O que é a domótica e como torna as casas mais inteligentes

A tecnologia veio para ficar e para moldar diversos aspetos das nossas vidas. Ela tem vindo a definir uma nova forma de acesso à informação, novos tipos de interação social, de hábitos de consumo, entre tantas outras coisas.

Apesar de muitas pessoas ainda olharem para a evolução tecnológica dos últimos anos com alguma desconfiança, existem verdadeiros entusiastas que estão sempre prontos a introduzir mais tecnologia nas suas vidas e rotinas.

A domótica é um exemplo de uma tecnologia que tem estado na ordem do dia e captado bastante atenção no ramo imobiliário. Neste artigo, vamos falar mais aprofundadamente sobre domótica e casas inteligentes e de como podem transformar a sua forma de viver e de relacionar-se com a sua casa.

O que se entende por domótica?

A domótica é, de forma muito simples, robótica adaptada a uma realidade habitacional. A própria palavra resulta da junção de domus (que significa “casa” em latim) com robótica.

Esta tecnologia permite que se possa  ter uma casa inteligente com relativa facilidade e custo moderado. Isto é possível através de um sistema tecnológico central e integrado que controla vários aspetos da casa como, por exemplo, os sistemas de iluminação, a climatização, o aquecimento e, em alguns casos, até mesmo alguns eletrodomésticos.

Uma das grandes vantagens da domótica e de ter uma casa inteligente é que esta pode ser controlada de forma totalmente remota.

Certamente que já lhe aconteceu sair de casa e deixar as luzes ligadas. Com um sistema tecnológico automatizado, a sua casa inteligente vai desligar as luzes por si e, muito provavelmente, ajudá-lo a poupar na fatura da eletricidade.

Quando foi inventada a domótica?

Desengane-se quem pensa que a domótica é um conceito recente. Na verdade, o primeiro sistema de domótica de que há referência data de 1898, quando o inventor Nikola Tesla fez um pedido de patente para um controlo remoto para mover embarcações e veículos. Após isso, houve ainda várias referências à domótica em feiras internacionais (nomeadamente, nas de Chicago e Nova Iorque), onde foram apresentados sistemas habitacionais eletrificados e automatizados. Todas essas pequenas iniciativas foram evoluindo e levaram à domótica tal como a conhecemos nos dias de hoje.

Ler mais: Custos inerentes à compra de um imóvel

Quais são os diferentes tipos de instalação de domótica?

Para quem deseja viver numa casa inteligente e ter pequenas ajudas nas tarefas simples do dia a dia, existem níveis diferentes de domótica que podem ser implementados. Tudo depende do seu objetivo e do nível de automação que pretende.

Domótica simples

É o nível mais básico de domótica. Pode instalar um sistema de domótica em sua casa através de aparelhos (que podem ser instalados autonomamente por si) e que irão permitir-lhe controlar equipamentos individuais. Um exemplo deste tipo de domótica é, por exemplo, um comando para controlar uma tomada elétrica ou a iluminação de uma divisão da casa.

Pequenas soluções de domótica

Aqui falamos de um conjunto de dispositivos que funcionam como um todo. Esta solução de domótica implica que haja equipamentos em diferentes divisões da casa que estão conectados e que, através de um protocolo, conseguem comunicar entre si e executar ordens dadas pelo utilizador. Imagine, por exemplo, um sistema de vídeo porteiro capaz de abrir um portão e de acender as luzes exteriores ao mesmo tempo.

Soluções de domótica integrada

Este é o nível mais avançado de domótica que pressupõe que todas as soluções estejam interligadas e comuniquem entre si. Desde a iluminação, aos estores, climatização, sistema de segurança, etc. Tudo pode ser controlado e personalizado de forma remota, através de um interface que pode ser, por exemplo, o seu smartphone.

Para que as diversas soluções de domótica funcionem numa casa, existem sistemas tecnologicamente simples e outros mais avançados. Os sistemas simples pressupõem que haja uma ação concreta (por exemplo, carregar num botão físico ou virtual). Por sua vez, os sistemas avançados incluem sensores e têm a capacidade de interpretar dados e de reagir às circunstâncias em tempo real (por exemplo, ligar o aquecimento automaticamente se a temperatura exterior for inferior a 13 graus).

Situações em que a domótica o pode ajudar

São inúmeras as situações em que a domótica pode ajudar. As mais frequentes são:

Climatização do espaço

É possível ter uma casa mais sustentável e poupar dinheiro se conseguir gerir eficazmente a climatização da sua casa. A domótica é uma grande aliada neste sentido, uma vez que lhe permite programar horários para ativar ou desativar equipamentos de climatização. Desta forma, não há consumo excessivo de energia e os níveis de conforto no interior da habitação são sempre assegurados.

Automação

A domótica permite-lhe também automatizar determinadas tarefas mais rotineiras. Por exemplo, pode definir à hora em que quer que o seu café esteja pronto, e os dias e horas em que o seu aspirador deve começar a aspirar a casa. Esta é outra grande vantagem da domótica, que lhe permite poupar esforço e tempo em tarefas rotineiras mais aborrecidas.

Iluminação

Se saiu de casa e se esqueceu de algumas luzes acesas, o sistema central tratará de apagá-las automaticamente. A domótica ajuda-o, não só a gerir melhor os gastos de eletricidade, mas também a regular a intensidade da luz da sua casa consoante a luminosidade exterior. É possível apagar e acender luzes consoante as divisões que estão a ser usadas, inclusive, por controlo de voz.

Sistema de som

Se a casa inteligente tiver já colunas pré-instaladas é possível, através de um único dispositivo, controlar as faixas, os dispositivos a partir dos quais toca a música, o volume e as divisões em que o sistema de som deve ser ativado.

Segurança

Uma das grandes mais valias da domótica é a prevenção no que diz respeito à segurança da casa e de todos os que nela habitam. Sistemas mais avançados e inteligentes são capazes de detetar, por exemplo, se houver uma fuga de gás, fumo ou uma inundação, emitindo um alerta para as autoridades competentes ou ligando para os números de emergência.

Para além disso, através da utilização sofisticada de câmeras e sensores, estes sistemas também são capazes de alertar as autoridades sempre que forem detetados intrusos na casa.

Comunicação

A comunicação entre os diversos sistemas está bastante facilitada com a domótica. A partir de um único sistema central, o utilizador consegue comunicar e controlar vários aspetos da sua casa. Os assistentes virtuais desempenham aqui um papel importante no que toca à comunicação e à automação. Os dispositivos mais conhecidos e populares são a Siri (da Apple), a Alexa (da gigante Amazon) e o Google Assistant.

Se pretende vender casa, tenha em consideração que a domótica pode ser um ponto a favor no que diz respeito à valorização do seu imóvel. Sobre este tema, poderá também querer ler o artigo Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad