Porquê investir no setor imobiliário?

O setor imobiliário continua bastante atrativo, independentemente do seu objetivo. Quer seja para encontrar uma casa para habitação própria ou para investimento, trata-se de um mercado que oferece rendimentos interessantes e segurança na gestão do seu património.

Os consultores imobiliários independentes da iad estão constantemente à procura de imóveis que melhor se adaptam às necessidades dos seus clientes. Poderão ajudá-lo a fazer a escolha certa quando se trata de investir num imóvel.

Investir para arrendar

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor mediano do metro quadrado dos alojamentos familiares vendidos em Portugal aumentou 7,6% e as rendas dos novos contratos de arrendamento subiram 10,5%.

Segundo os dados do estudo mencionado, enquanto no ano passado o arrendamento requeria uma taxa de esforço financeiro maior em comparação com um crédito à habitação, a tendência atual inverteu-se e a procura por arrendamentos também aumentou no mesmo período.

Este cenário é bastante favorável ao investimento imobiliário para arrendamento. Atualmente, a habitação continua a ser uma alternativa de investimento rentável a longo prazo e que apresenta baixos riscos face a outros produtos financeiros. De acordo com os dados mais recentes do idealista, comprar casa para arrendar rendeu, em termos brutos, 6,6% no primeiro trimestre de 2023, um valor superior face a 2022 (5,6%).

Investir para uma reforma mais confortável

Podemos associar a decisão de investir num imóvel ao desejo de assegurar um estilo de vida confortável, por exemplo, durante a reforma. É mais fácil viver com uma pensão de velhice, mesmo que modesta, quando o pagamento de uma renda ou de uma hipoteca deixa de ser um problema.

Além disso, ter casa própria abre um leque de opções, como a possibilidade de venda e mudança para uma nova cidade ou região. A rede de consultores independentes iad está disponível não só em Portugal como internacionalmente, para ajudá-lo a encontrar o melhor investimento imobiliário a longo prazo.

Benefícios e isenções fiscais no investimento imobiliário

Existem alguns benefícios fiscais no investimento imobiliário em Portugal, sendo um deles é a isenção do IMT, ou Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis. O IMT é uma taxa cobrada sobre a transmissão onerosa do direito de propriedade de bens imóveis, como por exemplo, quando ocorre a compra e venda de uma propriedade.

Existem ainda outros benefícios fiscais no que toca ao investimento imobiliário em Portugal:

  • Redução do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis): Em algumas situações, como em imóveis para habitação própria e permanente, há a possibilidade de redução do IMI, proporcionando uma diminuição dos encargos fiscais anuais relacionados à propriedade do imóvel;
  • Regime Fiscal para Residentes Não Habituais (RNH): Este regime oferece benefícios fiscais significativos para indivíduos que se tornam residentes fiscais em Portugal. Os residentes não habituais podem ter isenção ou redução de impostos sobre rendimentos de fontes estrangeiras, o que pode ser atrativo para investidores estrangeiros.;
  • Regime de Tributação de Residentes Não Habituais (NHR): Semelhante ao RNH, este regime oferece benefícios fiscais para residentes não habituais em Portugal, incluindo isenção de impostos sobre rendimentos de fontes estrangeiras em algumas circunstâncias.
  • Redução de IVA no caso de Construção:  Em alguns casos específicos, como a construção de habitação social, o IVA aplicável à construção de novos imóveis pode ser reduzido, diminuindo os custos associados à construção de novas propriedades.

Estes benefícios fiscais são parte das políticas governamentais para promover o investimento imobiliário, impulsionar a economia e revitalizar áreas urbanas em Portugal. Em qualquer um destes casos, é importante contar com o apoio de consultores imobiliários e fiscais para entender completamente os requisitos e as vantagens da sua situação.

Comprar, vender ou arrendar?
Comprar, vender ou arrendar?

Beneficie do acompanhamento do consultor iad mais perto de si

Encontrar um consultor

Património Familiar

O investimento imobiliário pode desempenhar um papel fundamental na expansão do património familiar.

O investimento imobiliário pode proporcionar estabilidade financeira e segurança familiar a longo prazo. Para além disso, oferece a oportunidade de diversificação do património, reduzindo os riscos associados a outros tipos de investimentos.

Poderá assim deixar um legado duradouro, assegurando a estabilidade familiar futura e preservando o património familiar.

Devo investir no setor imobiliário?

Se depois de ler este artigo ainda tem dúvidas sobre o investimento imobiliário, partilhamos consigo três motivos.

  1. O setor imobiliário continua a ser um investimento rentável, seguro e particularmente atrativo.
  2. Para além do aspeto financeiro, comprar um imóvel é uma forma de se preparar ativamente para a reforma ou para o legado.
  3. Os consultores imobiliários iad estão prontos para desenhar a estratégia de investimento mais adequada aos seus sonhos, por forma a tomar uma decisão consciente e segura.
Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad