Que documentos são necessários para um processo de arrendamento?

Em Portugal, se pretende arrendar um imóvel há documentos cuja apresentação é obrigatória.

Deverá ter ainda algum cuidado na elaboração do seu pedido de arrendamento, pois poderá impactar as suas hipóteses de conseguir arrendar o imóvel. Por exemplo, os “candidatos” a inquilinos devem ser capazes de provar que dispõem de recursos financeiros suficientes para pagar a renda ou, na sua falta, apresentar garantias sólidas (exemplo: fiador).

Se deseja arrendar um imóvel, a iad Portugal fornece a lista de documentos que irá necessitar.

Quais os documentos indispensáveis para um pedido de arrendamento?

É complexo conseguir arrendar um imóvel sem fornecer algumas informações importantes ao senhorio ou ao consultor imobiliário que o assiste durante este processo. Há documentos que são indispensáveis.

Então, que informações devem ser fornecidas? O cartão de cidadão, ou o passaporte e autorização de residência no caso de estrangeiros e o Número de Identificação Fiscal (NIF).

 

 

Documentação que não é obrigatória

Com o grande aumento da procura de imóveis para arrendar, alguns senhorios podem abusar da sua posição de poder e pedir documentos ou informações que não são legalmente obrigatórias ou que nem são necessárias para elaborar um contrato de arrendamento.

Algumas dessas informações são: uma fotografia de identificação, um extrato bancário, um certificado do estado civil (casamento, divórcio), o certificado de registo criminal, os últimos recibos de vencimento ou então a última declaração do IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Regulares).

Nenhum destes documentos listados acima são necessários para a realização de um contrato de arrendamento. Por isso, tenha atenção ao que lhe pede o senhorio do imóvel que deseja arrendar.

Como tornar a sua "candidatura" ao arrendamento mais favorável

Os senhorios procuram arrendatários com perfis seguros e que sejam fiáveis. Por isso, uma apresentação cuidadosa do seu pedido de arrendamento é a primeira indicação de que o inquilino é um candidato de confiança.

Por isso, para tornar a sua “candidatura” mais favorável, não hesite em ter consigo várias cópias dos documentos que tiverem sido solicitados, para ter sempre uma à mão aquando da visita; tenha cuidado com os erros ortográficos na troca de correspondência; faça uma última verificação para se certificar de que os documentos em falta não o desqualificam; arquive cuidadosamente cada elemento, se aplicável.

Documentos necessários por parte do senhorio

Por sua vez, o senhorio também deve apresentar alguns documentos e informações essenciais para a realização do arrendamento.

Tais são a caderneta predial, documento de identificação do imóvel emitido pelas Finanças; o certificado energético, documento que avalia a eficiência energética do imóvel; a descrição predial, que certifica quem é o proprietário atual e quais os registos efetuados sobre imóvel; e a licença de habitação, documento que comprova que o imóvel se encontra habitável.

 

A apresentação de uma “candidatura” é uma tarefa importante para os candidatos a inquilinos, que não deve ser negligenciada. É essencial reunir todos os documentos necessários com o máximo cuidado para aumentar as hipóteses de uma resposta favorável por parte do senhorio.

Resumo do artigo

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