A importância do home staging para a venda de um imóvel

A importância do home staging para a venda de um imóvel

Quer vender um imóvel mais rapidamente? O home staging é uma estratégia que o vai ajudar! Quando potenciais compradores visitarem o seu imóvel, é importante que sintam que estão em casa e que se imaginem a viver no espaço. Porém, muitas pessoas não têm esta capacidade de visualização e é por isso que esta estratégia é tão importante.

Neste artigo, descubra quais são as principais vantagens do home staging e como pode integrá-lo na sua estratégia de venda.

 

O que é o home staging?

O home staging não é um conceito novo. Surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e desde então tem sido uma componente importante nas estratégias de venda de imóveis.

A magia acontece através de pequenas alterações ao espaço que, no final, têm um impacto enorme! Falamos de pequenos truques de decoração e até mesmo da colocação de móveis nas divisões principais da casa.

No fundo, é uma técnica que visa tirar o melhor partido de um espaço e torná-lo mais apelativo para os clientes compradores.

Se, por exemplo, estiver a tentar vender um imóvel que está completamente vazio, pode ser difícil para quem o visita perceber todo o potencial que o espaço tem. Mas se usar alguns móveis e artigos decorativos, a história vai ser outra!

 

A importância do home staging para a venda de um imóvel

Quais são as vantagens do home staging?

São muitas, mas vamos só enumerar as principais:

 

1. Facilita a divulgação online do imóvel

Quando o seu consultor imobiliário estiver a preparar o seu imóvel para a venda, é provável que lhe peça fotografias e vídeos do espaço. Para preparar um bom anúncio e captar a atenção de potenciais compradores nos portais imobiliários, é fundamental que o imóvel seja tão apelativo quanto possível.

Para além disso, num anúncio imobiliário online, muitas vezes é difícil ter uma perceção real do espaço e das áreas. Mas com recurso ao home staging vai ser capaz de comunicar melhor todas as potencialidades do seu imóvel.

 

2. Acelera a venda do imóvel

Tornar o seu imóvel mais apelativo vai fazer com que tenha um melhor anúncio imobiliário, receba mais pedidos de contactos e, inevitavelmente, com que feche o negócio mais depressa. De acordo com o último relatório da NAR (National Association of Realtors), 82% dos compradores que visitaram imóveis com home staging afirmaram ser mais fácil visualizar o espaço como a sua futura casa. Como consequência, a venda tende a ser mais rápida.

 

A importância do home staging para a venda de um imóvel

3. Valoriza o imóvel no momento da venda

Para além de maior celeridade na venda, é provável que consiga fechar negócio por um preço de venda superior. Ainda que deva praticar os preços de mercado (e não se preocupe porque o seu consultor imobiliário aconselha-o nesta parte), lembre-se de que, em muitos casos, o valor é percecionado.

Ler mais: Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa

 

4. Ajuda o cliente a visualizar todo o potencial do espaço

Quando um espaço é amplo, não é difícil perceber que há muito potencial a explorar. Mas se estiver a tentar vender um pequeno estúdio ou apartamento, a história é outra. Os móveis do cliente vão caber no espaço? Vai ser possível instalar sistemas de arrumação suficientes? Não se admire se o cliente comprador ficar hesitante. Afinal, espaços vazios parecem sempre mais pequenos do que são na realidade.

Por isso, se o seu imóvel tem áreas desafiantes, formatos ou características pouco tradicionais, um bom projeto de home staging vai fazer toda a diferença aos olhos de potenciais compradores.

 

 

Que tipos de home staging existem?

Se está a tentar vender um imóvel no qual ainda reside e se as suas coisas ainda estão todas no local, então estamos a falar, em primeiro lugar, de home staging real. Nestes casos, recomendamos estes cuidados adicionais, especialmente nos dias em que tiver visitas ao imóvel.

Se, por outro lado, já não residir ninguém no imóvel e este estiver vazio, existe sempre o home staging tradicional. Há várias empresas no mercado que prestam este serviço e que mobilam e decoram inteiramente o espaço. Se lhe parecer uma operação muito complexa, pode sempre optar pelo home staging virtual (edição de imagens).

 

Como contratar um serviço de home staging?

Antes de mais, procure uma empresa qualificada e analise com cuidado o seu portefólio de projetos. Nunca abdique de uma sessão de consultoria e pergunte se há a possibilidade de fazer um pequeno teste a um espaço.

Se o seu orçamento for limitado, não desanime. Pode optar, por exemplo, por trabalhar apenas as divisões principais da casa. Aliás, segundo o relatório da NAR, a sala de estar, o quarto principal e a cozinha são as divisões que os compradores mais valorizam. Aposte aí as suas fichas.

Ler mais: Quanto vale a minha casa? A importância de estimar o seu valor

 

O que ter em consideração num processo de home staging?

Há alguns aspetos fundamentais a considerar quando se prepara um imóvel para receber potenciais compradores. Lembre-se, acima de tudo, de que cada pessoa tem as suas preferências e gostos pessoais. Aposte, por isso, num home staging neutro, que dê espaço suficiente ao cliente para projetar a sua personalidade no espaço.

Nunca se esqueça de:

 

Recorrer sempre a cores neutras

Quando o fazemos, há muito pouco que pode correr mal, certo? Se tiver paredes garridas ou outros elementos decorativos fortes, vale a pena considerar dar uma pintura geral às divisões principais.

 

A importância do home staging para a venda de um imóvel

Despersonalizar os espaços

Já falámos acima da importância de fazer com que o comprador se imagine a viver no imóvel. Mas isso não vai ser possível se a sua escova de dentes, a mochila da escola do seu filho, ou as fotografias do seu casamento estiverem à vista.

Se estiver a viver no imóvel enquanto decorre o processo de venda, faça um esforço adicional para despersonalizar o espaço quando houver visitas.

 

Limpar e arrumar todas as divisões

Da mesma forma, é imperativo arrumar todas as divisões e mantê-las sempre limpas e asseadas. Se tiver animais de estimação, redobre os cuidados de higiene no espaço.

 

Apostar na luz natural

Se o seu imóvel tiver boa exposição à luz natural, aproveite! Evite ter cortinas ou outros elementos decorativos que possam bloquear a luz solar, e tente marcar as visitas ao imóvel nas alturas do dia em que há mais luz.

Se, por outro lado, a falta de luz for um problema, aposte em vários candeeiros espalhados pela casa e num bom sistema de iluminação.

 

Ter atenção aos pormenores

Por fim, não se esqueça que os detalhes fazem toda a diferença. Tenha muita atenção para não haver lâmpadas fundidas, marcas na parede, sinais de bolor ou humidade, torneiras enferrujadas ou outros problemas menores. Se à primeira vista estes elementos lhe podem passar despercebidos, garantimos que vão fazer a diferença para um potencial comprador.

 

Vender casa com o apoio de um consultor imobiliário

Como vender um imóvel é sempre um processo que gera muitas dúvidas e que envolve muitos intervenientes diferentes, é fundamental contar sempre com o apoio de um consultor imobiliário. Se este é o seu caso, não hesite em entrar em contacto com um consultor independente da iad Portugal.

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad