Tendências do Mercado Imobiliário em Portugal

Análise do mercado imobiliário em Portugal- insights e perspetivas

O mercado imobiliário em Portugal tem sido um dos setores mais dinâmicos dos últimos anos e registado um forte crescimento. Com o aumento do número de empresas que permitem aos trabalhadores optarem pelo trabalho remoto, aliado às condições económicas favoráveis a investidores estrangeiros e à ascensão de nómadas digitais estrangeiros que adquirem imóveis em Portugal, é importante acompanhar estas tendências de crescimento e aproveitar as oportunidades do mercado.

Preços imobiliários em alta

Apesar da pandemia ter afetado muitos mercados imobiliários em todo o mundo, os preços dos imóveis em Portugal continuaram a subir. Em 2023, é provável que os preços continuem a aumentar, mas de forma mais moderada em algumas regiões, enquanto noutras áreas (principalmente no Porto e em Lisboa) seja expectável um ligeiro alívio nos preços.

Um dos pontos mais importantes a serem observados é o aumento contínuo nos preços dos imóveis em Portugal. De acordo com dados recentes, os preços dos imóveis em Portugal subiram cerca de 19% em 2022, a subida mais forte em 30 anos.

A tendência é que esse aumento continue nos próximos anos, impulsionado pelo facto de Portugal continuar a estar entre os melhores países para se investir em imobiliário e pelo facto da oferta continuar a ser inferior à procura, o que leva a um aumento dos preços neste setor.

Também, e como mencionado anteriormente, temos observado uma crescente imigração de nómadas digitais, principalmente de empresas tecnológicas e provenientes de países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, com rendimentos naturalmente mais elevados do que a média em Portugal, o que leva a um aumento geral dos preços das habitações.

Análise do mercado imobiliário em Portugal- insights e perspetivas

Aumento da oferta de imóveis novos

A construção de novos imóveis em Portugal tem aumentado de forma tímida nos últimos anos, e a tendência deve continuar em 2023.

O país tem visto um muito ligeiro aumento na construção de imóveis residenciais, comerciais e turísticos, com foco em áreas urbanas e turísticas. Embora os custos de construção de novas habitações tenham aumentado, aliado também à crescente inflação, não há previsão, a curto prazo, para esta oferta de imóveis novos diminuir.

Além disso, o governo português tem trabalhado no incentivo à construção de novos empreendimentos. Em 2021, o programa “1º Direito” foi lançado, com o objetivo de garantir o acesso à habitação adequada para todas as pessoas em Portugal. O programa prevê a construção de 26 mil novas habitações até 2026, o que deve contribuir para aumentar a oferta de imóveis novos no mercado português.

Crescimento do mercado de arrendamento de longa duração

O mercado de arrendamento de curta duração, como o Airbnb e outras plataformas dedicadas ao alojamento local, tem sido popular em Portugal nos últimos anos, mas em 2023, é provável que o mercado de arrendamento de longa duração cresça mais rapidamente.

Com a falta de oferta de imóveis acessíveis para compra, assim como da maior dificuldade de acesso ao crédito em virtude da recente subida das taxas de juro do financiamento, muitas pessoas estão a optar por arrendar[CS1]  a longo prazo, o que deve aumentar a procura por contratos deste tipo no mercado imobiliário, pese embora a oferta seja também reduzida.

Também estes contratos de longa duração têm tendência a aumentar devido à imigração de nómadas digitais estrangeiros com poder de compra mais elevado e com maior capacidade financeira para um contrato de arrendamento de longa duração.

Análise do mercado imobiliário em Portugal- insights e perspetivas
Dica iad

É um investidor e procura um imóvel para arrendar com um contrato a longo prazo? Saiba o que ter em conta ao comprar uma casa para arrendar.

Maior foco em imóveis sustentáveis

A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente no mercado imobiliário em Portugal, e não se limita apenas à escolha de fontes de energia renováveis ou materiais sustentáveis na construção de uma habitação. A sustentabilidade de uma casa também está relacionada com a escolha dos móveis e com a quantidade de resíduos gerados no processo de construção.

Portugal tem-se destacado na Europa pelos seus esforços em tornar-se num país cada vez mais sustentável, e o setor imobiliário não é exceção. Em 2023, é provável que haja uma maior procura por imóveis com recursos sustentáveis, como painéis solares, sistemas de aquecimento e refrigeração eficientes e outras tecnologias verdes.

Há que ter em atenção não só o processo de construção, mas todo o material que é utilizado, mesmo para o recheio da casa, pois estamos a falar de algo que irá permanecer connosco durante anos. Logo, é sensato pensar sempre um pouco à frente.

Além de imóveis para habitação própria, temos vindo a assistir a um aumento da procura por parte de investidores neste tipo de imóveis sustentáveis e mais ecológicos. Mais uma vez, e tendo em vista a sua rentabilização a longo prazo, casas mais sustentáveis e económicas são vistas, aos olhos dos investidores, como as opções mais eficazes.

Também no setor da construção imobiliária existe uma maior consciência dos impactos ambientais, já que este setor é responsável por quase 40% das emissões globais anuais de carbono. Com isso, os investidores estão a optar por materiais mais sustentáveis, como a madeira, que muitas vezes apresentam custos iguais ou inferiores aos dos materiais convencionais utilizados na construção.

Análise do mercado imobiliário em Portugal- insights e perspetivas

Uso da tecnologia

A tecnologia tem vindo a acompanhar-nos diariamente e cada vez mais ficamos abismados com o que pode fazer por nós.

É certo que durante a pandemia assistimos a um aumento gigante no setor tecnológico, e o mercado imobiliário também beneficiou com isso. Em 2023, espera-se que o uso da tecnologia no mercado imobiliário em Portugal continue a crescer.

Plataformas online, como portais imobiliários e empresas de mediação, facilitam a pesquisa e a compra de imóveis. Além disso, a utilização de visitas virtuais, fotografia profissional e vídeos dos imóveis permite uma visualização mais detalhada e realista, ajudando os compradores a tomar decisões informadas sem terem de se deslocar, fisicamente, para ver o imóvel.

Também, cada vez mais, estão a surgir inovações tecnológicas no setor imobiliário, como a utilização de inteligência artificial para análise de dados, sistemas de domótica para automação residencial e até mesmo a implementação de blockchain para facilitar transações seguras.

O mercado imobiliário em Portugal continua a mostrar-se promissor, com preços a subir de forma moderada, aumento da oferta de imóveis novos, crescimento do mercado de arrendamento de longa duração, foco em imóveis sustentáveis e o uso crescente da tecnologia.

Investir em imóveis em Portugal pode ser uma opção interessante e é importante estar atento às tendências e considerações mencionadas anteriormente para tomar decisões cada vez mais informadas.

Lembramos sempre que é aconselhável procurar ajuda de um profissional antes de tomar qualquer decisão de investimento imobiliário, uma vez que irá acompanhá-lo ao longo de todo o processo.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad