5 Coisas que deve saber sobre comprar e recuperar casas antigas

Comprar e recuperar casas antigas

Comprar e recuperar casas antigas tem algo de especial e particularmente charmoso para muitas pessoas que estão à procura do seu novo lar.

Para além da sua importância histórica, os imóveis antigos costumam ter pormenores na sua construção que são muito valorizados por alguns compradores. Falamos, por exemplo, dos detalhes do teto trabalhado, dos vitrais coloridos que é raro ver nas construções modernas, ou do trabalho em cerâmica antiga em alguns compartimentos. Em alguns casos falamos de trabalhos quase artísticos.

Em Portugal, dada a escassez de imóveis novos para venda, comprar e recuperar casas antigas pode até ser uma opção que resulta da força das circunstâncias.

Mas saiba que, se considerar enveredar por esta via, deve preparar-se para alguns desafios que são recorrentes neste tipo de projetos. Aqui estão 5 aspetos que deve ter em mente:

 

1. Recuperar casas antigas pode sair (muito) caro

Não é novidade que em Portugal o preço da construção está no seu auge e que, para além disso, a mão de obra é escassa. Isto, por si só, leva a um aumento considerável dos preços da renovação por metro quadrado, e aumenta a duração de todo o projeto.

Para além disso, prepare-se para a eventualidade de encontrar surpresas desagradáveis ou imprevistos que podem fazer o seu orçamento derrapar.

Simples ações como, por exemplo, remover uma parede para abrir uma divisão pode afetar pilares ou outros elementos estruturais e custar-lhe uma pequena fortuna.

Humidade, isolamento ou as boas condições das fundações do edifício são temas frequentes e absolutamente fundamentais para recuperar casas antigas de forma segura.

 

A importância da vistoria técnica

Para saber exatamente as condições em que o imóvel se encontra é fundamental fazer uma vistoria à casa e ouvir o parecer de um técnico especializado.

Só assim conseguirá saber em detalhe o real estado do imóvel e todos os problemas que poderá ter de enfrentar durante o processo de renovação.

A tentação de saltar este passo e de poupar algum dinheiro pode fazê-lo hesitar mas, a verdade, é que o investimento que fizer agora pode fazê-lo poupar centenas ou milhares de euros no futuro.

Pode ler mais sobre este assunto no artigo Comprar casa e a importância da inspeção técnica.

 

Comprar e recuperar casas antigas

2. Suspeite de imóveis à venda abaixo do preço de mercado

Se encontrou uma moradia antiga cheia de charme à venda pelo preço da chuva, suspeite! Provavelmente não é um ato de caridade por parte dos seus proprietários.

Tenha atenção ao estado legal do imóvel (se, por exemplo, é uma propriedade que está hipotecada ou que está envolvida em processos judiciais), às condições em que se encontra e à zona onde está inserida.

Recuperar casas antigas não é uma tarefa fácil e muitos proprietários podem não ter disponibilidade financeira nem tempo para o fazer. Existem trabalhos específicos de manutenção que são caríssimos e que levam alguns proprietários a optar por vender o seu imóvel abaixo do preço de mercado. É por isso que, enquanto comprador, deve ter toda a informação do seu lado e saber exatamente quanto é que terá de investir para recuperar o imóvel.

A melhor solução, aqui, será confiar o projeto de compra de um imóvel a um consultor imobiliário, que vai conseguir acompanhá-lo e aconselhá-lo ao longo de todo o processo. Em todo o caso, preço abaixo da média do mercado será sempre um sinal de alerta ao qual deve prestar atenção.

Ler mais: Custos inerentes à compra de um imóvel

 

Comprar e recuperar casas antigas

3. Pode estar limitado na construção ou renovação do imóvel

Recuperar casas antigas num centro citadino histórico tem regras e desafios específicos. Da mesma forma que fazê-lo num parque natural protegido ou em reservas naturais vai provavelmente condicionar o projeto.

Por isso, é importante ter em atenção o local onde o imóvel se encontra porque, dependendo da zona, é possível que tenha de lidar com licenças administrativas adicionais e outras burocracias indesejadas.

Se recuperar casas antigas é uma paixão sua e se acha que finalmente encontrou a casa dos seus sonhos, antes de a comprar, aconselhe-se junto de um arquiteto ou de um engenheiro. Exponha as suas ideias para o espaço e coloque todas as questões antes de avançar com a compra.

 

Comprar e recuperar casas antigas

4. Vai precisar de uma equipa multidisciplinar

Recuperar casas antigas é, por norma, trabalho para uma equipa vasta e multidisciplinar. A menos que entregue a totalidade do projeto de reabilitação a um gabinete de arquitetura ou de design de interiores, se decidir lidar com o processo de renovação sozinho, é importante que tenha os contactos certos e crie um plano de ação.

Não pode, por exemplo, contratar serviços de carpintaria sem que a parte elétrica esteja finalizada. Isto para dizer que recuperar casas antigas pode ser mais complexo do que parece e, no caso de imóveis mais antigos, pode implicar recorrer a profissionais de nicho especializados numa matéria.

É por isso que é importante refletir sobre se tem os conhecimentos e os contactos necessários para avançar com o projeto por sua conta e risco.

Nestas situações, a figura de um arquiteto costuma ser uma boa opção. Para além de conseguir tirar melhor proveito de todo o espaço útil, estes profissionais ajudam os seus clientes a minimizar os riscos ao longo da renovação, e têm já equipas de confiança com as quais trabalham em diversas áreas.

Ler mais: As melhores aplicações para renovar casas

 

Comprar e recuperar casas antigas

5. Pode não ser a melhor opção em termos de rentabilidade

Por fim, se o seu objetivo com a compra for rentabilizar o imóvel no futuro, recuperar casas antigas pode não ser a melhor opção para atingir este objetivo.

Para além de todo o esforço (e prováveis dores de cabeça), o investimento será sempre significativo e pode não conseguir ter o devido retorno a médio e longo prazo (considerando que casas antigas tendem a ter custos de manutenção contínuos).

Estude bem a questão e não hesite em falar com um agente imobiliário na sua zona. Em alternativa, para saber se recuperar casas antigas tem potencial para ser ou não um bom negócio, pode também fazer uma estimativa de valor do imóvel no nosso simulador online, de forma totalmente gratuita.

 

Recuperar casas antigas: pronto ou nem por isso?

Isto foi apenas um vislumbre dos aspetos mais comuns com os quais grande parte dos compradores têm de lidar. Por isso, se quiser lançar-se na aventura de recuperar uma casa antiga, analise bem a sua situação e a viabilidade do projeto, de forma informada e consciente.

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad