As melhores plantas para purificar o ar da sua casa

Se vive num grande centro urbano ou numa zona onde a poluição sonora e atmosférica afetam o seu bem-estar, sabia que pode contrariar a tendência com plantas para purificar o ar em sua casa?

Para além de melhorar a sua decoração de interiores, as plantas têm um papel pragmático e eficaz na melhoria da qualidade do ar. Isto é ainda mais importante nas estações frias durante as quais, tendencialmente, as casas são menos arejadas.

Para os que duvidam da eficácia das plantas de interior na tarefa de purificar o ar, vale a pena mencionar um famoso estudo feito pela NASA, em 1989. Este estudo tinha como objetivo dar uma resposta a um problema da altura relacionado com os novos materiais de construção que estavam a surgir e que pretendiam melhorar o isolamento térmico dos edifícios (para combater o aumento dos custos da energia para aquecimento). Acontece que os materiais sintéticos que eram usados no isolamento das casas eram nocivos para a saúde humana e, para além disso, comprometiam a boa circulação do ar. Isto aumentou substancialmente a incidência de doenças relacionadas com a falta de ventilação natural e ar fresco.

Tendo sido este o ponto de partida da NASA, o estudo concluiu que a poluição interior podia ser mitigada através da inclusão de plantas nos edifícios, que agiam como um filtro de ar natural, removendo substâncias tais como o benzeno, o formaldeído e o tricloroetileno.

Neste artigo, vamos falar de algumas das plantas para purificar o ar mais eficazes, que pode facilmente adquirir num horto, e colocar nas várias divisões da sua casa. E se não é o melhor tratador de plantas, esta seleção tem ainda a vantagem de exigir uma baixa manutenção. Atente na nossa lista:

Lírio da Paz

O nome botânico para esta planta é spathipyllum spp. É uma das plantas purificadoras mais conhecidas. Só se dá bem no interior e não gosta de temperaturas abaixo dos 10 graus. O lírio da paz não é fã de luz direta e prefere ter o substrato sempre húmido (mas não encharcado).

Esta planta tem uma bonita flor branca que irá dar um toque de frescura e elegância aos seus interiores.

Por sua vez, se está a tentar vender casa e precisa de preparar o imóvel para uma visita, esta é uma excelente solução para dar aquele toque sofisticado ao seu espaço e para impressionar os clientes compradores.

Ler mais: Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa

Phlebodium

O Phlebodium (vulgarmente apelidado “feto azul”) é outra planta realmente competente na tarefa de purificar o ar das nossas casas. Esta espécie é conhecida por absorver formaldeídos e benzenos que são nocivos para a nossa saúde e tem a particularidade de gostar muito de vapor de água e de ambientes húmidos. Por isso, é a escolha ideal para ter, por exemplo, na casa de banho. É uma planta que também não aprecia sol direto nem temperaturas abaixo dos 10 graus.

Do ponto de vista estético, esta é uma das espécies mais atrativas para qualquer amante de plantas devido às suas folhas acinzentadas, que lhe dá um aspeto arrojado. É uma boa opção para iniciantes, principalmente por ser uma planta com poucas exigências para sobreviver.

Clorófito

O nome botânico desta espécie é Chlorophytum comosum e é outra planta muito fácil de cuidar, que se adapta bem a espaços exteriores e interiores. Esta é uma planta muito resistente que suporta bem o sol direto, a meia sombra e absorve particularmente bem o monóxido de carbono (que é libertado pelas lareiras ou que normalmente está presente nos grandes centros urbanos). Se é aquela pessoa que negligencia ligeiramente a rega das plantas de interior, a boa notícia é que, como esta espécie não gosta de muita água, pode regá-la menos frequentemente. Não deve encharcar a planta e deve garantir sempre que ela tem uma boa drenagem.

Ficus elástica

Esta planta – a que muitos chamam “planta da borracha” – é uma ótima opção de decoração de interiores uma vez que dá um ar bastante exótico ao espaço. Esta espécie é bastante eficiente na eliminação do benzeno, xileno e tolueno. Também age contra o formaldeído e o tricloroetileno.

Espada de S. Jorge

O seu nome botânico é Sansevieria trifasciata mas, em Portugal, é conhecida como Espada de S. Jorge. É uma variedade africana bastante popular na decoração de interiores. Tem a particularidade de aguentar condições bastante adversas (pode aguentar oscilações de temperatura entre os -5ºC e os 40ºC) e de sobreviver sem rega quase seis meses! Posto isto…podemos afirmar que é uma espécie quase impossível de matar.

A Espada de S. Jorge é uma das plantas para purificar o ar mais conhecidas, particularmente eficaz a eliminar benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno.

Alguns cuidados a ter com as plantas para purificar o ar

Seja um iniciante ou já um veterano no que toca à manutenção das plantas de interior, nunca é de mais relembrar que as plantas para purificar o ar precisam também de alguns cuidados adicionais quando mantidas dentro de casa.

Cortar as folhas secas e limpar

É importante que todas as folhas secas sejam removidas das plantas, de forma a evitar pragas e o aparecimento de outras doenças. Há alturas do ano em que as folhas caem mais do que noutras, por isso, esteja atento.

A limpeza das plantas também deve ser feita regularmente. Limpe as folhas com um pano ou com um borrifador para eliminar todo o pó das plantas. Isto irá ajudá-las a fotossintetizar.

Fertilizar

Como as plantas em vaso não têm solo natural nem nutrição à qual recorrer, é importante fertilizar mensalmente as suas plantas de interior, principalmente na primavera e no verão. Nos meses mais frios, esta questão não é tão preocupante, porque as plantas estão num estado de dormência e não precisam de tanto alimento.

Regar

A rega pode ser um dos maiores desafios quando tratamos plantas para purificar o ar. Por esse motivo, é importante dosear a quantidade de água e ter um planeamento dos períodos de rega que devem ser cumpridos. Um truque ao qual pode recorrer é, com um pau, ver se o substrato tem as raízes húmidas ou não (já que a planta pode estar seca à superfície e enganá-lo).

Transplantar

É importante que todas as plantas estejam em vasos adequados para o seu tamanho. Por isso, com o passar do tempo, é natural que a planta vá crescendo e se vá tornando cada vez mais volumosa. Normalmente, ao fim de dois ou três anos, está na hora de mudar as plantas para vasos maiores.

Se ter mais plantas em casa o deixou inspirado, recomendamos que leia também o artigo As melhores inspirações de Outono e Inverno para a sua casa .

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad