A importância das Energias Renováveis na Certificação Energética de Imóveis

A Certificação Energética é essencial e obrigatória para imóveis que estão no mercado, seja para venda ou arrendamento. Este documento exibe a eficiência energética do edifício e a sua apresentação é imprescindível no ato de compra e venda.

Além disso, também promove o uso das energias renováveis. Estas não só apresentam uma grande importância no certificado, como também impactam a eficiência energética do ímovel.

Mas qual é a relevância das energias renováveis? Como as pode utilizar para melhorar a eficiência energética do seu imóvel? Veja abaixo.

Comprar, vender ou arrendar?
Comprar, vender ou arrendar?

Beneficie do acompanhamento do consultor iad mais perto de si

Encontrar um consultor

Certificação Energética: o que é?

A Certificação Energética é um documento que avalia a eficiência energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente). Este certificado é emitido por técnicos autorizados pela Agência para a Energia (ADENE), entidade responsável pelos sistemas de certificação energética dos edifícios (SCE).

O documento informa sobre as diferentes características do imóvel, assim como os seus consumos energéticos e ainda sobre medidas para reduzir o consumo, com a instalação de equipamentos mais eficientes.

Como mencionado acima, a Certificação Energética é um elemento obrigatório no processo de venda ou arrendamento de uma casa. Caso o imóvel em causa não possua uma classe energética, está sujeito a uma coima que pode variar entre as centenas e os milhares de euros.

Energias Renováveis e como podem impactar a Certificação Energética

As energias renováveis proveem de fontes naturais, como a água, o vento e o sol. Estas são uma alternativa aos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, que tanto têm contribuído para a degradação do planeta.

No caso de um imóvel, seja uma casa ou um estabelecimento comercial, as energias renováveis podem ser utilizadas de diversas formas. Por exemplo, através de painéis solares para ajudar no aquecimento das águas ou para o autoconsumo da habitação; da instalação de vidros duplos nas janelas, que podem reduzir o consumo de energia e melhorar o isolamento térmico; ou da aposta em bombas de calor, um sistema eficiente de produção de calor, ao invés do aquecimento a gás.

A aposta em energias renováveis tem um impacto direto na eficiência energética de um imóvel. Tal acontece porque as medidas impostas de melhoria ou de redução de consumo utilizadas,  provenientes de energias renováveis, melhoram esse fator. Deste modo, haverá uma diferença na escala, aproximando o valor do indicador de maior eficiência.

Além disso, um imóvel com uma certificação energética mais alta aporta alguns benefícios, tais como: maior conforto térmico para os habitantes; redução da pegada de carbono; proteção da poluição sonora, no caso de grandes cidades; e valorização do imóvel.

Como? Ao vender uma casa, por exemplo, é obrigatório possuir um certificado energético. Quanto mais eficiente for o imóvel, maior atratividade terá para os compradores. A eficiência energética, quanto mais alta, pode diminuir os custos mensais e compensar os gastos a longo prazo.

As energias renováveis são a aposta do futuro, pretendendo-se, um dia, que substituam por completo os combustíveis fósseis. Com os recursos já disponíveis nas mãos da população, é possível começar a construir com uma pegada ecológica mais leve, começando dentro de casa.

E os benefícios são cumulativos: ao melhorar a eficiência energética, não só ajuda o planeta como também valoriza o seu imóvel.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad