Ideias para o dia da mãe: saiba como preparar a sua casa

O dia em que prestamos uma homenagem especial às nossas mães aproxima-se e, por isso, não podíamos deixar de lhe dar algumas ideias para o dia da mãe, para que possa celebrar este momento especial em família, no conforto da sua casa.

Entre atividades, dicas de decoração e ideias de presentes para o dia da mãe, neste artigo, vai encontrar diversas sugestões. Use a imaginação e surpreenda!

Ideias para o dia da mãe: atividades para fazer em casa

Os bons momentos passados com a sua mãe e as boas memórias são um dos melhores presentes que pode oferecer. Por isso, porque não apostar em atividades especiais para o dia da mãe?

Entre as mais populares ideias para o dia da mãe estão as atividades que já há tanto tempo desejam fazer em conjunto, mas que o tempo nunca permite. Por isso, bloqueie esta data especial no seu calendário e passe o dia com a sua mãe da melhor forma.

Preparem a sua receita preferida juntos

As cozinhas são, cada vez mais, um espaço de convívio importante em qualquer casa. Aliás, é por isso que o conceito open space tem vindo a marcar as tendências do design de interiores, eliminando as barreiras físicas (paredes) e facilitando o convívio entre todas as pessoas.

Se a sua mãe é apaixonada por culinária e se passar tempo na cozinha não é um problema, aqui está uma das melhores ideias para o dia da mãe.

Passem tempo em conjunto na cozinha a preparar a sua receita favorita ou a explorar as receitas novas que há tanto tempo estão na lista. Este será, certamente, um momento especial e uma bonita forma de celebrar o dia da mãe.

Ajude a sua mãe com as tarefas pendentes

Está a ver o canteiro que há meses que precisa de manutenção, ou a caixa de correio que precisa de ser pintada?

Em todas as casas existem sempre tarefas que, por algum motivo, vão ficando para trás. Inconscientemente, estas pequenas tarefas acumulam-se e podem tornar-se um verdadeiro fator de stress e de desconforto.

Por esse motivo, porque não ajudar a sua mãe com algumas das tarefas da sua lista? Pode parecer uma forma de celebração ligeiramente aborrecida mas, de certeza, que vai ser um gesto especial e muito importante para ela.

Proporcione momentos de autoestima e cuidado pessoal

Se não tem dinheiro para pagar um tratamento de spa ou uma ida ao salão de beleza à sua mãe, sugerimos que proporcione um momento de autoestima e cuidado pessoal… em casa.

Transforme a casa de banho num verdadeiro spa e prepare um ritual de relaxamento único. Use velas, sais de banho, toalhas fofas e óleos essenciais e ofereça um momento de puro prazer à sua mãe.

Pode ainda (se tiver jeito) ajudá-la com a manicure ou com o cabelo, para que ela se sinta cuidada, verdadeiramente bonita e especial neste dia.

Surpreenda com um acolhedor almoço em família

Se passou toda a manhã com a sua mãe na cozinha a preparar aquela receita especial, agora é hora de convidar toda a família ou os amigos mais próximos para celebrarem o dia da mãe em conjunto.

Aposte na decoração e nos pequenos detalhes. Boa comida, uma bonita mesa e as pessoas de quem mais gostamos reunidas e este será, sem dúvida, um dia memorável.

Ler mais: As melhores ideias para decorar salas pequenas

Prepare uma playlist

E se a sua mãe é uma fã declarada dos ABBA ou do Rod Stewart, este é o dia para ouvirem as suas músicas preferidas.

Crie uma playlist personalizada com as suas canções preferidas e com os principais hits da sua juventude. Pode, inclusive, fazer uma playlist colaborativa no Spotify e convidar outros familiares ou amigos a participarem.

Tire o pó às colunas, coloque o volume no máximo, cante e dance com a sua mãe. Ela vai, certamente, adorar e divertir-se bastante.

Aposte numa tarde de cinema em família

Se o dia estiver chuvoso ou pouco convidativo lá fora, ideias para o dia da mãe dentro de casa não faltam.

Prepare a sala e transforme-a numa sala de cinema. Junte a família e revejam juntos as comédias românticas preferidas da sua mãe. Não se esqueça das pipocas!

Organize as fotografias de família

Organizar fotografias e álbuns é uma das melhores formas de recordar os bons momentos e de trocar umas boas gargalhadas. Se a sua mãe tem uma pilha de fotografias para organizar, o dia da mãe é uma boa altura para ajudá-la com essa tarefa.

Ideias para o dia da mãe: a decoração essencial que não pode faltar

Arranjos florais

Que não faltem flores num dia tão especial como o dia da mãe. Para além de cor e alegria, o aroma a flores frescas é um elemento que traz boa energia a todo o espaço.

Aproveite a primavera e colha flores silvestres típicas da sua região. Espalhe diversos vasos pela casa e tenha especial atenção ao centro da mesa de jantar.

Para além do seu efeito decorativo, algumas plantas têm ainda uma função purificadora do ar. Saiba mais sobre este tema no artigo As melhores plantas para purificar o ar da sua casa.

Pendure uma coroa de dia da mãe na porta de entrada

Assinale o dia da mãe com uma coroa de boas vindas na porta de entrada. Use flores secas, frescas ou apenas alguns verdes.

Aposte na decoração da sala de jantar

Não se esqueça da decoração alusiva ao dia da mãe, especialmente na sala de jantar. Entre flores, balões, fotografias expostas, ou bolos e sobremesas que são autênticos elementos decorativos, as opções são muitas para tornar esta divisão especial.

Para o almoço em família, sugerimos que faça um bonito centro de mesa com flores e velas e dê uso àquele serviço de loiça especial. Pode ainda apostar em acessórios complementares como, por exemplo, argolas de guardanapos, para conseguir um set decorativo à altura.

Ler mais: As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel

Algumas ideias de presentes para o dia da mãe

Por fim, para além da sugestão de atividades e de decoração para o dia da mãe, deixamos-lhe também algumas sugestões de presentes que poderá querer oferecer.

Se a sua mãe fantasia há tanto tempo com aquele relógio ou com aquele par de brincos, pode ser uma boa altura para surpreendê-la. Mas, se estiver sem ideias, aqui ficam algumas opções que pode querer considerar:

Workshops personalizados em casa

Liste as atividades preferidas da sua mãe e surpreenda-a com um workshop personalizado em casa.

Se a sua mãe pratica yoga, pode oferecer-lhe uma aula especial no seu jardim. Se a culinária é uma paixão, também é possível contratar um chef e oferecer-lhe, por exemplo, um workshop de sushi em casa.

Ou, por outro lado, se a sua mãe é uma pessoa dada às artes, considere a pintura ou a cerâmica como ideias a explorar.

Algo feito por si

As coisas feitas à mão são as que melhor refletem a nossa dedicação e carinho. Por isso, se está sem ideias para o dia da mãe, considere oferecer algo feito por si.

Pode ser, por exemplo, uma caixa de chocolates caseiros, uma peça de macramé, uma almofada bordada, um porta-chaves de cerâmica, etc. Tudo dependerá do seu jeito para o ofício e, claro, do tempo que tiver disponível.

Um jardim de ervas aromáticas

Dê um novo ar à cozinha ou à varanda da sua mãe e pondere oferecer-lhe um jardim vertical de ervas aromáticas, que ela possa utilizar nos seus cozinhados.

Escolha as ervas aromáticas preferidas da sua mãe e cultive-as. Esta é uma ideia económica, original e utilitária, que não vai passar despercebida.

Peça decorativas ou plantas de interior

Pode ainda optar por ser mais tradicional e oferecer, por exemplo, uma peça decorativa ou uma planta de interior. Se existe algo em particular que está na lista de desejos da sua mãe há algum tempo, considere surpreendê-la neste dia. Se não for esse o caso, um vaso, um prato de serviço, uma planta de interior, uma pequena escultura ou um quadro, também são boas opções.

Lembre-se de que a decoração é um dos principais elementos de valorização de um imóvel, e faz com que todas as pessoas se sintam melhores em casa.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad