Poupança de água em casa: 17 dicas que fazem a diferença

Dicas para poupar água em casa

Num ano fortemente marcado pela seca em Portugal e na Europa, nunca se falou tanto em poupança de água.

Segundo o IPMA, 2022 está a ser o ano mais seco dos últimos 100 anos, com uma grande parte do território continental a passar por uma situação de seca severa ou extrema.

Um aparte…sabia que os níveis da seca se medem através do índice PDSI (em inglês, Palmer Drought Severity Índex)? Esta métrica tem em conta a quantidade de precipitação, a temperatura do ar e a quantidade de água disponível no solo. A seca pode ser classificada em fraca, moderada, severa e extrema.

Aparte feito, não há dúvidas de que cabe a cada um de nós ter um papel ativo na redução do consumo de recursos essenciais. E a poupança de água começa, em primeiro lugar…nas nossas casas. Pequenas ações no dia a dia, em conjunto, farão a diferença.

 

Como fazer uma maior poupança de água em casa?

Com alguma disciplina e com atenção redobrada, é realmente simples conseguirmos poupar água em casa.

 

Poupança de água na casa de banho

A casa de banho é, provavelmente, a divisão da casa onde mais água usamos. Por isso, é importante adotar os seguintes hábitos:

 

1. Aproveitar a água fria do banho

Quando liga o chuveiro e espera que saia água quente, porque não recolher a água fria que sai inicialmente da torneira? Desta forma, poderá usá-la para outros propósitos.

 

Dicas para poupar água em casa

2. Tomar duches mais curtos e fechar a água sempre que possível

Preste mais atenção ao tempo que passa a tomar duche e avalie se é realmente necessário. Em média, um duche de 15 minutos com a torneira aberta consome cerca de 180 litros de água. Se fechar a água enquanto se ensaboa e encurtar a duração do duche para apenas 5 minutos, vai conseguir fazer uma poupança de água na ordem dos 60 litros!

 

3. Reduzir a quantidade de água nas descargas do autoclismo

A sanita não é sítio para se ver livre de lixo ou de outro tipo de resíduos. Evite puxar o autoclismo desnecessariamente, porque isso significa alguns litros de água gastos em vão. Por que não aproveitar a água fria que recolheu do chuveiro para as descargas?

 

Dicas para poupar água em casa

4. Lavar os dentes sem abrir a torneira

Sempre que estiver a lavar os dentes, não se esqueça de fechar a torneira enquanto os escova. Pode até recorrer a um pequeno copo com água para uma melhor gestão da quantidade que gasta.

 

5. Utilizar torneiras com redutor de caudal

Esta é uma medida que pode aplicar nas casas de banho, mas também noutras divisões da casa. Os redutores de caudal permitem uma poupança de água na ordem dos 40% e não afetam a pressão com que ela sai.

 

6. Usar produtos cosméticos sólidos

O uso de cosméticos sólidos é definitivamente uma tendência que veio para ficar no que diz respeito à sustentabilidade. Ao optar, por exemplo, por um champô seco em vez de um champô tradicional, não vai ter a necessidade de gastar tanta água com as lavagens de cabelo.

 

Dicas para poupar água em casa

7. Ter atenção às pequenas fugas de água

Ter torneiras com fugas de água e a pingar constantemente pode resultar num desperdício considerável. Sabia que se uma torneira pingar de 5 em 5 segundos, ao fim de 24 horas, isso corresponde a 30 litros de água desperdiçada? Ao fim de um ano, são mais de 10 mil litros de água!

Ler mais: Cerâmica: uma opção eco-friendly para renovar casas antigas

 

Poupança de água na cozinha

A divisão seguinte onde é necessário implementar cuidados adicionais é a cozinha.

 

8. Aproveitar a água dos alimentos

Se deixou algumas leguminosas a demolhar, reserve essa água e utilize-a, por exemplo, para regar as plantas no final do dia. Da mesma forma, se estiver a cozer legumes, não se esqueça de guardar a água da cozedura e de usar esses caldos em preparações futuras. Para além de estar a fazer uma poupança de água significativa, as suas receitas vão ficar ainda mais saborosas.

 

9. Lavar a louça na máquina de lavar

Se não tem máquina de lavar, invista numa. Em média, uma máquina de lavar louça consome cerca de 10 a 14 litros de água por lavagem. Já lavar a louça à mão gasta entre 8 a 12 litros de água por minuto. Feitas as contas, não existe muita margem para dúvidas.

Contudo, se não lhe for possível adquirir uma máquina ou se precisar mesmo de lavar alguma louça à mão, use uma pequena bacia para reter água. No final, aproveite para vertê-la na sanita e para fazer menos uma descarga do autoclismo.

 

Dicas para poupar água em casa

10. Substituir os guardanapos de papel por guardanapos de pano

É certo que os guardanapos de pano terão de ser lavados…com água. Porém, a produção de produtos de polpa de papel consome muito mais água e é, por isso, uma opção menos sustentável.

Ler mais: Descubra como melhorar a eficiência energética da sua casa

 

11. Usar a quantidade de água realmente precisa

Quando cozer legumes, por exemplo, não encha a panela completamente e opte apenas por utilizar a quantidade de água necessária para cobrir os alimentos. Para além da poupança de água, também estará a poupar na fatura do gás ou da eletricidade ao encurtar o tempo necessário para que a água ferva.

 

Dicas para poupar água em casa

Poupança de água na lavandaria

12. Lavar roupa apenas quando a máquina estiver cheia

Resista à tentação de lavar algumas peças de roupa e opte por ligar a máquina de lavar quando ela estiver completamente cheia. Dessa forma, para a mesma quantidade de água, vai ser capaz de lavar mais roupa e de otimizar o consumo.

 

Dicas para poupar água em casa

13. Deixar a roupa a arejar

E saiba ainda que muitas peças, na verdade, nem precisam de ir à máquina de lavar. Se apenas esteve exposto a cheiros intensos, basta que coloque as suas roupas a arejar durante a noite para que os maus odores desapareçam.

 

Poupança de água no exterior

E para quem vive em casas ou moradias com um espaço exterior, é ainda importante ter atenção aos seguintes aspetos:

 

14. Regar as plantas nas horas de menor calor

Se tem uma horta ou algumas plantas no exterior que precisem de rega diária, faça-o ou de manhã, ou ao fim do dia. Se regar o seu jardim nas horas de maior calor, grande parte da água vai acabar por se evaporar.

 

15. Reutilizar água para a rega das plantas

Vá recolhendo água em vários momentos do seu dia (de acordo com as dicas que lhe deixámos acima) e use essa água para regar as suas plantas.

 

Dicas para poupar água em casa

16. Abdicar da lavagem do carro sempre que possível

É certo que a lavagem do carro é importante, mas há alturas do ano em que é quase impossível não ter o carro empoeirado. Por isso, faça uma boa gestão das lavagens que faz ao seu carro e tente abdicar delas sempre que possível.

 

17. Fazer a correta manutenção da piscina

Se tiver uma piscina em casa, é importante não negligenciar a sua correta manutenção, para que a água se mantenha em bom estado por mais tempo. Dessa forma, a necessidade de trocar a água vai ser menor.

Ler mais: Ter casa com piscina: conheça os prós e os contras

 

Dicas para poupar água em casa

Pronto para colocar tudo isto em prática?

Lembre-se de que, pequenas ações que lhe parecem insuficientes, no seu conjunto, poderão ter um impacto significativo na gestão dos recursos naturais comuns. Para além disso, não se esqueça de que os bons hábitos começam em casa, e que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad