Em que cidade deve investir em imóveis para arrendamento?

Com o aumento da procura de  habitação, tanto para o turismo, como para residir, a aposta no investimento imobiliário para arrendamento continua a crescer em Portugal, atraindo cada vez mais cidadãos. Além de ser uma ótima estratégia para diversificar e aumentar o seu património, também ajuda a complementar e aumentar os seus rendimentos.

Se tem interesse em investir em imóveis para arrendar, é necessário pesquisar o local certo, uma vez que o nível de procura, o preço por metro quadrado e a rentabilidade do arrendamento varia de uma cidade para a outra.

Descubra com a iad, as cidades mais rentáveis em Portugal para fazer o seu investimento.

Está à procura de casa?
Está à procura de casa?

Encontre a sua próxima casa com a iad

Procurar

Santarém, Évora, Leiria e Setúbal

Lisboa, como capital de Portugal, é a cidade onde mais se procura habitação. Contudo, segue sendo a mais cara e uma das mais dispendiosas da Europa.

Por isso, as cidades e distritos que a circunscrevem conseguem ter uma rentabilidade maior. É o caso de Leiria, Évora, Setúbal e Santarém, esta última destacada como uma das cidades mais rentáveis do país.

Setúbal, localizada na margem sul do rio Tejo, é a cidade mais próxima de Lisboa, mas com um valor por metro quadrado inferior. Além da procura por habitação, o restante distrito também se destaca pelo turismo, por conta de zonas como a Serra da Arrábida, Troia e Comporta.

Leia também: O que são mais-valias imobiliárias?

Coimbra

Coimbra, uma cidade no centro de Portugal, é a antiga capital do país e alberga uma cidade velha medieval preservada e a histórica Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal.

Além do Porto e Braga, Coimbra é das maiores cidades universitárias do país com uma forte tradição académica devido à sua icónica Universidade e outras instituições de ensino superior.

Semelhante à situação dessas cidades, em Coimbra, existe um grande fluxo estudantil que cria uma procura constante por alojamento universitário para arrendar durante o período letivo.

Braga

A cidade de Braga, no norte de Portugal, tem registado, nos últimos anos, um grande aumento da população. Além disso, a cidade também testemunhou um elevado crescimento económico, devido ao investimento em setores como a tecnologia, a indústria, os serviços e o turismo.

Além disso, Braga tem uma forte presença universitária, devido a instituições como a Universidade do Minho. O grande fluxo de estudantes cria uma procura constante por alojamento estudantil.

A cidade está também localizada numa posição estratégica, perto de outras metrópoles importantes, como é o caso do Porto e Guimarães, o que a torna num atrativo destino para viver.

Todos estes fatores impulsionam a procura por habitação, que aumenta o potencial de rentabilidade no investimento de imóveis para arrendar. Braga está entre as cidades mais rentáveis do país, apresentando capacidade de gerar retorno para quem lá investe.

Saiba mais: O que mudou no “simplex” do licenciamento?

Porto

O Porto é a segunda maior cidade do país, sendo o preço por metro quadrado dos mais elevados de Portugal, a par de Lisboa. Contudo, apesar do valores serem mais elevados do que as cidades acima mencionadas, a Invicta tem visto a sua rentabilidade aumentar.

O Porto tem uma forte presença académica, devido ao seus vários polos universitários espalhados pela cidade.

Além disso, o Porto tem apresentado um alto índice de turismo, que cresce a cada ano, já tendo recebido prémios nesse setor. Por isso, os alojamentos locais são constantemente alvo de elevada procura.

Comprar, vender ou arrendar?
Comprar, vender ou arrendar?

Beneficie do acompanhamento do consultor iad mais perto de si

Encontrar um consultor

Qualquer cidade do país poderá ser considerada como um sítio onde pode investir. Porém, os locais onde a maior rentabilidade se nota têm três fatores em comum: estão situados perto das maiores cidades e dos maiores polos universitários do país, têm um grande fluxo estudantil universitário e o turismo tem vindo a crescer.

Se escolheu uma destas cidades, é certo que terá retorno no seu investimento de arrendamento. Agora, falta decidir o seu imóvel!

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad