6 Dicas para se tornar um ÁS da fotografia imobiliária

6 dicas para tornar um ás da fotografia imobiliária

Se procura rentabilizar o seu imóvel, saiba que a fotografia imobiliária é um aspeto ao qual deve prestar particular atenção. Afinal, quando um imóvel é promovido nos sites imobiliários, as imagens são a primeira porta de entrada para que potenciais clientes compradores fiquem interessados no seu imóvel (ou não).

Quantas vezes já entrou numa casa e ficou com a sensação de que o espaço não era tão bom como nas fotografias? Ou, pelo contrário… Ficou agradavelmente surpreendido por a casa superar as imagens que viu? É este o poder da fotografia imobiliária.

Assim, se procura vender imóvel, arrendar a sua casa para férias ou até arrendar um quarto a estudantes, este artigo é para si!

Siga as nossas dicas, torne-se um Ás da fotografia imobiliária e promova o seu imóvel como ninguém.

 

6 dicas para tornar um ás da fotografia imobiliária

Os principais passos da fotografia imobiliária

Antes de começar a disparar saiba que, para para cativar os olhos de potenciais compradores, é necessário considerar os seguintes passos, num processo que é mais complexo do que parece:

 

Preparação de todo o espaço

É, sem dúvida, a primeira grande tarefa e uma das mais importantes. Se é o dono do imóvel, não há ninguém melhor para zelar pelo espaço e garantir que tudo está limpo e arrumado.

Assim, se tiver crianças em casa, arrume todos os brinquedos em caixas específicas e arranje um programa para tirá-las de casa no dia da sessão fotográfica. Faça a mesma coisa com os animais de estimação.

Empenhe-se ainda em despersonalizar o imóvel e lembre-se de que qualquer comprador vai querer imaginar-se a viver lá quando vir as fotografias. Para facilitar esta visão, transforme todas as divisões numa página em branco: remova fotografias pessoais das paredes e prateleiras, tire os objetos utilitários das bancadas e tente apostar numa decoração neutra.

Ler mais: As melhores ideias para decorar salas pequenas

 

A sessão fotográfica

Depois de ter o imóvel devidamente preparado e despersonalizado, aposte todas as fichas na fotografia imobiliária. Continue a ler porque vamos revelar quais são as dicas de ouro que deve seguir para conseguir tirar boas fotografias.

 

6 dicas para tornar um ás da fotografia imobiliária

Edição de imagem

Por fim, se tiver as competências técnicas para tal, edite as suas imagens de forma a torná-las ainda mais apelativas. Existem vários programas de edição que pode utilizar e que não requerem um conhecimento muito profundo, como o Lightroom ou o VSCO, por exemplo.

Ajustar a luminosidade, o contraste e eliminar pequenas imperfeições da imagem, são detalhes que vão fazer com que as suas fotografias fiquem com uma aparência ainda mais profissional.

 

Fotografia imobiliária: 6 regras de ouro que deve seguir

Espaço preparado, é hora de começar a fotografar! Para garantir que consegue fotografias cativantes e, acima de tudo, que representem bem o espaço em questão, estes são os aspetos que deve privilegiar:

 

1- Tenha atenção à luz do espaço

A iluminação é uma das principais aliadas da fotografia imobiliária. Ela pode arruinar ou enaltecer as suas imagens e, por isso, deve ser sempre usada com cuidado.

Existem dois tipos de luz à qual pode recorrer: a luz natural (luz solar) e a artificial (pode ser a iluminação que já existe no imóvel, ou equipamento próprio destinado à fotografia).

Sempre que possível, recorra à iluminação natural. Para além de ser gratuita, não envolve a montagem de equipamentos e vai representar melhor a própria exposição solar do imóvel (algo que, certamente, os potenciais compradores vão querer conhecer).

Por isso, atente à orientação do imóvel e opte por fotografar nas horas mais convenientes. Para tirar maior partido da iluminação natural, deixe a luz entrar no espaço! Abra as cortinas, os estores e também todas as portas, para que a luz flua entre as várias divisões.

Dependendo do efeito que pretende, pode optar por fotografar o imóvel durante o dia (altura em que a luz será mais fria e difundida), ou ao fim da tarde (momento em que a luz será mais quente e brilhante).

E escusado será dizer: em situação alguma fotografe à noite.

 

2- Estude várias perspetivas

A fotografia imobiliária também vive muito do estudo das melhores perspetivas e ângulos. Este aspeto é essencial se quiser fotografar espaços mais pequenos (como despensas, casas de banho de serviço, pequenas varandas, etc.).

Por isso, antes de começar a fotografar, sugerimos que reserve algum tempo para estudar e testar vários ângulos diferentes. Veja o que resulta melhor, sendo que o objetivo será sempre representar integralmente um espaço e favorecê-lo.

 

3- Fotografe todos os detalhes do espaço

Encare a fotografia imobiliária quase como uma fotorreportagem ao imóvel. Por isso, é importante tirar fotografias de grandes planos, mas os detalhes não devem ser esquecidos.

Afinal, são eles que, muitas vezes, fazem a diferença para um potencial comprador. Se a sua casa tem uma lareira, um teto trabalhado, ou um espaço que exibe charmosas vigas em madeira, é necessário registar fotograficamente todos esses elementos.

 

6 dicas para tornar um ás da fotografia imobiliária

4- Use material fotográfico adequado

Mas de nada vale colocar estas dicas em prática, se não utilizar material fotográfico adequado. Hoje em dia, a grande maioria dos smartphones já tem uma qualidade fotográfica bastante boa. Por isso, é seguro dizer que fotografar a sua casa com um smartphone recente, será suficiente.

Porém, se tiver a oportunidade de utilizar equipamento fotográfico profissional, é certo que o resultado final vai ser muito melhor.

 

5- Faça uma pequena video tour ao imóvel

E já que a casa está pronta para ser fotografada e a hora do dia é a ideal, porque não aproveitar e fazer também uma pequena video tour pelo imóvel?

Atualmente, o vídeo é o rei no mundo dos conteúdos! Ao gravar um pequeno vídeo, terá a oportunidade de diversificar os formatos de divulgação (um aspeto que, já agora, é muito privilegiado pelos portais imobiliários) e de cativar ainda mais a atenção de potenciais compradores.

 

6- Invista noutros formatos para fotografar grandes áreas ou terrenos

Todas estas dicas funcionam na perfeição se estivermos a falar de um apartamento ou de uma pequena moradia. Contudo, se tiver uma quinta ou uma propriedade cuja área exterior é o ponto de venda mais forte, vai ser necessário mais!

Para estas situações, pode fazer sentido investir em fotografias ou vídeos com drones. Recorra a profissionais que tenham a tecnologia necessária e que estejam capacitados para fazer este tipo de trabalho. Considere ainda investir numa virtual tour ou visita 3D, de forma a melhorar a exposição do seu imóvel e a dar mais informação ao cliente comprador.

Se decidir recorrer a um consultor imobiliário iad para vender o seu imóvel, saiba que todos os consultores têm uma rede de contactos poderosa, da qual fazem parte vários profissionais da área da multimédia e da fotografia imobiliária.

 

6 dicas para tornar um ás da fotografia imobiliária

Está preparado para lidar com a fotografia imobiliária sozinho?

Vender uma casa é um processo exigente e a fotografia imobiliária é apenas uma componente. Por isso, antes de decidir avançar com a venda de um imóvel sozinho, pondere bem todos os prós e os contras.

O nosso conselho é que recorra sempre a um consultor imobiliário. Estes profissionais estão perfeitamente habilitados para lidar com todos os aspetos da venda de um imóvel e vão garantir-lhe um processo rápido e descomplicado. Afinal, dispõem das ferramentas, recursos e contactos certos para tal.

Ler mais: Porquê contratar um consultor imobiliário para vender o seu imóvel?

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad