Como proteger as suas plantas de interior durante a mudança de casa

Mudar de casa é sempre um projeto que gera algum stress e exige muita da nossa energia. Para os entusiastas de plantas de interior e de jardinagem, encontrar a melhor forma de acomodar e transportar as plantas é uma preocupação frequente.

 

Aliás, saiba que o processo de mudança de casa não é stressante apenas para as pessoas. Os animais de estimação e as plantas também sentem o impacto desta mudança! Por isso, é importante ter atenção a alguns aspetos, de forma a minimizar tanto quanto possível os níveis de stress das suas plantas.

 

Temperaturas extremas, falta de luz solar ou transporte inadequado podem ser fatores que vão debilitar as suas plantas de interior e comprometer a sua longevidade. Mas, com um pouco de planeamento, é possível transportá-las em total segurança para a nova casa. Leia este artigo e descubra como.

 

Discuta o transporte das suas plantas de interior com a empresa de mudanças

Se planear recorrer a uma empresa de mudanças, solicite mais informações sobre a política de transporte de plantas de interior. Muitas empresas podem colocar algumas objeções a este tipo de transporte, sob pena de causarem alguns danos às plantas. Deve ainda estudar diferentes serviços de transporte para plantas de grande e de pequena/média dimensão.

 

Verifique a meteorologia com antecedência

Este é um ponto realmente importante que deve colocar na sua lista de afazeres, especialmente se mudar de casa durante as estações frias. Saiba que muitas das plantas de interior que se comercializam hoje em dia são originárias de zonas tropicais, o que significa que o frio não é o seu melhor amigo. Assim, se a temperatura exterior for demasiado baixa, tenha cuidado adicional durante o transporte e minimize o nível de exposição.

 

Poderá ser necessário ajustar o ar condicionado do veículo ou recorrer a toalhas e outros materiais para isolar termicamente as suas plantas.

 

Prepare todas as plantas de interior antes da viagem

Como qualquer objeto frágil, também as plantas de interior devem ser previamente preparadas para o transporte, sem exceção. Cada planta, de acordo com as suas características, pode precisar de um tipo de acondicionamento diferente. Por isso, é necessário avaliar caso a caso.

 

Antes de mais, verifique se não há pestes ou pragas que possam propagar-se durante o transporte. Não vai querer, com certeza, infetar as plantas saudáveis.

 

Também não deve regar as plantas no dia anterior à mudança. O ideal será sempre regá-las três dias antes (e não se preocupe porque grande parte das plantas de interior aguentam pelo menos uma semana sem água). Assim, para além de evitar fugas de água que possam danificar as caixas de cartão, os vasos vão estar menos pesados para o transporte.

 

Considere ainda podar as plantas, se for necessário. Remova todas as folhas mortas e se houver galhos ou folhas demasiado salientes que se possam partir durante o transporte, jogue pelo seguro e corte-as. Não se preocupe porque as plantas, na verdade, beneficiam bastante de uma boa poda ocasional.

 

Ler mais: 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída

 

Coloque as plantas de interior em caixas adequadas

É muito frequente que as plantas de interior sejam plantadas em vasos de cerâmica decorativos. Se for possível, o melhor será retirá-las dos potes de cerâmica e transplantá-las para potes de plástico mais resistentes.

 

Por sua vez, envolva os vasos cerâmicos em plástico de proteção com bolhas de ar, de forma a garantir que não se partem durante a viagem.

 

As plantas de maior dimensão devem ser colocadas em caixotes de cartão individuais, enquanto que as plantas médias e pequenas podem partilhar o mesmo espaço.

 

Use toalhas ou jornais para garantir que não existem folgas nas caixas. Para além disso, se estiver muito frio, estes materiais vão ajudar a isolar termicamente as plantas.

 

E lembre-se ainda de que as plantas de interior devem ser a última coisa a ser carregada e a primeira a ser descarregada. Ou então, se for possível, planeie uma viagem extra à casa nova exclusivamente para transportar plantas e outros objetos mais frágeis.

 

Quando chegar à casa nova, descarregue as plantas imediatamente

Descarregar e organizar todos os caixotes assim que se chega à casa nova é uma tarefa que pode ser bem assustadora. Opte sempre por definir uma ordem de prioridade para o que deve ser desembalado primeiro: plantas de interior, utensílios de cozinha imprescindíveis, entre outros. As plantas estão claramente no topo da lista de prioridades. Afinal de contas, estamos a falar de seres vivos.

 

Ler mais: As melhores plantas para purificar o ar da sua casa

 

Deixe as plantas repousarem num local calmo

Já na sua casa nova, lembre-se de que também as suas plantinhas precisam de alguma calma e tranquilidade para se adaptarem ao novo espaço. É por isso que deve colocá-las numa divisão resguardada e relativamente neutra.

 

Opte por locais com boa luminosidade mas sem luz direta e, de preferência, com uma boa circulação de ar. Não é recomendável regar as plantas imediatamente. Em alternativa, se estiver muito calor, recorra antes a um borrifador de água.

 

Também não deve aplicar qualquer tipo de fertilizante ou podar as folhas nesta altura, sob pena de causar ainda mais stress. Lembre-se de que as plantas de interior estão a ambientar-se ao novo espaço e tudo o que estimular o seu crescimento durante esta fase vai ser contraproducente.

 

Após alguns dias em repouso (o ideal será entre três dias a uma semana), já pode voltar a transplantar as suas plantas para os vasos de cerâmica e a colocá-las nos seus lugares definitivos.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad