Descubra como melhorar a eficiência energética da sua casa

A palavra eficiência energética está na ordem do dia e, na verdade, em plena crise ambiental e energética, ter um imóvel com uma boa eficiência energética faz toda a diferença.

 

Em Portugal, as casas tendem a ser pouco eficientes do ponto de vista energético. Na verdade, segundo um estudo realizado pelo Portal da Construção Sustentável (PCS), 88% dos portugueses consideram a sua casa desconfortável do ponto de vista térmico.

 

Isto, para além de comprometer o conforto térmico dos habitantes do imóvel, obriga a um maior uso de energia e, por conseguinte, a uma maior emissão de gases com efeito de estufa.

 

Para além disso, este é um aspeto que pesa nas carteiras das famílias portuguesas, que se veem obrigadas a gastar mensalmente mais dinheiro em aquecimento ou arrefecimento.

 

A Comissão Europeia também tem vindo a colocar pressão nos Estados-membros da União Europeia, definindo novos padrões mínimos de desempenho energético, com o objetivo de tornar grande parte dos imóveis mais eficientes até 2030. Portugal não foge a esta diretriz.

 

Por tudo isto, é cada vez mais urgente melhorar a eficiência energética dos imóveis portugueses. Neste artigo, vamos explorar detalhadamente em que consiste a eficiência energética e quais são as pequenas ações que pode implementar a curto prazo, para passar a ter uma casa mais amiga do ambiente (e do seu orçamento familiar).

 

Antes de mais, o que entendemos por eficiência energética?

A eficiência energética é, de forma simples, o uso reduzido e otimizado da energia através de um conjunto de práticas, mecanismos ou tecnologias desenvolvidas para o efeito. Uma casa mais eficiente pressupõe ainda o recurso a energias renováveis, quer no aquecimento da água, quer na climatização de todo o espaço. O grande objetivo, para além da redução do consumo de energia, é a diminuição dos gases de efeito de estufa e a minimização da pegada carbónica.

 

Existem diferentes tipos de casas eficientes

Uma casa mais eficiente pode ser categorizada de acordo com as soluções utilizadas na sua construção. Existem 3 tipos principais de casas eficientes:

 

Casas geradoras de energia

São tipos de casa que têm uma ótima eficiência energética pois produzem mais eletricidade do que aquela que consomem. Normalmente, isto é feito através de painéis solares que convertem a luz solar em eletricidade. Em caso de haver excedente de energia produzida, é ainda possível vendê-la.

 

Passivas

As casas passivas são um tipo de casa com boa eficiência energética, graças ao aproveitamento do próprio espaço e ao recurso a determinados materiais de isolamento. Estas casas são desenhadas e construídas em função da orientação solar, da circulação natural do ar ou do local onde se encontram.

Autossuficientes

Por fim, existem as casas autossuficientes que são imóveis capazes de gerar e armazenar a sua própria energia. Este tipo de casas estão no nível máximo de eficiência energética, mas precisam de tecnologia muito avançada e de um conjunto de baterias recarregáveis que permitam armazenar a energia não utilizada.

 

As principais características das casas eficientes

As casas com boa eficiência energética também apresentam um conjunto de características comuns. Em geral, elas têm um design ou arquitetura bioclimática – ou seja, estão perfeitamente adaptadas ao clima do lugar onde são construídas (tolerando, por exemplo, muita neve, chuva ou ventos fortes, sol e calor extremos, etc.).

 

Também o seu espaço é utilizado de forma inteligente e todos os elementos cruciais são estrategicamente posicionados. Falamos de, por exemplo, janelas. Os materiais deste tipo de casas são, em grande parte, sustentáveis e é frequente terem sistemas de domótica instalados que fazem uma regulação inteligente e automática do consumo de energia.

 

Para além disso, as casas com bom desempenho energético usam sistemas aerotérmicos para manter a temperatura da casa constante (em vez das caldeiras convencionais) e procuram ter o máximo de autonomia energética possível, recorrendo a painéis solares ou pequenos geradores eólicos.

 

Ler mais: Custos inerentes à compra de um imóvel

 

Dicas práticas para tornar a sua casa mais eficiente

Naturalmente que, ao construir uma casa nova de raiz, a margem de manobra para o estudo e para a construção de uma casa mais eficiente é maior. Contudo, é importante lembrar que mesmo as pessoas que vivem em imóveis usados têm a possibilidade de melhorar a eficiência energética das suas habitações. Aqui estão algumas dicas de fácil implementação:

 

Faça uma auditoria energética

A primeira coisa que deve fazer é perceber exatamente quais são os pontos de melhoria, de forma a traçar um plano de ação. Peça um certificado de eficiência energética para o seu imóvel, para perceber a que classe de eficiência energética pertence. A ADENE possui, no seu site, uma Bolsa de Peritos Qualificados aos quais pode recorrer.

 

Instale janelas com vidros duplos

As janelas com vidro duplo têm a grande vantagem de capturar e reter o calor do sol, aquecendo o interior da sua casa de forma natural. Durante as horas de maior exposição solar, elimine quaisquer obstáculos à luz (como cortinas ou estantes), de forma a que entre tanta luz solar quanto possível.

Melhore o isolamento do seu imóvel

Faça uma vistoria ao seu imóvel e garanta que ele está bem isolado. Se necessário, contrate um profissional qualificado ou faça uma inspeção técnica, de forma a conseguir identificar potenciais fendas e pontos de fuga ou entrada de ar.

Tire proveito do meio envolvente

Estude bem o meio envolvente e identifique as suas mais-valias. O uso da luz solar no inverno ou da sombra no verão, por exemplo, podem reduzir o consumo de energia alocada à climatização.

Instale iluminação de baixo consumo

Uma coisa tão simples como substituir todas as lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED no seu imóvel, pode significar uma poupança surpreendente no fim do mês.

Dê preferência aos eletrodomésticos responsáveis

Já pensou na quantidade de energia que está alocada aos seus eletrodomésticos? Eles representam uma fatia significativa do consumo energético da sua habitação. Por isso, sempre que possível, opte por eletrodomésticos de baixo consumo. Os mais eficientes estão identificados com a letra A (em países da União Europeia) e podem consumir até menos 55% de energia comparativamente à média dos demais.

Não se esqueça do básico

Não desvalorize as pequenas ações e lembre-se de pôr em prática o básico: apague as luzes quando não estiver ninguém na divisão, poupe a água durante o duche, durante as lavagens de roupa e louça e quando lava os dentes. Todos os gestos, por muito pequenos que sejam, vão fazer a diferença.

 

Os principais benefícios de uma casa mais eficiente

Ter uma casa com boa eficiência energética traz inúmeras vantagens. Para além de permitir economizar mais energia, uma casa mais eficiente vai ainda proporcionar maior conforto térmico aos seus habitantes durante o ano, mantendo uma temperatura amena e constante. Isto é particularmente importante no verão e no inverno, estações durante as quais é necessário gastar mais energia com a climatização.

 

Isto vai traduzir-se numa redução significativa das pegadas híbrida e de carbono.

 

As casas com alta eficiência energética também protegem os seus habitantes da poluição sonora dos grandes centros urbanos.

 

De que forma é que a eficiência energética pode valorizar o seu imóvel?

Uma casa mais eficiente terá uma classe de eficiência energética superior. Sendo o certificado energético um elemento obrigatório para vender casa, é garantido que este vai ser um aspeto que os clientes compradores vão ter em consideração.

 

Todas as pessoas que queiram comprar casa, estão mais propensas a considerar um imóvel com boa eficiência energética, que permita reduzir os custos mensais. Ainda que o preço de compra seja ligeiramente superior, bem feitas as contas, vai compensar a longo prazo.

 

Por esse motivo, não se esqueça de que melhorar a eficiência energética do seu imóvel é muito importante para conseguir um preço de venda mais vantajoso.

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad