Conselhos úteis para mudar de casa com animais de estimação

Mudar de casa é um processo verdadeiramente stressante que, normalmente, exige bastante tempo de preparação. Se muitas pessoas ficam ansiosas com este processo, por norma, ficam igualmente muito entusiasmadas com tudo o que se avizinha. Em geral, mudar de casa fomenta sentimentos de esperança, entusiasmo e felicidade.

É, para muitas famílias, uma página em branco a ser escrita e tudo isso compensa algumas dores de cabeça que possam surgir durante o processo de mudar de casa.

Contudo, o mesmo não acontece com os animais de estimação e, para a grande maioria deles, mudar para um novo espaço é uma experiência verdadeiramente stressante e angustiante.

Os cães tendem a ser mais propensos à exploração e, onde o seu dono estiver, eles também estarão bem. No caso dos gatos, o processo pode ser mais complicado dada a sua natureza territorial e a dificuldade a habituarem-se a novos lugares e rotinas. Em ambos os casos, a mudança de casa pode significar uma experiência desagradável para os seus companheiros de quatro patas e levar a comportamentos agressivos ou até a problemas de saúde.

Por isso, neste artigo reunimos alguns conselhos práticos que vão, certamente, ajudá-lo a mudar de casa com animais de estimação.

Fale com o veterinário

Antes de mudar de casa, fale com o seu veterinário e peça-lhe uma opinião mais direcionada para o seu cão ou gato. Como ele já conhece o animal e todo o seu historial clínico, conseguirá dar-lhe dicas mais específicas para o caso em questão.

No caso específico dos gatos (que são mais sensíveis à mudança), existem alguns produtos que ajudam o animal a ficar mais calmo, tais como: vaporizadores de feromonas, sprays ambientadores, comprimidos tranquilizantes e até alguns cereais específicos. Normalmente, estes produtos devem ser adquiridos e utilizados algumas semanas antes, de forma a produzirem efeito na altura precisa.

Em todo o caso, fale sempre com um veterinário e tire todas as dúvidas de antemão.

Fomente um sentimento de familiaridade com a nova zona

Se é dono de cães, poderá ser boa ideia tentar criar um sentimento de familiaridade com a nova zona antes da mudança de casa.

Se não for para muito longe, considere levar o seu cão a passear na nova vizinhança, de forma a que ele consiga adaptar-se mais facilmente à zona e a estabelecer a sua nova rotina lá.

Encontre um sítio sossegado onde possa deixar o seu animal durante as mudanças

Os dias mais intensos de mudanças serão, com bastante certeza, os mais cansativos e stressantes de todo o processo. Por isso, sugerimos que deixe o seu animal de estimação num sítio sossegado ou, se possível, entregue aos cuidados de alguém em quem confie.

A agitação das mudanças não fará bem ao seu companheiro peludo e pode ser uma experiência que só vai dificultar a sua adaptação à casa nova.

Se não conseguir deixar o seu animal de estimação com ninguém, encontre um compartimento sossegado e tranque-o lá, juntamente com objetos que lhe são familiares (arranhador, almofada ou cesto, brinquedos, comedouro e bebedouro). Junte uma pequena peça de roupa sua para que o cheiro lhe seja também familiar.

Se estiver a usufruir dos serviços de uma empresa de mudanças, não se esqueça de informar todas as pessoas que o seu animal de estimação está num compartimento da casa.

Para além disso, use sempre uma caixa transportadora ou uma coleira, uma vez que a probabilidade do animal fugir e perder-se é, nesta altura, maior.

Verifique a vedação do terreno

Nas primeiras semanas, é muito provável que a casa nova seja ainda um espaço estranho ao seu animal de estimação pelo que, instintivamente, ele tentará retornar ao antigo espaço. É neste período que a probabilidade de fuga é maior, por isso, se tiver uma casa com uma área de jardim grande, verifique todas as vedações e os limites do terreno.

Mantenha os gatos dentro de casa durante um período de tempo mais longo

Se tiver gatos, é recomendável que os mantenha dentro de casa durante uma ou duas semanas, para que eles tenham tempo de se habituarem à casa nova. Familiarize-os com os novos compartimentos de forma faseada e esteja sempre atento. Após isso, poderá deixá-los usufruir do espaço exterior, garantindo sempre que não há possibilidade de fuga.

Atualize a morada

Não se esqueça de que agora é obrigatório comunicar a atualização dos dados de registo do seu animal de estimação ao SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia). A atualização da morada pode ser feita no website do SIAC, através do preenchimento de um formulário. Após isto, será emitido um novo DIAC (Documento de Identificação dos Animais de Companhia), que deverá guardar.

Com ou sem animais de estimação, a mudança de casa é um verdadeiro desafio. Se estiver a preparar-se para mudar de casa em breve, sugerimos que leia o artigo 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad