Vai mudar de casa em breve e não tem a certeza se deve ou não contratar uma empresa de mudanças? Neste artigo, vamos listar alguns prós e contras desta decisão, e dar-lhe uma lista com os principais cuidados que deve ter se optar por recorrer a este serviço.
Porquê contratar uma empresa de mudanças?
Decidir se deve ou não contratar uma empresa de mudanças vai depender de inúmeros fatores. Os mais comuns são: a proximidade da casa nova, o orçamento disponível, a própria complexidade da mudança e a sua disponibilidade (ou falta dela) para lidar com o transporte sozinho.
Enquanto que um processo de mudanças Do It Yourself (DIY) tem de certeza as suas vantagens (é mais barato, por exemplo), contratar uma empresa de mudanças irá, por outro lado, dar-lhe o descanso de ter a questão do transporte tratada e tirar-lhe algum peso dos ombros.
Muito dependerá da sua situação. Se é um jovem em início de carreira que tem poucos pertences para transportar e que até consegue pedir a carrinha do amigo emprestada, provavelmente este serviço não será bem empregue. Mas, se tiver uma família numerosa e se a casa nova for longe, este serviço pode fazer muito pelo seu bem-estar e paz de espírito.
Em todo o caso, a decisão será sempre sua.
Se optar por contratar uma empresa de mudanças, estas são as principais recomendações que lhe deixamos.
6 cuidados a ter para escolher uma empresa de mudanças
1- Definir o tipo de serviços que pretende contratar
Antes de começar a contactar empresas e a recolher orçamentos e propostas, é preciso “organizar a casa” e perceber de que tipo de serviço precisa ao certo.
É possível contratar um serviço que faça apenas transporte do ponto A ao ponto B, ou um serviço mais completo que englobe o embalamento, transporte e desembalamento dos seus bens no destino.
Por isso, defina o tipo de serviço de que realmente precisa, para que consiga ser mais assertivo quando chegar a altura de entrar em contacto com empresas de mudanças.
Ler mais: Conselhos úteis para mudar de casa com animais de estimação
2- Recolher referências e ler reviews online
Quando definir o tipo de serviço de que precisa, avance para o trabalho de prospeção, de forma a encontrar as melhores empresas de mudanças.
Uma das formas mais eficazes para conseguir escolher a empresa certa é através das recomendações de amigos ou familiares. Por isso, sugerimos que explore os seus contactos e que aborde as pessoas que mudaram de casa recentemente, de forma a pedir-lhes boas referências.
Se tal não for possível, faça uma tradicional pesquisa na internet, e não se esqueça de ver todas as reviews para tentar perceber como é que foi a experiência de outros clientes com a empresa em questão.
Se reparar que há uma má experiência recorrente com uma empresa em particular, talvez a melhor ideia seja descartá-la da sua lista.
3- Verificar o site da empresa e se cumpre os principais requisitos legais
Mesmo que as recomendações que recebeu tenham sido boas, não abdique de dar uma vista de olhos no site da empresa.
Procure saber um pouco mais sobre ela e os serviços que oferece e, acima de tudo, preste atenção aos termos e condições do serviço e ao número do alvará.
Isto porque a atividade transitária só pode ser exercida por sociedades comerciais devidamente licenciadas pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).
Se tiver algum tipo de dúvidas sobre a legalidade da empresa, a nossa recomendação é que a exclua da sua lista (ainda que os preços possam ser mais competitivos).
4- Conhecer a política da empresa em caso de acidentes ou extravios
Não assuma que tudo vai correr bem porque os imprevistos podem acontecer! Nesse sentido, é importante que perceba junto das empresas de mudanças quais são as suas políticas relativamente a acidentes, extravios ou atrasos na entrega.
Verifique se a empresa em questão tem um seguro válido que cubra eventuais danos aos seus bens, quais são as exclusões e os montantes cobertos.
Sobre este ponto, poderá ainda valer a pena questionar a empresa sobre a possibilidade de fazer um seguro adicional para que fique inteiramente protegido em caso de danos ou extravios.
5- Pedir orçamentos e comparar várias opções
De forma a dar-lhe um orçamento rigoroso, a empresa de transporte deve fazer um inventário preciso de todos os bens. Os orçamentos são normalmente influenciados pelo volume dos objetos, pelo seu peso e pela distância a percorrer. Por isso, para elaborar um orçamento realista, a empresa de mudanças deverá saber exatamente o que vai transportar. Se tal não acontecer, o preço final a pagar pode ser significativamente diferente do orçamento inicial.
Para além disso, um bom orçamento vai sempre pressupor que lhe façam várias perguntas relacionadas com a mercadoria.
E se se tratar de um transporte mais complexo, também poderá ser necessária a deslocação de um profissional ao local, para avaliar o que vai ser transportado.
Nesta altura, não se esqueça de que é importante ter já uma ideia concreta do que quer ou não ver transportado (poderá haver coisas mais frágeis que prefira levar no seu carro). E lembre-se ainda de que todos os orçamentos devem ser formalizados por escrito.
6- Formalizar o serviço através de um contrato
Por fim, deve sempre analisar cuidadosamente todas as cláusulas do contrato de prestação de serviços e, se for necessário, renegociar algum ponto antes da assinatura do mesmo.
Lembre-se de que, caso algo corra menos bem, o contrato vai protegê-lo.
Ler mais: 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída