As inspirações a não perder para quartos de casal modernos

Quartos de casal modernos nunca se tornam obsoletos no que diz respeito a estilo e funcionalidade.

 

Sabia que a terminologia original Modern Déco já faz parte dos livros de arquitetura e de design de interiores há bastante tempo? Ela surgiu na escola de arte alemã Bauhaus, no início da década de 1900, e refletia a mentalidade do movimento modernista que se vivia na época. O movimento Modern Déco contrastava fortemente com a Art Déco que era, na altura, muito popular.

 

Simples, leve e bastante funcional, o estilo moderno ainda hoje permanece relevante e é uma opção de estilo muito popular quando se pensa em redecorar um espaço ou uma divisão da casa.

 

Assim, se está à procura de ideias para renovar ou dar um novo look ao seu quarto, neste artigo, poderá encontrar várias inspirações de quartos de casal modernos que vão dar-lhe algumas pistas.

 

Qual é a diferença entre quartos de casal modernos e contemporâneos?

Muitas pessoas ainda confundem estes dois conceitos mas, na verdade, a diferença é enorme. O estilo moderno refere-se a uma estética específica, enquanto que o estilo “contemporâneo” usa-se para descrever aquilo que está em voga no momento. Por isso, é sempre variável.

 

Quartos de casal modernos: funcionalidade e estética

Os quartos de casal modernos respeitam, por norma, a premissa da funcionalidade. Todas as peças (ou pelos menos as principais) têm uma função prática e não servem apenas para adornar o espaço. Por outras palavras: funcionalidade primeiro, estética logo a seguir. Mas isto não quer dizer que estas divisões tenham de ser necessariamente frias, descaracterizadas ou mesmo feias. Muito pelo contrário!

 

A dica de ouro para ter quartos de casal modernos é apostar em linhas simples, em conceitos open space e em peças utilitárias.

 

A vertente Mid-Century

Esta é, de longe, a vertente mais popular do Modern Déco. Criada nos Estados Unidos da América nos anos 20, a estética Mid-Century atingiu o seu auge na década de 50 e 60 definindo praticamente todos os estilos decorativos daquela altura.

 

E como as tendências são cíclicas, o estilo Mid-Century Modern regressou e não parece que vá desaparecer tão cedo. Uma inspiração que, sem dúvida, vale a pena considerar para decorar um quarto de casal.

 

Cores neutras e modernas

Os quartos de casal modernos recorrem normalmente a uma palete de cores neutras. A sobriedade dos tons tem um papel fundamental para dar à divisão aquele toque moderno. Eles variam e podem ser mais claros ou mais escuros. É frequente vermos quartos modernos decorados com vários tons de cinza, bege, castanho mas, em todos eles, predomina o branco.

 

Inicialmente os designers da Bauhaus que começaram a trabalhar a estética moderna também utilizavam alguns elementos em tons de vermelho, amarelo e azul escuro mas, com o passar do tempo, foram as cores neutras que permaneceram e que, hoje em dia, caracterizam as divisões modernas.

 

Recurso a materiais naturais

Se quer continuar a seguir a pista do estilo moderno mid-century, então incorpore também materiais naturais na sua decoração (especialmente a madeira). Também é normal recorrer-se a materiais cromados e a alguns plásticos que dão um toque extra de cor e brilho.

 

Ler mais: As melhores plantas para purificar o ar da sua casa

 

Padrões geométricos

Os quartos de casal modernos também se caracterizam pela inclusão de alguns padrões geométricos simples e muito clean. Quando combinados com outros elementos – cores, materiais e texturas – criam um verdadeiro jogo criativo e dão um toque de peculiaridade à divisão.

 

Arte de parede moderna

Não pense que os quartos de casal modernos dispensam na íntegra peças decorativas ou arte de parede.

 

Contudo, bugigangas, peças de colecionismo ou outros objetos decorativos saídos do baú da Art Déco, não têm lugar. Em vez disso, os espaços modernos destacam-se pela utilização de quadros de grande dimensão, posters ou ilustrações geométricas.

 

Quartos de casal modernos de estilo escandinavo

A influência escandinava também moldou fortemente o estilo moderno e é, hoje em dia, uma opção bastante popular para quem renova ou redecora o seu quarto.

 

A linha escandinava também se caracteriza pelas linhas limpas e simples, pela funcionalidade das peças ou mobília do espaço, e por uma maior utilização do branco, nomeadamente nas paredes e no soalho.

 

Se procura inspiração para quartos de casal modernos baratos, o IKEA é uma das principais referências da estética escandinava.

 

Espaços airosos e leves

Os quartos de casal modernos também se definem pela sua leveza. Eles são, por norma, airosos e frescos, com uma aparência minimalista e desobstruída. Assim, optar por incorporar na divisão apenas os objetos ou peças que tenham um caráter utilitário, vai ajudá-lo com este aspeto.

 

Mobília multifuncional

E falando ainda do caráter utilitário que caracteriza os quartos modernos… saiba que a mobília multifuncional também é uma constante. Falamos de, por exemplo, cabeceiras de cama com prateleiras embutidas ou bancos com espaço de arrumação.

Candeeiros de teto angulares

Apesar do estilo moderno mid-century dispensar muita ornamentação, a exceção está em usar candeeiros de teto angulares ou geométricos. Para além disto, eles ajudam a dar alguma verticalidade ao espaço.

 

Camas plataforma

Outra característica dos quartos modernos – nomeadamente escandinavos – é a utilização de camas plataforma. Ter espaço disponível debaixo da cama pode ser muito útil para se conseguir aquele look desobstruído e amplo, ou para arrumar algumas coisas extra debaixo da cama.

 

Monocromatismo

Muitos quartos de casal modernos também recorrem ao monocromatismo para uniformizar toda a área e dar-lhe um toque extra de sofisticação.

 

Se gostou destas inspirações, comece já a pensar no que pode implementar no seu quarto para torná-lo um espaço mais convidativo e moderno!

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad