A sustentabilidade é uma das grandes preocupações atuais. Diminuir a pegada de carbono e tornar as nossas ações mais “verdes” tem se revelado cada vez mais importante.
Há várias formas de nos tornarmos mais sustentáveis e podemos fazê-lo começando pela nossa casa. Além das energias renováveis, também devemos apostar no design sustentável. Com uma multiplicidade de opções e estratégias, este método pode decorar a sua casa, melhorar o seu bem-estar e, em simultâneo, melhorar a eficiência energética do seu imóvel.
Quer saber mais? Leia abaixo.
O que é o Design Sustentável?
O design sustentável é uma comunhão entre o ambiente, a eficiência energética e o uso responsável de materiais.
Há uma tríade de dimensões distintas nas quais o design sustentável se concentra: dimensão ambiental, social e económica. Isto acontece porque este método tem como principal objetivo desenvolver projetos que sejam viáveis economicamente, corretos do ponto de vista ecológico e socialmente equitativos.
Atividades como a escolha de materiais sustentáveis, a diminuição do desperdício, a melhoria da eficiência energética e a avaliação dos impactos ambientais e sociais pertencem ao processo do design sustentável.
Deste modo, esta teoria visa reduzir o consumo de recursos, promover a utilização das energias renováveis e fomentar a economia circular.
Leia mais: Comprar uma casa para renovar: vantagens e desvantagens
Design Sustentável aplicado aos imóveis
Entre as várias possibilidades de utilização do design sustentável, este pode ser uma opção viável na construção de uma casa.
Os edifícios representam uma grande percentagem do consumo de energia e emissões de gases com efeito estufa. O design sustentável ajuda a reduzir o impacto ambiental dos mesmos, desde a construção de um imóvel, até ao período em que se encontre operacional e também uma eventual destruição.
Além disso, numa casa, o design sustentável pode melhorar o bem-estar, o conforto, a saúde e a produtividade de quem nela habita. Aliás, os custos operacionais, como de energia, também são reduzidos a longo prazo.
Saiba mais: A importância das Energias Renováveis na Certificação Energética de Imóveis
Estratégias para implementar na sua casa
Mas como podemos aplicar o design sustentável numa casa? Começando pelo mais básico. A simples troca para iluminação LED torna o seu imóvel altamente eficiente energeticamente e pode reduzir o consumo de eletricidade e os custos de manutenção.
Ainda no quesito da energia, pode apostar em painéis solares ou aquecedores solares de água diminuindo a dependência de combustíveis fósseis e passando a utilizar fontes naturais. As energias renováveis são uma boa opção para tornar uma casa mais sustentável e também melhoram a eficiência energética.
Já as paredes ou telhados verdes consistem em superfícies cobertas por plantas e vegetação à escolha. Estas, além de decorarem o espaço e enchê-lo de vida, auxiliam no isolamento térmico e melhoram a qualidade do ar.
No período de construção de uma casa, apostar em materiais naturais, como a madeira, no chão, em escadas e outras superfícies permite acrescentar calor aos espaços.
Além disso, algo importante no design sustentável, como já referenciado, é a eficiência energética e a economia de energia. Enquanto o projeto de construção de um imóvel estiver a ser desenvolvido, é importante perceber qual parte da casa que irá receber a maior quantidade de horas de luz solar e apostar na colocação de janelas. Deste modo, irá maximizar o aproveitamento de luz natural.
Assim como devemos utilizar ao máximo a iluminação solar, também o vento pode ser nosso amigo. A ventilação natural, que pode ser feita através de janelas ou aberturas no telhado, por exemplo, ajuda na circulação do ar, a prevenir a humidade e a refrescar os espaços sem a necessidade de um ar condicionado.
O design sustentável permite-nos, então, melhorar a nossa pegada ecológica e reduzir os consumos de energia e a dependência de gases com efeito de estufa. Além da preocupação ambiental, é também de fácil acesso e sem custos excessivos.
E os benefícios são variados: aumentar a eficiência energética de um imóvel, melhorar o bem-estar e conforto dos seus habitantes, ajudar na decoração dos espaços e a diminuir diversos custo.