13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída

Mudar de casa pode ser um processo verdadeiramente stressante e desgastante para qualquer pessoa. Entre tantas coisas que é preciso organizar e operacionalizar, é provável que pequenas falhas surjam ao longo do processo, tornando-se um fator de stress adicional.

A mudança de casa pode ser mais ou menos complexa dependendo de fatores tais como: o número de elementos da família, a existência ou não de animais de estimação, a distância entre a antiga e a nova habitação, etc.

É bastante provável que nem tudo corra 100% de acordo com o plano inicial, mas, com o mínimo de preparação e organização, é possível minimizar as pequenas falhas e usufruir de uma mudança de casa descontraída e, quiçá, até divertida!

Por isso, neste artigo, deixamos-lhe 13 dicas fundamentais para mudar de casa tranquilamente.

 

A importância do planeamento

Muita gente pode pensar que o processo de mudar de casa começa no preciso momento em que se coloca as mãos à obra e se começa a empacotar todos os pertences. Errado!

O planeamento — a primeira fase deste processo — tem um papel muito importante e não deve ser menosprezado. Quanto melhor planear, melhor irá conseguir antecipar as suas necessidades e mais preparado vai estar para lidar com elas.

Crie um calendário para mudar de casa e faça listas de afazeres

Divida o projeto em várias semanas e defina objetivos específicos para cada semana, de forma a que não se sinta assoberbado com a sensação de que ainda está tudo para fazer. Por exemplo, se está num imóvel arrendado, informe o seu senhorio da sua intenção de sair do imóvel, de acordo com a antecedência acordada contratualmente. Na semana seguinte, trate de reservar o transporte com a empresa de mudanças e de informar a sua empresa que precisa de tirar alguns dias de férias e assim sucessivamente.

Faça também listas de afazeres e coloque lá tudo o que precisa de ser tratado. Não confie na sua memória, porque é muito frequente que, durante processos como estes, as coisas se tornem ligeiramente menos óbvias e imediatas. Use e abuse dos post-its, do quadro branco do escritório,do seu bloco de notas ou de lembretes no telemóvel.

 

Defina um orçamento

Dedique algum tempo a refletir sobre a sua predisposição financeira para contratar alguns serviços (empresas de mudanças, empresas de limpeza, etc.).

 

Definir um orçamento para todo o processo vai ajudá-lo a perceber quanto dinheiro consegue alocar a cada coisa. Sendo esta uma jornada intensa e normalmente muito cansativa, poderá ser boa ideia delegar algumas tarefas e contratar determinados serviços.

Se, por outro lado, não tiver disponibilidade financeira para tal ou se quiser optar por uma estratégia low-cost, poderá ser boa altura para pedir ajuda aos seus amigos e vizinhos.

 

Ler mais: Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa

 

Escolha a empresa de mudanças e faça a sua reserva com antecedência

Se vai recorrer a uma empresa de mudanças, não se esqueça de definir o tipo de serviço que pretende, uma vez que os preços podem variar.

Existem ainda outras variáveis que podem inflacionar os preços destes serviços, tais como os dias da semana (aos fins de semana os preços podem ser mais caros) e a altura do ano (durante o verão e período de férias grandes há uma maior procura).

Tendo isto bem definido, peça orçamentos a diferentes empresas de mudanças e verifique com antecedência qual é a sua disponibilidade. Não se esqueça de ler algumas reviews online para perceber como foi a experiência de outras pessoas com essas empresas.

 

Organize a mudança de morada e informe as principais entidades

Correspondência perdida é uma das dores de cabeça mais frequentemente associadas a uma mudança de casa. Por isso, algumas semanas antes de mudar de casa, não se esqueça de comunicar a alteração de morada às principais entidades (bancos, entidade patronal, etc.) e considere contratar um serviço de reencaminhamento de correspondência, durante um período transitório.

Os CTT têm um serviço de reexpedição de correspondência para este efeito. Ao subscrever este serviço, terá a garantia de que a correspondência entregue na morada antiga irá ser reenviada para a nova morada. Desta forma, evitará perdas de comunicação e algumas dores de cabeça.

Crianças e animais de estimação

Se tem crianças a seu cuidado, no dia da mudança, poderá ser boa ideia levá-las à creche ou pedir a algum familiar ou amigo que cuide delas. Defina um plano alternativo para os mais novos, uma vez que tê-los por perto em plena mudança pode ser um fator de stress adicional para todos.

Da mesma forma, se tem animais de estimação, lembre-se que também eles vão precisar de um plano. Revisite o seu orçamento e veja se há espaço para serviços de petsitting no dia das mudanças. E não se esqueça que é obrigatório declarar a mudança de morada dos seus companheiros de quatro patas no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia).

 

Se tem crianças a seu cuidado, no dia da mudança, poderá ser boa ideia levá-las à creche ou pedir a algum familiar ou amigo que cuide delas. Defina um plano alternativo para os mais novos, uma vez que tê-los por perto em plena mudança pode ser um fator de stress adicional para todos.

Da mesma forma, se tem animais de estimação, lembre-se que também eles vão precisar de um plano. Revisite o seu orçamento e veja se há espaço para serviços de petsitting no dia das mudanças. E não se esqueça que é obrigatório declarar a mudança de morada dos seus companheiros de quatro patas no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia).

Na preparação

Faça uma triagem e leve consigo apenas o que realmente precisa

Não é sempre que se muda de casa, por isso, por que não aproveitar esta altura para fazer uma triagem aos seus pertences? Muitas pessoas têm uma tendência natural para acumular coisas ao longo da vida e, na maioria das vezes, a utilidade que lhes é dada é quase nula.

Por isso, aproveite a onda e selecione tudo o que não vai querer levar consigo: roupas antigas, eletrodomésticos sem uso, livros, louça a mais, etc.

Pode optar por doar algumas coisas a instituições ou a pessoas próximas que queiram dar-lhes uma segunda vida. Em alternativa, considere fazer uma venda de garagem ou ir a feiras de usados vender o que já não precisa.

A palavra de ordem é: destralhar!

Aprovisione todo o material necessário para o embalamento

O material normalmente mais utilizado para mudar de casa são caixas de cartão. Faça uma estimativa da quantidade e dos tamanhos que vai precisar e identifique alguns locais de recolha. Visite algumas lojas e peça aos colaboradores para lhe reservarem caixas de cartão.

A fita-cola, não parecendo, vai ser um dos seus maiores aliados durante o processo de embalamento, por isso, abasteça o stock!

Para transportar e acomodar os objetos mais frágeis também irá precisar de material adequado. Faça uso do que já tem em casa e utilize jornais antigos, toalhas e farrapos velhos. Se vir que a quantidade não é suficiente, trate de aprovisionar mais.

Inclua o espaço exterior no seu plano

Se tem uma horta ou um jardim, é importante colocá-lo também nos planos da mudança. Se há espécies de plantas ou determinados cultivos que quer levar para a casa nova, trate de transplantar tudo para vasos com antecedência para que no dia da mudança esteja tudo pronto a ser movido.

Da mesma forma, se tiver outro tipo de equipamentos no exterior (tais como uma estufa, um parque infantil, piscina, etc.) também deve prepará-los ou até transportá-los mais cedo.

Ler mais: As melhores inspirações de Outono e Inverno para a sua casa

Tire medidas às peças maiores

É muito importante verificar que todas as peças de mobília conseguem ser transportadas sem dificuldade. Por isso, se suspeita que o elevador pode ser demasiado pequeno e o corredor ou a escadaria demasiado estreitos, o melhor será tirar algumas medidas previamente para que, no dia da mudança, este não seja um problema impeditivo.

Não se esqueça de que, quando compramos mobília, normalmente, esta vem em peças e é montada no local. Por isso, quando estamos a lidar com o processo inverso, é muito importante garantir que tudo pode ser transportado sem problema.

Faça alguma pesquisa

Antes de mudar de casa, é prudente fazer uma breve pesquisa para ver, por exemplo, se há bloqueios na estrada, outro tipo de obras públicas ou eventos especiais que possam comprometer o transporte.

Verifique também a meteorologia porque, por exemplo, se estiver previsto chover, saberá que as caixas de cartão serão, muito provavelmente, insuficientes para transportar e proteger determinado tipo de coisas. Nesse caso, a melhor ideia é envolver tudo em fita filme ou noutro tipo de material impermeável.

Mãos à obra: começar a embalar!

Defina um critério

O critério para embalar os pertences varia muito de pessoa para pessoa. Contudo, a nossa sugestão é que comece por embalar as coisas que, no dia a dia, não lhe fazem tanta falta. Falamos, por exemplo, de livros, discos ou roupa e calçado da estação passada.

Dê prioridade às coisas mais pesadas e robustas e, para ser mais fácil quando chegar à casa nova, divida tudo por compartimento.

As últimas coisas que deve embalar são os utensílios de uso diário e não se esqueça que, no dia da mudança, vai dar jeito ter umas bolachinhas à mão.

Identifique tudo

Como já falámos acima, não confie na sua memória numa altura destas. Identifique todos os caixotes sem exceção e escreva o que cada um contém. Desta forma, se precisar de alguma coisa, saberá exatamente onde está e evitará desembalar caixotes em vão.

Tenha especial atenção aos objetos frágeis que devem também estar devidamente identificados (especialmente se foram transportados por uma empresa de mudanças).

Prepare um kit de emergência

Prevenir nunca é de mais! Nunca se sabe o que pode acontecer, por isso, prepare uma mochila de emergência para si e para a sua família com alguns essenciais: uma muda de roupa, pijama, algumas toalhas lavadas, produtos de higiene e medicamentos. Inclua ainda alguns snacks e garrafas de água.

Já na casa nova

E finalmente…lar doce lar! Sabemos que, recém-chegados à nova habitação, é comum haver um enorme misto de sentimentos. Entre o entusiasmo, a alegria, o cansaço e a ligeira sensação de “e agora?”, é necessário foco e uma dose extra de energia para dar continuidade ao processo de mudança de casa.

Não desembale tudo de uma só vez

Respire fundo e não se sinta obrigado a desembalar tudo de uma só vez. O facto de ter empacotado as suas coisas com um determinado critério, vai ajudá-lo nesta fase a ser mais seletivo e a poder fasear o trabalho.

Comece com o que é realmente prioritário e, gradualmente, vá avançando. Contudo, não caia no extremo de ter as suas coisas embaladas eternamente. Defina na sua cabeça um prazo que considere razoável para que tudo esteja fora dos caixotes e para que a casa se comece realmente a tornar casa.

Trate da papelada e do contratos de fornecimento

Se não teve oportunidade de tratar da contratação de serviços de fornecimento de luz, gás e telecomunicações antes da mudança, tire tempo para fazê-lo algures na primeira semana. Alguns processos podem ser um pouco demorados e, quanto mais cedo tiver tudo em ordem, mais cedo conseguirá descontrair.

Reserve tempo para fazer uma boa limpeza ao espaço

Mudanças envolvem quase sempre muito pó, sujidade e lixo espalhado. Por isso, reserve um dia (ou mais, se necessário) para se dedicar a uma verdadeira “limpeza de primavera” na nova casa. Peça a colaboração da família e amigos e no final, quando tudo estiver a brilhar, verá que a sensação vai ser revigorante.

 

No final do dia, não se esqueça do mais importante: saborear os primeiros momentos na casa nova, criar e preservar memórias felizes em família.

Aceite que, por muito planeamento e organização que haja, nem tudo irá correr de acordo com o plano. O segredo está em saber gerir os imprevistos com leveza de espírito e com boa disposição e desfrutar de um momento tão importante na vida de qualquer família.

 

Ler mais: Porquê contratar um consultor imobiliário para vender o seu imóvel

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad