Cerâmica: uma opção eco-friendly para renovar casas antigas

Optar pela compra de imóveis usados ou renovar casas antigas é uma opção de grande parte dos compradores de casas em Portugal. Num mercado imobiliário onde escasseia a oferta de imóveis novos – quer para venda, quer para arrendamento – a recuperação e renovação de casas antigas parece ser a solução mais viável para quem deseja materializar o seu sonho e ter uma casa desenhada à medida das suas necessidades.

 

Mas, para muitas pessoas, renovar casas antigas é muito mais do que uma mera questão de conveniência. Isto, porque as casas antigas podem ter elementos muito singulares que as tornam mais charmosas e únicas. Quando bem restauradas e conservadas, o resultado final pode ser realmente surpreendente.

 

É por isso que vamos falar de um elemento que é tipicamente português e que, para além de permitir uma utilização altamente versátil em várias partes da casa, tem ainda a grande vantagem de ser um material amigo do ambiente. Falamos da cerâmica.

 

Em Portugal, não faltam casas ou edifícios revestidos dos mais requintados azulejos de cerâmica que aliam a tradição à modernidade. Este material é um dos símbolos mais autênticos da identidade portuguesa e, por isso, se comprar um imóvel usado, não se admire se encontrar um piso de cerâmica ou paredes revestidas a azulejo.

 

Neste artigo, vamos abordar os principais benefícios da utilização da cerâmica para renovar casas antigas e das melhores formas para restaurar cerâmica danificada existente.

 

Por que é que a cerâmica é um bom material para renovar casas antigas?

A cerâmica é feita essencialmente de areia, água e argila. Como todos estes componentes são de origem natural, recicláveis e podem ser extraídos de forma sustentável, recorrer à cerâmica é uma excelente opção para quem quiser minimizar a sua pegada de carbono e usar materiais mais amigos do ambiente. Mas a lista de vantagens é longa:

 

As principais vantagens de usar cerâmica para renovar casas antigas

É um material produzido e comercializado em Portugal

O facto deste material não ter de ser importado do outro lado do mundo torna-o, por si só, numa opção bastante mais amiga do ambiente. Portugal tem uma larga tradição na produção e aplicação de cerâmica nos imóveis, por isso, renovar casas antigas com cerâmica é jogar em casa.

 

É muito fácil de limpar

Ao contrário de outros materiais que podem necessitar de um processo de higienização específico, a cerâmica é extremamente fácil de limpar. Tudo o que precisa é água e sabão. Não há necessidade de recorrer a detergentes ou a químicos para se livrar da sujidade, o que também contribui para uma casa mais eco-friendly.

 

De elevada durabilidade

A cerâmica também é famosa pela sua durabilidade. Enquanto que outros materiais requerem uma manutenção assídua ou até uma substituição, a cerâmica pode durar várias gerações se receber um tratamento adequado.

 

Contribui para a melhoria da eficiência energética

A eficiência energética é um conceito que está na ordem do dia quando se fala em renovar casas antigas. A cerâmica continua a ser uma boa aposta neste domínio, uma vez que consegue reter o calor nos meses frios, e refrescar as casas durante os meses mais quentes.

Ler mais: Descubra como melhorar a eficiência energética da sua casa

 

É um material reciclável

Apesar de ter um tempo útil de vida muito longo, se porventura se fartar do revestimento cerâmico da sua cozinha ou casa de banho, saiba que este material tem a grande vantagem de ser reciclável. Por norma, a cerâmica que compra nos armazéns de construção já é reciclada e, no seu fim de vida, pode ser usada inclusive para a produção de asfalto ou de tijolos. E se for um fã de projetos DIY e renovação de interiores, existem inúmeras inspirações e ideias para dar uma nova vida aos azulejos ou peças de cerâmica antigas.

 

Permite uma utilização muito versátil

A cerâmica pode ser usada para renovar casas antigas quase de cima a baixo. Para além de existir um sem número de padrões, texturas e cores, este material adapta-se muito bem a várias divisões da casa. Pode usar azulejos de cerâmica como revestimento para as paredes, para o piso, criar molduras decorativas ou centros de destaque… opções não faltam!

 

E como restaurar cerâmica danificada?

Agora que já enumerámos alguns dos principais benefícios da utilização da cerâmica, é importante perceber como devemos restaurar cerâmica danificada num imóvel usado. Se quiser preservar o bonito padrão dos azulejos existentes, considere as seguintes opções:

 

1. Optar por um tratamento artificial

É um tratamento de baixo custo que passa por aplicar uma cera para dar brilho à cerâmica. O resultado final é bastante positivo e a cerâmica fica com uma aparência bonita e renovada. Este procedimento pode ser facilmente feito por si mas vai exigir uma manutenção constante no futuro.

 

2. Fazer uma revitalização

Se renovar casas antigas for uma tarefa inteiramente da responsabilidade de uma equipa profissional, este método pode ser uma boa forma de restaurar cerâmica danificada do imóvel. Para fazer uma revitalização é necessário mão de obra qualificada e equipamentos específicos. A revitalização cerâmica é uma solução definitiva que deixa o piso uniforme e sem riscos.

 

3. Pintar os azulejos

Outra alternativa (talvez a mais popular de todas) é pintar a cerâmica antiga para que o interior ganhe um novo ar. Este processo também pode ser facilmente feito por si e requer apenas que utilize tintas próprias adequadas para pintura cerâmica. Aliás, este processo consta na nossa lista de sugestões para renovar casas de banho, que pode ler no artigo As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel.

 

Principais cuidados a ter com a cerâmica

Quer opte por restaurar cerâmica danificada ou por instalar cerâmica nova de raiz, existem alguns cuidados contínuos que deve ter para prolongar o tempo de vida útil deste material. Apesar de ele ser francamente resistente, nunca é de mais prevenir.

Se não tiver alguns cuidados básicos com a sua cerâmica – principalmente com os pisos – ela vai gradualmente perder o seu brilho. É por isso que é muito importante:

 

Usar produtos de limpeza adequados

Os produtos de limpeza são, geralmente, os maiores inimigos da cerâmica. Evite os detergentes multiusos e os desinfetantes, uma vez que eles contribuem para a abertura de poros e para a formação de manchas irremovíveis. Detergentes muitos corrosivos também são para excluir, já que corroem o esmalte da cerâmica.

A melhor opção será mesmo a receita das nossas avós: água morna com sabão e vinagre para uma limpeza a fundo.

 

Evitar o excesso de água

Apesar de ser um material resistente, evite lavar o piso cerâmico com demasiada água (por exemplo, com mangueiras). A cerâmica sofre com o excesso de água. Privilegie uma esfregona ou um pano húmido e, como vimos acima, detergente neutros.

 

Usar escovas ou vassouras com cerdas macias

Para remover o pó.

 

Evitar arrastar móveis

Arrastar a mobília pode danificar o piso de cerâmica. O ideal será sempre usar proteções na base dos pés da mobília, para que ela não risque nem rache o chão cerâmico.

 

Se renovar casas antigas é um projeto que está nos seus planos, sugerimos a leitura complementar do artigo Comprar casa e a importância da inspeção técnica.

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad