos comerciais locais da sua zona.

 

Embalar as coisas para mudança de casa

12 Dicas fundamentais para embalar as coisas para mudança de casa

Depois de fazer um bom planeamento (já falámos da sua importância no artigo 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída), é chegada a hora de colocar as mãos à obra.

As dicas mais importantes que deve seguir ao embalar as coisas para mudança de casa são:

 

1- Usar caixas com um tamanho adequado

Quando recolher (ou se decidir comprar) caixas para o transporte, tenha em conta que vai precisar de vários tamanhos e de diferentes formatos. Caixas pequenas e médias funcionam bem para livros, álbuns de fotos ou mercearia de cozinha, mas podem não ser suficientes para algumas peças decorativas.

Adicionalmente, considere arranjar caixas específicas para transportar roupa, a televisão, espelhos e eletrodomésticos mais frágeis.

 

2- Comece pelos objetos que menos usa

Decoração, álbuns de fotos, livros, louça e têxteis que não usa diariamente são algumas das primeiras coisas que deve embalar.

 

3- Coloque os bens mais pesados em baixo

Esta regra é fundamental para garantir que nada se parte durante a mudança. Para além disso, se for o responsável pelo transporte, não se esqueça de carregar a mobília em primeiro lugar.

Se esta tarefa estiver confiada a uma empresa de mudanças, deixe tudo preparado e bem identificado, e dê indicações claras sobre o que deve ser transportado primeiro.

 

Embalar as coisas para mudança de casa

4- Não deixe espaço vazio nas caixas

Embalar as coisas para mudança de casa não significa colocar tudo numa caixa e fechá-la. O correto acondicionamento de todos os objetos é vital para que nada chegue ao destino partido. Por isso, não se esqueça de preencher todos os espaços vazios com papel, toalhas, esferovite ou plástico com bolhas de ar.

 

5- Embale os objetos por divisão e evite misturas

Quando chegar à sua casa nova, é provável que não vá desembalar tudo de uma só vez. Assim, por uma questão de organização, sugerimos que arrume todos os seus pertences por divisão. Louça e utensílios de cozinha de um lado, essenciais de casa de banho do outro, e assim sucessivamente.

 

6- Identifique todas as caixas com etiquetas e use esquemas de cores

Ainda que esteja tudo organizado por divisão, é imprescindível identificar todas as caixas. Se for necessário, recorra também a um sistema de cores para categorizar o que deve ser desembalado primeiro. Use, por exemplo, uma etiqueta vermelha para caixas que contenham objetos muito necessários ao seu quotidiano, e etiquetas verdes para utensílios que podem ser desempacotados mais tarde.

 

Embalar as coisas para mudança de casa

7- Redobre o cuidado com os objetos frágeis

Quando estiver a embalar as coisas para mudança de casa, tenha especial atenção aos objetos mais frágeis. Falamos de louça e serviços de mesa, peças decorativas, etc. Use e abuse do papel para envolver todas as peças individualmente e não misture materiais frágeis com objetos mais robustos.

Se recorrer a uma empresa de mudanças, não se esqueça de identificar todos os caixotes que contenham objetos delicados.

Ler mais: Como proteger as suas plantas de interior durante a mudança de casa

 

8- Atenção à tecnologia e aos eletrodomésticos

Não trate a televisão da sala como uma peça de mobiliário comum. Para transportar tecnologia ou eletrodomésticos, o ideal é utilizar sempre as caixas de origem (daí ser boa ideia guardá-las). Se já não as tiver, utilize caixas comuns com um tamanho adequado, e isole o aparelho em questão o melhor possível. Se quiser jogar pelo seguro, coloque a caixa dentro de outra.

 

9- Coloque os bens essenciais à parte

Produtos de higiene, algumas mudas de roupa, mercearia e alimentos não perecíveis são algumas das coisas que pode querer colocar numa caixa destinada aos primeiros dias. Lembre-se de que quando chegar à casa nova, para além de estar cansado, não vai conseguir desembalar tudo de uma só vez. Assim, é boa ideia preparar uma caixa com alguns essenciais e colocá-la num lugar de fácil acesso. O esquema de cores de que falámos no ponto acima, ajuda!

 

Embalar as coisas para mudança de casa

10- Prepare um pequeno kit de emergência

Para além disso, prepare também um kit de emergência e leve-o consigo. Este kit deve estar à parte e não deve ser transportado no camião com as restantes caixas. Isto porque, em caso de extravio ou de outro contratempo, vai confortá-lo saber que pelo menos tem a sua pequena mochila de fim de semana com os essenciais de que precisa.

 

11- Feche bem as caixas com fita adesiva e isole-as

Se vive numa zona particularmente chuvosa e se viu que no dia da mudança o tempo não vai abonar a seu favor, redobre os cuidados com o isolamento de todas as caixas. Se usar caixas de cartão, envolva-as em plástico e impermeabilize-as.

Por outro lado, se o calor extremo for uma condicionante, preste especial atenção ao transporte da mercearia de cozinha ou das suas plantas, que podem sofrer com as altas temperaturas.

 

12- Garanta que tem tempo suficiente para embalar tudo

Por fim, não menospreze o tempo que embalar as coisas para mudança de casa leva! Crie um calendário e faça uma lista de tarefas semanal para conseguir embalar tudo convenientemente, com tempo e, acima de tudo, sem stress.

Ler mais: Conselhos úteis para mudar de casa com animais de estimação

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad