Quer arrendar casa? Saiba como definir a renda adequada para o seu imóvel

Existem vários motivos que podem levá-lo a querer arrendar casa própria. Se o fator rentabilidade foi o que o levou a comprar casa em primeira instância, é importante que consiga calcular e definir um valor adequado para a renda que faça jus ao propósito inicial.

A necessidade de arrendar casa própria também pode ser impulsionada pela necessidade de ir viver para um novo espaço (seja porque a família aumentou, porque vai ter de se mudar para outra cidade ou porque já não necessita de uma casa tão grande e prefere fazer um downsize). Nestas situações, caso a sua situação financeira o permita, pode considerar arrendar o seu imóvel antigo, assegurando que o mantém como um ativo e tentando, se possível, que ele seja uma forma de ganhar dinheiro extra no final do mês.

Ao colocar o seu imóvel para arrendar no mercado por um valor justo e competitivo, irá aumentar a probabilidade de efetivar o negócio e, provavelmente, terá mais inquilinos interessados (o que lhe dá a liberdade de poder qualificá-los e de optar pelas pessoas que lhe transmitiram uma maior confiança).

Idealmente, encontrar um consultor imobiliário perto de si será sempre a melhor opção, uma vez que estes profissionais são especialistas locais, têm um profundo conhecimento do ramo imobiliário e dispõem de ferramentas únicas para lhe propor um valor de renda adequado. Para além disso, os agentes imobiliários também têm uma rede de contactos muito poderosa e bem trabalhada, aumentando exponencialmente a probabilidade de encontrar os inquilinos certos para o seu imóvel.

Contudo, se não equacionar esta opção e se quiser lidar com o processo de arrendamento sozinho, siga estas pistas para conseguir definir uma renda adequada para o seu imóvel.

Conheça o valor da sua casa

O primeiro passo para conseguir calcular a renda correta para o seu imóvel, consiste em saber qual é o valor imobiliário do mesmo. No artigo Quanto vale a minha casa? A importância de estimar o seu valor explicamos a importância da estimativa de valor de imóveis e a diferença que existe entre a estimativa e a avaliação formal de imóveis.

O valor da sua casa pode variar significativamente consoante as flutuações do mercado. Também existem muitos outros fatores que vão influenciar o preço, tais como: a localização, a data de construção do imóvel, a área, as características, os equipamentos, etc.

Como existem tantas variáveis a ter em conta numa estimativa, a melhor opção será mesmo fazer uma estimativa de valor de imóveis online.

A iad Portugal dispõe de uma ferramenta totalmente gratuita, que dá a todos os utilizadores um intervalo de preço em tempo real para um dado imóvel. Esta ferramenta tem por base tecnologia avançada que trata uma base de dados de transações imobiliárias muito rica, assim como outros indicadores de mercado essenciais para fazer uma estimativa de valor. Por esse motivo, ajudá-lo-á certamente a ter uma ideia do intervalo de preço para o imóvel em causa.

Faça prospeção do mercado de arrendamento

Deverá olhar para a sua concorrência direta para perceber quais são os preços de arrendamento praticados na zona. Não se esqueça de que é importante fazer esta comparação apenas com imóveis que são semelhantes ao seu. Em primeiro lugar, a zona de pesquisa deve ser limitada a uma determinada área. Em segundo lugar, os imóveis devem ser da mesma tipologia e, por fim, deverão ter características semelhantes (mesma área útil, número de casas de banho, estacionamento, etc.).

Esta prospeção pode facilmente ser feita online nos portais imobiliários ou nos websites das principais agências imobiliárias em Portugal. Na iad Portugal, por exemplo, existem mais de 9000 imóveis em carteira, o que representa uma amostra bastante interessante para efeitos de prospeção.

Troque impressões com outros senhorios da zona

Saindo da prospeção online e passando para o terreno, pode também optar por falar com um consultor imobiliário na sua zona ou por fazer visitas a outros imóveis para arrendar, de forma a que consiga trocar impressões com os seus senhorios e recolher algumas dicas sobre o processo de arrendamento.

Siga as leis do mercado

Independentemente do método que escolher utilizar para efeitos de prospeção, a sua oferta deverá ser sempre adequada à procura e à concorrência. Assim, se existirem muitas casas para arrendar na zona em questão, poderá ter de baixar o preço para que a sua oferta seja mais competitiva. Se, por outro lado, houver escassez de imóveis, estará mais à vontade para aumentar ligeiramente o preço da renda.

Liste todos os custos que tem com o imóvel

Para que consiga perceber que renda deve cobrar de forma a ter alguma rentabilidade, é necessário apurar todos os custos fixos e variáveis a seu cargo.

Os custos fixos podem ser mensais ou anuais. Aqui, pode incluir os valores que tem de pagar de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), condomínio, seguro multirriscos, etc. Inclua também uma verba para eventuais reparações ou para despesas de manutenção que não estejam acauteladas pelo condomínio. E lembre-se de definir com os inquilinos se as despesas de água, luz, gás e telecomunicações fazem ou não parte da renda fixa mensal. Se assim for, acautele-se e inclua estes consumos na sua lista de custos.

Analise o efeito da sazonalidade

Pode nunca ter pensado muito nisto, mas a verdade é que grande parte dos inquilinos prefere procurar casa durante os meses quentes do ano. As condições climatéricas favoráveis potenciam mais visitas ao imóvel e o processo de mudar de casa também fica facilitado.

Por este motivo, poderá conseguir justificar uma renda mais alta durante a primavera e verão, quando as pessoas estão efetivamente mais ativas na procura de casa. Contudo, não há nada como falar com um especialista imobiliário para perceber as tendências do mercado e se a sazonalidade pode jogar a seu favor.

A importância de valorizar o seu imóvel

Não se esqueça também de que pequenas melhorias ao seu imóvel poderão traduzir-se numa valorização significativa do mesmo, quando chegar o momento de definir o preço da renda. Não falamos, aqui, de grandes remodelações estruturais mas, antes, de pequenos projetos que pode fazer sozinho com relativa facilidade. Pintar paredes, apostar em boa iluminação ou restaurar alguns móveis velhos irá fazer toda a diferença na perceção final que os futuros inquilinos terão do espaço.

Neste sentido, poderá interessar-lhe o artigo As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel, onde lhe damos inúmeras ideias de pequenos projetos que vão valorizar os principais compartimentos da sua casa.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad