Quartos para estudantes: como rentabilizar o seu imóvel

Quartos para estudantes: como rentabilizar o seu imóvel

Se tem um imóvel localizado numa cidade universitária, já pensou em arrendar quartos para estudantes? Se já não vive no imóvel em questão e se o alojamento local não for uma opção com a qual se sinta inteiramente confortável, o alojamento estudantil pode ser uma boa estratégia para conseguir algum dinheiro extra no fim do mês.

Por outro lado, se estiver à procura de um bom investimento imobiliário, comprar um imóvel perto de uma universidade é uma aposta segura.

Naturalmente que, dada a natureza deste tipo de arrendamento, existem inúmeras vantagens mas também alguns aspetos a ter em atenção. É importante pesar bem os prós e os contras e perceber quais são as melhores formas para investir no arrendamento estudantil.

 

Quartos para estudantes como rentabilizar o seu imovel

Investir em quartos para estudantes: que opções existem?

Antes de mais, deve saber que há mais do que uma forma de investir neste tipo de arrendamento. As mais comuns são:

Através de fundos de investimento: em vez de arrendar diretamente um imóvel seu, é possível investir em fundos orientados para o arrendamento estudantil. Desta forma, pode manter algum distanciamento da operação e, mesmo assim, ter um retorno seguro.

Participar na compra conjunta de um imóvel: existe também quem opte pela compra conjunta de um imóvel perto de uma zona universitária. Através desta estratégia, é possível minimizar o investimento inicial e as tarefas da operação também podem ser distribuídas pelos vários coproprietários do imóvel.

Comprar ou rentabilizar um imóvel a título individual: esta é uma boa opção se tiver um imóvel desabitado numa zona universitária, ou se tiver filhos que vão entrar para a universidade em breve e que estão à procura de quartos para estudantes. Desta forma, em vez de ter de suportar os custos inerentes ao arrendamento de um quarto ou estúdio, considere comprar um pequeno apartamento que possa ser rentabilizado a longo prazo. Para além disso, a gestão do arrendamento pode até ser feita pelos seus filhos!

 

Quartos para estudantes como rentabilizar o seu imovel

As 4 vantagens de investir no arrendamento para estudantes

1. Vai conseguir rentabilizar ainda mais o seu imóvel

Em vez de arrendar e olhar para o seu imóvel como um todo, considere os vários quartos para estudantes como unidades independentes que podem ser arrendadas individualmente. No final do mês, somadas todas as pequenas rendas, poderá conseguir um valor de arrendamento superior.

 

2. Pode aproveitar todas as divisões

Outra grande vantagem do arrendamento estudantil é que praticamente todas as divisões de uma casa podem ser convertidas em quartos para estudantes. Com a área útil e os requisitos certos, uma sala de estar ou um escritório com pouca utilidade podem ser facilmente convertidos num quarto extra. Desta forma, conseguirá aumentar a rentabilidade do seu imóvel, garantindo, ao mesmo tempo, o bem-estar e a privacidade de todos os estudantes que lá vivem.

 

3. Não é necessário fazer melhorias profundas ao imóvel

Os estudantes universitários estão numa fase da vida em que geralmente não se preocupam muito com detalhes relacionados com o imóvel. Ao contrário de famílias numerosas ou de jovens casais mais maduros, não é expectável que, enquanto proprietário, tenha de preocupar-se com a instalação de um piso flutuante ou de uma cozinha mais moderna. Os estudantes, para além de passarem muito tempo fora de casa, no final do dia, só vão querer um quarto confortável, acesso a todas as comodidades (incluindo um bom WiFi), e uma renda justa.

Ler mais: Conheça 10 ideias de decoração para imóveis arrendados

 

4. Haverá sempre mercado

A procura por quartos para estudantes em cidades universitárias é e será sempre uma constante. Os preços de mercado poderão sofrer flutuações naturais (e é provável que tenha de estar atento ao mercado para ajustar os preços que pratica), mas haverá sempre estudantes à procura de um quarto numa nova cidade. Por esse motivo, apostar no alojamento estudantil será sempre uma boa estratégia para rentabilizar um imóvel.

 

Quartos para estudantes como rentabilizar o seu imovel

E agora... Alguns aspetos a ter em consideração

Ter estudantes como inquilinos

Não é novidade que muitas pessoas desconsideram o alojamento estudantil porque não querem arrendar o seu imóvel a estudantes. A vida académica é bem conhecida pelas suas festas e pelos convívios até altas horas da noite. Vizinhos perturbados com o ruído ou danos aos imóveis são preocupações frequentes de muitos proprietários.

Por esse motivo, se considerar arrendar o seu imóvel a estudantes, seja seletivo e não dispense uma boa entrevista. Tente perceber (ainda que nem sempre seja fácil) quem é a pessoa a quem está a confiar o seu espaço. Para além disso, é imprescindível não abdicar de uma boa caução e de um contrato de arrendamento que o proteja caso alguma coisa corra menos bem.

 

Sazonalidade e período de férias escolares

Lembre-se de que não é só o alojamento local destinado ao turismo que sofre com o fator sazonalidade. Quem vai estudar para a universidade, por norma, também só precisa de procurar e arrendar quartos para estudantes durante o período letivo (que decorre de setembro a julho). Naturalmente que existem exceções e há vários estudantes que, por gostarem do local onde vivem, querem garantir o arrendamento contínuo e pagam uma renda durante todo o ano. Mas, em todo o caso, o melhor será prevenir-se e contar sempre com 2 ou 3 meses de pausa letiva (que terá de ser previamente acordada por ambas as partes).

 

Quartos para estudantes como rentabilizar o seu imovel

Como arrendar o seu imóvel a estudantes mais rapidamente?

Pesados os prós e os contras, se decidir avançar com o arrendamento do seu imóvel a estudantes, estas dicas vão ajudá-lo a acelerar o processo:

 

Defina um preço de mercado justo

Apesar do objetivo ser rentabilizar o seu imóvel, ter um preço excessivamente alto pode ser um obstáculo. É importante que as rendas dos quartos para estudantes sejam justas e estejam dentro dos valores de mercado. Se não estiver inteiramente à vontade com esta questão, sugerimos que:

o Estude a concorrência;
o Faça uma estimativa de valor do imóvel para conhecer o seu valor de mercado;
o Peça ajuda a um consultor imobiliário próximo de si.

 

Torne o imóvel funcional e atrativo

Não é necessário investir em projetos de renovação complexos. Contudo, se quer arrendar quartos a estudantes mais rapidamente, é importante tornar o espaço confortável e convidativo. Lembre-se, antes de mais, da questão utilitária pois grande parte dos estudantes vão precisar de peças de mobília básicas e de vários utensílios no seu dia a dia. Invista em alguma louça de cozinha, em alguns lençóis, atoalhados, numa cama e numa secretária para o estudo. Hoje em dia, há imensas soluções de baixo custo que cumprem bem a função.

Por fim, alie o caráter utilitário a algum sentido estético e tente que o seu imóvel seja visualmente atrativo para os potenciais inquilinos.

 

Considere incluir as despesas mensais na renda

Pode valer a pena explorar a ideia de incluir as despesas de água, luz, gás e internet na renda mensal. Ainda que tenha de aumentar um pouco o valor de arrendamento dos quartos para estudantes, esta estratégia pode ajudá-lo a captar novos inquilinos mais rapidamente e, no fim do dia, bem feitas as contas, pode até ficar a ganhar.

Ler mais: Quer arrendar casa? Saiba como definir a renda adequada para o seu imóvel

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad