As melhores ideias para decorar salas pequenas

A decoração de um espaço tem uma influência enorme na perceção que temos dele e influência diretamente os nossos níveis de conforto. Ninguém gosta de se sentir enclausurado num espaço desorganizado e sem charme. É por isso que, no que diz respeito a decorar salas pequenas, é necessário seguir à risca algumas dicas de design fundamentais, de forma a otimizar todos os metros quadrados das várias divisões.

Há muito que ter uma casa grande já não é garantia de estilo e funcionalidade. Especialmente em ambientes citadinos, onde apartamentos para arrendar são uma realidade frequente, cada vez mais pessoas vivem em espaços pequenos e, portanto, torná-los eficazes e convidativos é um must!

Através de jogos de cores, texturas, espelhos e outros elementos decorativos e funcionais, conseguimos dar ao espaço uma maior ou menor sensação de amplitude e moldar a perceção que temos dele. O que é preciso é apenas seguir algumas regras fundamentais. Com estas dicas de decoração, será praticamente impossível errar!

Aposte em cores neutras e claras

Divisões pequenas beneficiam verdadeiramente de paredes claras e de tanta luz natural quanto possível. Usar uma palete de cores neutras vai ajudá-lo a criar a ilusão de abertura e de amplitude nas várias divisões da casa. Normalmente, a tendência de qualquer pessoa é adaptar a palete de cores às peças decorativas ou à mobília existente. Tente contrariar essa tendência e comece pelo que realmente vai ter um impacto visual imediato: as cores. E não se preocupe, porque cores claras não são necessariamente sinónimo de interiores mais femininos. Continua a ser perfeitamente possível decorar salas pequenas de forma mais masculina ou com um estilo industrial. Mas para que tudo funcione, respeite esta premissa e use e abuse das cores mais leves e claras. Para além de serem opções intemporais, são cores que não comprometem e que dificilmente cansam a vista.

Ler mais: As melhores inspirações de Outono e Inverno para a sua casa

Pinte a caixilharia da mesma cor das paredes

Outra boa dica para decorar salas pequenas é pintar a caixilharia das janelas e das portas da mesma cor das suas paredes. Desta forma, irá conseguir eliminar a delimitação visual existente e tornar o espaço mais aberto e confortável à vista.

Dê ao espaço tanta luz natural quanto possível

Ainda seguindo a mesma linha de raciocínio no que toca a dar uma maior sensação de amplitude e abertura aos vários espaços da casa, é também muito importante tirar o máximo partido da luz natural existente. Como? Pode começar, por exemplo, por remover todos os obstáculos à entrada de luz natural, tais como móveis ou cortinas muito espessas. Pode ainda ponderar instalar portas de vidro ou eliminar paredes que bloqueiem a luz solar. Se necessário, repense a distribuição dos seus móveis e coloque espelhos em locais estratégicos, de forma a refletir tanta luz solar quanto possível.

Aposte em mobília dobrável

Trabalhar em casa passou a ser a realidade de muitas pessoas, o que pode ser um fator de dificuldade acrescida para quem vive em casas pequenas. Por isso, se precisa de uma secretária de trabalho ou de uma pequena mesa de refeições para ocasiões esporádicas, considere instalar mobília dobrável, que possa facilmente ser recolhida quando não estiver a ser usada.

Dê destaque a uma parede

Utilizar uma palete de cores neutras não significa que tudo tenha de ser monótono e absolutamente discreto. Por isso, pode e deve criar uma parede de destaque para dar alguma dinâmica ao espaço. Pode fazê-lo através de uma cor diferente, através da aplicação de papel de parede, de uma estante ou de arrumação, de um jardim interior vertical, etc. São imensas as possibilidades a explorar, por isso, use a imaginação e, de acordo com os seus gostos pessoais, projete numa parede um bocadinho de si e da sua personalidade. A sua casa ganhará mais caráter e a decoração irá ficar mais acolhedora.

Utilize espelhos

Usar espelho é já uma ideia conhecida por muitos para decorar salas pequenas. É indiscutível a forma como um espelho torna qualquer espaço mais amplo e aberto. Quando chegar o momento de escolher esta peça para os seus interiores, não se deixe convencer pela opção mais económica. É necessário saber como escolher e incorporar um espelho na decoração de interiores. Em vez de adquirir vários pequenos espelhos e agrupá-los num único conjunto, considere investir numa peça única de maiores dimensões. Deve ainda ter atenção a outros aspetos igualmente importantes, tais como: a escolha da moldura do espelho, o local onde vai colocá-lo e a altura a que vai pendurá-lo (se for o caso). E por que não tornar esta peça a chave central da decoração da sua sala?

Ler mais: As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel

Tenha especial atenção à iluminação

Espaços pequenos podem muito facilmente tornar-se mais escuros, especialmente se as janelas forem pequenas ou, pior, inexistentes. No caso de haver iluminação natural na sala, como já vimos acima, faça tudo para eliminar todos os entraves e para tirar o melhor proveito do espaço. Em alternativa, se esse não for o caso, aposte fortemente na iluminação elétrica. Combine candeeiros de teto (ou focos embutidos) com iluminação de parede e com candeeiros de pé ou de mesa. Não se esqueça que a iluminação focal é igualmente importante e que cada divisão da casa vai ter necessidades de iluminação muito diferentes.

Explore ao máximo todos os potenciais espaços de arrumação

Torne-se obsessivo com esta parte. Olhe para a sua casa e crie tantos pequenos pontos de arrumação quanto possível. Instale prateleiras e estantes na parede, usufrua da área disponível em cima das portas ou debaixo da escadaria da entrada. Recorra a cabides e pendure alguns cestos para organização. Crie pequenos “cantos secretos” na sua casa e transforme-os em espaços extra de arrumação. Em divisões pequenas, é muito fácil que tudo pareça desarrumado e desorganizado em pouco tempo. Por isso, o nosso conselho é não deixar os pequenos objetos utilitários do dia a dia à vista, e guardá-los sempre em locais apropriados.

Aposte na verticalidade

Espaços mais pequenos ficam bastante favorecidos pela verticalidade. Para além de ser uma boa via de exploração no que toca a maximizar o espaço de arrumação – como vimos acima – a verticalidade faz com que todo o espaço se torne automaticamente mais amplo. Para ser bem sucedido nesta missão, aposte em prateleiras abertas até ao teto, garantindo que os objetos que menos utiliza no dia a dia ficam guardados nas prateleiras superiores. Pode também fazer uso de um bom par de cortinas (que não sejam visualmente densas nem muito escuras) e, mesmo que as janelas sejam pequenas, instalá-las desde o teto até ao chão. Considere ainda um jardim interior vertical.

Tenha atenção à escolha de mobília

Um dos erros mais frequentes quando se trata de decorar salas pequenas é incorporar peças de mobília que são desproporcionalmente grandes para o espaço em causa. É muito comum, quando nos deslocamos às grandes lojas e showrooms de mobiliário, que a mobília em exposição nos pareça mais pequena do que na realidade é. Isto deve-se, na maioria dos casos, à grande área destas superfícies. Contudo, as mesmas peças instaladas em casas pequenas irão monopolizar por completo todo o espaço útil existente. Deve, por isso, tirar sempre medidas às divisões que quer decorar, de forma a garantir que os móveis são adequados à área útil.

Se está a mudar de casa e se a mobília da casa antiga já não é adequada para o novo espaço, considere vendê-la e procure outras soluções para a casa nova em feiras ou lojas de artigos em segunda mão.

Ler mais: 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída

Invista em mobília funcional

Ainda sobre o tópico mobília adequada, aposte em peças utilitárias e multifuncionais. Por exemplo, por que não escolher um repousa-pés ou um pufe para a sala com arrumação integrada? Ou uma estrutura de cama com gavetas? Já falámos também das opções desmontáveis e da forma como elas ajudam a otimizar ainda mais o espaço. Seja criativo e pragmático. Com tantas opções no mercado, mais do que nunca, é possível ser eficiente sem comprometer a decoração da sua casa.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad