Como renovar móveis antigos e dar um novo look à sua casa

Como renovar móveis antigos e dar um novo look à sua casa

Os projetos DIY (Do It Yourself) nunca estiveram tanto em voga e renovar móveis antigos é uma opção pela qual muitas pessoas optam para conseguirem incorporar peças únicas na decoração das suas casas.

Se já considerou dar um novo aspeto a algumas peças usadas, mas se não sabe muito bem como proceder, então, este artigo é para si!

 

Quais são os principais benefícios de renovar móveis antigos?

Existem vários! Mas, para nós, estes são os principais:

 

1. Possibilidade de ter peças únicas

Em primeiro lugar, renovar móveis antigos significa que o produto final será inigualável. Esta é uma boa escolha para quem quer fugir das opções tradicionais e evitar as peças de mobília que toda a gente tem em casa.

Renovar móveis antigos dá-lhe a grande vantagem de poder projetar a sua personalidade e as suas preferências estéticas na peça em questão.

 

Como renovar móveis antigos e dar um novo look à sua casa

2. Poupança de dinheiro

Regra geral, restaurar mobília antiga também sai sempre mais barato do que comprar uma peça totalmente nova, ou uma peça já restaurada. Mesmo prevendo que vai ter de investir em algumas ferramentas e em materiais, a poupança é considerável.

 

3. Solução mais amiga do ambiente

E também vale a pena mencionar que esta é sempre uma solução mais amiga do ambiente. Fazendo referência ao princípio dos 3 Rs da sustentabilidade, renovar móveis antigos cumpre o propósito da redução (porque não vai precisar de comprar novas peças) e da reutilização (uma vez que vai dar uma nova vida à mobília antiga).

 

4. Valorização do seu imóvel

Se planeia valorizar o seu imóvel de alguma forma – quer através da venda, quer através do arrendamento durante o período de férias – saiba ainda que muitas pessoas dão bastante valor aos móveis antigos de uma casa (especialmente àqueles que contam verdadeiras histórias), e isso pode ser um bom argumento para conseguir um melhor preço de venda ou de arrendamento.

Ler mais: Quanto vale a minha casa? A importância de estimar o seu valor

 

Como renovar móveis antigos?

No que toca a renovar móveis antigos, é importante relembrar que este processo envolve muito mais do que uma simples pintura. Da mesma forma que o processo de mudar de casa não se faz apenas transportando caixotes de um lado para o outro, restaurar peças de mobiliário também requer algum trabalho prévio de preparação.

 

Como renovar móveis antigos e dar um novo look à sua casa

1. Preparação

Durante o processo de preparação, faça uma análise detalhada à peça que quer renovar. Verifique se existem falhas na pintura, fendas, dobradiças estragadas ou ferrugem nas pegas. Só assim vai conseguir criar uma lista de todos os componentes que precisam de restauro.

Depois, faça um pequeno plano e crie uma lista de todos os materiais que vai precisar. Normalmente esta lista inclui vários tipos de pincéis, primários, tintas, rolos de pintura, tabuleiros, materiais para isolamento da área, lixas, entre outros. Igualmente importantes são os materiais de segurança (luvas, máscara e óculos de proteção), já que vai lidar com algumas substâncias nocivas. Invista sempre em material de boa qualidade.

Por fim, planeie onde vai trabalhar e trate de preparar todo o espaço e de proteger, essencialmente, chão e paredes. Não se esqueça de que convém sempre optar por áreas bem ventiladas.

 

2- Limpar o móvel

Feito todo o trabalho de preparação, segue-se uma boa limpeza ao móvel. O nível de limpeza necessário vai depender muito do estado da própria peça e das condições onde foi guardada. O objetivo é livrar-se de todas as poeiras e gorduras com um pano macio. Nunca utilize produtos de limpeza muito agressivos. Opte sempre pelos detergentes neutros ou por água e vinagre.

 

Como renovar móveis antigos e dar um novo look à sua casa

3- Corrigir imperfeições e selar fendas

De seguida, lixe bem o móvel com uma lixa de grão fino e com outra mais agressiva. Ao renovar móveis antigos, é quase certo que vai encontrar várias fendas e imperfeições. Aplique massa para calafetar madeira ou recorra à cera maleável. O objetivo: deixar a superfície sem quaisquer falhas e completamente lisa.

Ler mais: As melhores ideias para decorar salas pequenas

 

4- Decapar o móvel

Se a peça que está a renovar tem tinta ou verniz, vai ser preciso decapar o móvel, ou seja, remover todo o seu revestimento antigo. Existem produtos (decapantes químicos) que ajudam nesta tarefa, mas é importante que redobre a segurança nesta etapa. Após aplicar o produto e deixar atuar, basta raspar toda a superfície com uma espátula.

 

5- Proteger a peça dos parasitas

Para que renovar móveis antigos não seja uma tarefa a repetir com frequência e para que a madeira se mantenha em boas condições por um longo período de tempo, não se esqueça também de aplicar tratamento preventivo contra parasitas e fungos.

 

Como renovar móveis antigos e dar um novo look à sua casa

6- Polir e pintar

Por fim, esta é a parte mais divertida e prazerosa da operação: polir e pintar o móvel. É nesta altura que pode (e deve!) dar asas à criatividade!

Não se esqueça de usar sempre um primário antes de aplicar a tinta, e de aplicar várias camadas (passando sempre uma lixa suave entre cada uma delas).

Deixe a peça secar e inclua-a no seu projeto de decoração de interiores!

Ler mais: As inspirações a não perder para quartos de casal modernos

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad