Comprar uma casa para renovar: vantagens e desvantagens

É bastante comum, em Portugal, a aquisição de casas antigas para, depois, serem renovadas pelos seus novos proprietários. Seja por se encontrarem no mercado a preços mais apelativos, ou pelo desafio de levar a cabo um projeto de recuperação.

Contudo, antes de proceder à compra de um imóvel, seja este antigo ou não, com o propósito de o renovar, deve considerar as vantagens e desvantagens dessa escolha. Venha descobri-las connosco.

 

Leia mais: Em que cidade deve investir em imóveis para arrendamento?

Está à procura de casa?
Está à procura de casa?

Encontre a sua próxima casa com a iad

Procurar

Vantagens: preços mais baixos, personalização e eficiência energética

Para começar, as propriedades mais antigas e que aguardam por uma recuperação estão disponíveis no mercado a preços mais baixos, ao contrário de imóveis já renovados ou novos. O fator preço torna um imóvel mais atrativo para os proprietários que se queiram aventurar no universo da renovação.

O que nos leva a outra vantagem. Ao comprar um imóvel por valores mais baixos, conseguirá gastar um pouco mais nas obras e outros trabalhos necessários para deixar a casa ao seu gosto. Assim, é certo que terá uma propriedade personalizada, adequada às suas preferências, na qual poderá reorganizar o espaço interior, adicionar elementos de lazer, ou até aumentar a área habitável.

Além disso, os edifícios mais antigos não têm uma eficiência energética muito atrativa e, geralmente, não apresentam numa boa posição na escala da Certificação Energética.

Por esse motivo, através de uma obra de renovação, tem a possibilidade de alterar a eficiência energética (e até a térmica) do imóvel, melhorando-a consideravelmente. Pode fazê-lo, por exemplo, através de um sistema de aquecimento, apostando numa bomba de calor; alterando o telhado, as janelas, ou as paredes; apostando num sistema de isolamento térmico, aplicado no exterior do edifício; ou através de ventilação.

Prosseguindo com a implementação de alterações nos pontos acima mencionados, conseguirá reduzir gastos futuros relativos a esses tópicos.

Saiba mais: Sistema de Certificação Energética em Portugal: o que é e como funciona

Comprar, vender ou arrendar?
Comprar, vender ou arrendar?

Beneficie do acompanhamento do consultor iad mais perto de si

Encontrar um consultor

Desvantagens: prazos mais longos e imprevistos técnicos

Uma das desvantagens da renovação de uma casa é o tempo. Entre as burocracias de aprovações de projetos, reuniões com profissionais, e com as obras, o tempo acaba por ser o maior inimigo.

Os trabalhos de recuperação de casas antigas demoram e tornam difícil – às vezes impossível – habitar no imóvel antes do término do projeto. Para quem adquiriu uma propriedade, isso implica tempo adicional antes de se poder mudar e aproveitar a sua nova casa.

Além disso, realizar uma obra de renovação de uma casa antiga pode ser considerado uma caça ao tesouro (não necessariamente bom), com as surpresas constantes que surgem. Neste tipo de propriedades, as estruturas antigas podem revelar defeitos ou complicações que atrasam o processo e obrigam a trabalhos adicionais e, por isso, uma visita técnica é sempre aconselhada.

Infelizmente, grande parte destes imprevistos técnicos não são antecipados e, além de atrasar o projeto, podem levar a ultrapassar o orçamento inicial. O preço da construção em Portugal tem subido nos últimos anos, pelo que o valor orçamentado na fase inicial do projeto pode aumentar drasticamente com algum imprevisto.

Comprar uma casa para renovar tem as suas vantagens e desvantagens. Contudo, pode comprá-la mais barata no mercado e personalizá-la ao seu gosto. Lembre-se que nem tudo correrá da forma planeada: imprevistos acontecem e o processo é demorado, mas, no final, a paciência é recompensada com uma casa feita à medida do seus sonhos!

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad