Ter casa com piscina: conheça os prós e os contras

Se tem terreno e deseja ter uma casa com piscina, saiba que não é o único. Com os dias a ficarem cada vez maiores e mais quentes, a vontade de cuidarmos do exterior das nossas casas e de fazermos longos convívios no jardim ganha uma nova força.

 

Ter uma casa com piscina é uma das ambições de muitas famílias, mas também pode ser um projeto que levanta muitas dúvidas. Entre escolher o tipo certo de piscina, lidar com o processo de licenciamento e com a própria construção do espaço, motivos não faltam para que qualquer pessoa fique receosa quanto a este passo.

 

Mas, por outro lado, existem aspetos maravilhosos e sem dúvida de que ter uma casa com piscina vai permitir-lhe criar boas memórias com a sua família e com os seus amigos, que vão perdurar por muitos anos.

 

Se está a considerar investir numa piscina (ou comprar uma casa com piscina), leia este artigo e conheça os principais prós e contras:

As principais vantagens de ter uma casa com piscina

É um incentivo ao convívio

Da mesma forma que uma lareira tem o poder mágico de juntar toda a gente à sua volta nos meses mais frios, também uma piscina consegue ser um elemento mágico que reúne quase instantaneamente familiares e amigos.

 

E lembre-se ainda de que ter uma casa com piscina não dispensa uma boa cozinha outdoor por perto para as suas receitas de verão preferidas.

Proporciona relaxamento e permite que se mantenha em forma

Ter uma piscina em casa também lhe permite dar aquele “mergulho de escapadinha” ao fim do dia e relaxar. Nos dias de trabalho mais exigentes e stressantes, não há melhor!

 

Por outro lado, ter uma casa com piscina também pode ser uma boa ideia se o seu objetivo for exercitar-se mais. Alguns minutos de natação diária podem fazer toda a diferença para aumentar o seu nível de bem-estar e de preparação física a médio e longo prazo.

Valoriza o seu imóvel

Se o seu objetivo é vender casa num futuro próximo, ter uma piscina pode efetivamente ser um fator de valorização. Ou se, por outro lado, tem uma casa com piscina num monte Alentejano da qual só desfruta algumas semanas por ano, pode ainda colocá-la no mercado de arrendamento para férias, de forma a tirar alguma rentabilidade do imóvel. De uma maneira ou de outra, uma piscina será sempre um ponto forte para qualquer casa.

 

Ler mais: Casas para férias: como arrendar e rentabilizar o seu imóvel

Refresca-o nas tardes de verão mais quentes

Quantos de nós já não desejámos um mergulho rápido na piscina nos dias de verão mais quentes? Ter uma casa com piscina é um verdadeiro privilégio nos dias de calor intenso e vai permitir-lhe manter-se mais fresco.

As desvantagens e os desafios mais frequentes de uma casa com piscina

Manutenção exigente

Mas atenção porque uma piscina não se mantém com a água translúcida sozinha e obriga a que seja feita uma manutenção regular. Para além disso, a manutenção de piscinas é absolutamente fundamental para prevenir problemas de saúde. Lembre-se: segurança acima de tudo.

 

Os procedimentos normais para cuidar de uma piscina no exterior são:

• Utilizar uma rede para remover folhas e outros elementos da superfície;

• Aspirar a água (existem aspiradores de piscina que sugam a água, filtram a sujidade e expelem a água limpa de volta para a piscina);

• Desinfetar e tratar a água (medir o PH e aplicar os produtos químicos certos).

 

Se não tem experiência com a manutenção de piscinas, informe-se bem e estude antes de decidir investir numa piscina para a sua casa. Ou então recorra a uma empresa qualificada que preste os serviços de manutenção de que precisa.

Custos extra

Por muito bom e gratificante que seja, ter uma casa com piscina é sempre sinónimo de despesas extra. Falamos não apenas das despesas inerentes à construção ou montagem da piscina, mas também das despesas relacionadas com a sua manutenção (e aquecimento, se for o caso).

 

É necessário que faça bem as contas e que estude diferentes orçamentos para decidir se é um projeto que consegue encaixar no seu orçamento familiar.

 

A boa notícia é que os avanços tecnológicos e os novos materiais têm evoluído e, hoje em dia, construir uma piscina é muito mais económico do que há alguns anos atrás.

 

Ainda relativamente ao fator custo – e se está em pleno processo de procurar uma casa para comprar – considere comprar casa com piscina em vez de uma casa com espaço para construir uma. Feitas bem as contas, pode compensar.

Sazonalidade na sua utilização

A menos que seja uma espécie de Wim Hof ou que tenha uma piscina interior, é inevitável que não consiga desfrutar da sua piscina durante todo o ano.

Exige cuidados redobrados com crianças e animais de estimação

Ter uma casa com piscina significa ainda ter cuidados redobrados com crianças e animais de estimação. Assim, invista em equipamento para aumentar os níveis de segurança da sua piscina (falamos de, por exemplo, proteções de ralos ou de vedações para limitar a zona de acesso), ensine os seus filhos a nadar e nunca os deixe sozinhos na zona da piscina. São algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

Maior consumo de água

Lembre-se ainda de que ter uma casa com piscina vai implicar sempre um maior consumo de água. Não obstante, existem várias maneiras de economizar a utilização da água das piscinas e a correta manutenção é apenas uma delas.

Casa com piscina: sim ou não?

Após pesar bem todos os prós e contras, tome uma decisão fundamentada. Se optar por construir uma piscina em sua casa, a nossa sugestão é que recorra a profissionais capacitados que lhe expliquem todos os passos do processo – desde a escolha dos materiais, ao formato da piscina, e aos aspetos mais burocráticos.

 

Se, por outro lado, estiver a considerar comprar casa com piscina, não deixe de ver todos os imóveis com piscina que fazem parte do portefólio da iad Portugal.

 

 

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad