Sistema de Certificação Energética em Portugal: o que é e como funciona

O Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) é um instrumento crucial derivado das diretrizes legislativas da União Europeia implementadas em Portugal. Este sistema desempenha um papel vital na valorização da eficiência energética e na promoção do uso de energias renováveis nos edifícios, além de estabelecer uma conexão entre as políticas de eficiência energética, os cidadãos e os agentes do mercado.

Para edifícios recém-construídos, o SCE verifica se os requisitos térmicos obrigatórios são cumpridos. Já para edifícios existentes, serve como um guia para identificar medidas que possam melhorar o desempenho energético.

A avaliação da eficiência energética é representada pela classe energética de um imóvel, variando de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente). Esse certificado é emitido por técnicos autorizados pela Agência para a Energia (ADENE).

Quer vender o seu imóvel?
Quer vender o seu imóvel?

Faça uma estimativa gratuita em apenas 2 minutos

Estimar o valor do imóvel

Obrigações legais e implicações para Proprietários e Mediadores

De acordo com o Decreto-Lei 118/2013 de 20 de agosto, os proprietários de imóveis têm obrigações específicas a cumprir. É obrigatório indicar a classificação energética nos anúncios de venda ou arrendamento, além de fornecer uma cópia do Certificado Energético no ato de celebração de contrato promessa de compra e venda ou locação e entregar o original aquando da celebração da compra e venda. O não cumprimento dessas obrigações pode resultar em coimas  monetárias substanciais, conforme estipulado pela lei.

As empresas de mediação imobiliária também têm a responsabilidade legal de incluir a classe de desempenho energético nos anúncios de venda ou arrendamento. A falta de divulgação da classificação energética pode resultar em multas consideráveis, evidenciando a importância do cumprimento dessas diretrizes.

10 passos essenciais para uma Certificação Eficiente

A Agência para a Energia (ADENE) recomenda seguir estes passos para uma certificação eficaz:

1.     Pesquisar e avaliar propostas de peritos qualificados na região.

2.     Observar os prazos e tipos de informações oferecidas por cada perito.

3.     Formalizar a contratação do serviço do perito por meio de um documento prévio.

4.     Reunir toda a documentação necessária antes da visita ao imóvel.

5.     Solicitar a identificação do perito durante a visita ao imóvel.

6.     Facilitar o acesso a todos os espaços do imóvel durante a vistoria.

7.     Questionar o perito sobre possíveis medidas de melhoria.

8.     Verificar uma versão prévia do certificado para correções antes da emissão final.

9.     Analisar cuidadosamente toda a documentação enviada pelo perito.

10.  Em caso de insatisfação ou informações incorretas, considerar fazer uma reclamação ao Centro de Serviço a Clientes da ADENE.

A certificação energética é um elemento crucial no setor imobiliário português. O não cumprimento das obrigações legais estabelecidas pelo SCE pode resultar em penalidades financeiras significativas. Garantir a conformidade com estas diretrizes não apenas promove a transparência no mercado imobiliário, mas também contribui para um ambiente construtivo e eficiente do ponto de vista energético.

Comprar, vender ou arrendar?
Comprar, vender ou arrendar?

Beneficie do acompanhamento do consultor iad mais perto de si

Encontrar um consultor
Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad