Vai comprar casa pela primeira vez? Siga estas dicas

dicas comprar cada pela primeira vez

Comprar casa pode ser um processo verdadeiramente desafiante, especialmente para quem o faz pela primeira vez. Existem vários passos, várias entidades envolvidas e a linha cronológica dos acontecimentos nem sempre é clara.

Isto para não falar dos custos envolvidos e das surpresas inesperadas que, por vezes, aparecem pelo caminho e teimam em estragar os planos.

Para que este processo seja o mais tranquilo possível para os primeiros compradores de casa, neste artigo, vamos deixar-lhe algumas dicas essenciais que vale a pena conhecer.

 

Antes de comprar casa, trace um plano financeiro

Antes sequer de dar início ao processo de comprar casa é importante garantir que tem as condições financeiras para tal. Comprar um imóvel implica custos iniciais elevados e, para muitos, trata-se do investimento mais importante das suas vidas. Por isso, é importante que o seu plano financeiro seja, acima de tudo, realista.

 

dicas comprar cada pela primeira vez

1. Crie um fundo de emergência

Surpresas, imprevistos e derrapagens no orçamento vão muito provavelmente acontecer. E se comprar um imóvel usado, esta probabilidade aumenta consideravelmente. Por isso, não abdique de criar um fundo de maneio para situações de emergência. Pode começar por colocar de lado, por exemplo, 1% do valor do imóvel todos os anos para evitar ter de recorrer a créditos sempre que a sua máquina de lavar avariar ou a caldeira deixar de funcionar.

 

2. Estabilize a sua situação profissional

Se estava a pensar mudar de emprego, tirar um período sabático ou lançar-se numa nova aventura, saiba que tudo isso pode dificultar o seu acesso a boas condições para um crédito habitação.

As entidades bancárias gostam de ter clientes com um histórico de rentabilidade estável e seguro, e que consigam cumprir todas as suas obrigações fiscais. É por isso que, normalmente, empregos estáveis e contratos efetivos são vistos com bons olhos.

 

dicas comprar cada pela primeira vez

3. Certifique-se de que os fundos vão estar disponíveis para a entrada

Se vai comprar casa, existem custos iniciais elevados que exigem um investimento inicial significativo. Muitas pessoas recorrem a empréstimos de família, de amigos ou a créditos pessoais para a entrada da casa. Independentemente da forma como tem acesso ao dinheiro, garanta que, na data de assinatura do contrato de promessa de compra e venda, os fundos vão estar acessíveis para cobrir os custos da transação. Da mesma forma, se contrair um crédito habitação deve certificar-se de que os fundos para a entrada estão igualmente acessíveis.

Ler mais: Custos inerentes à compra de um imóvel

 

4. Seja rigoroso com as suas finanças

A poupança não termina no momento em que consegue juntar dinheiro para a entrada da casa. É importante que continue a ser rigoroso e cumpridor no que diz respeito às suas obrigações fiscais. Se no futuro quiser renegociar o seu crédito habitação com o banco, vai ser benéfico ter um historial que abone a seu favor. Evite contrair demasiados créditos, pague todas as mensalidades a tempo e horas e vá amortizando pequenas parcelas do seu empréstimo ao longo do tempo. A longo prazo, isto pode ser uma grande vantagem.

5. Inclua os custos de mudar de casa no seu plano de despesas

Muitos compradores, especialmente aqueles que vão comprar casa pela primeira vez, esquecem-se de que os custos de mudar de casa podem pesar e estragar os cálculos. Por isso, se recorrer a empresas de transporte, peça cotações com antecedência de forma a não ter surpresas menos agradáveis.

Ler mais: 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída

 

dicas comprar cada pela primeira vez

Como conseguir comprar casa certa?

Comprar casa pela primeira vez é uma decisão tão importante que pode até ser, de alguma forma, um pouco assustadora. Para conseguir afinar a sua procura de casa e optar pelo imóvel certo, sugerimos que:

 

1. Confie o seu projeto a um agente imobiliário

Já muito falámos da importância de recorrer a um agente imobiliário. Procure um profissional da sua confiança e fale-lhe do tipo de casa que procura, da zona geográfica pretendida, das suas condições financeiras, dos seus objetivos… e deixe a magia acontecer. Estes profissionais, para além de terem um conhecimento especializado e local, dispõem ainda de uma rede de contactos vasta, assim como de várias parcerias das quais pode beneficiar (com notários, intermediários de crédito, etc.).

 

dicas comprar cada pela primeira vez

2. Estude as suas necessidades com antecedência

Antes de falar com um agente imobiliário ou de começar o trabalho de prospeção para comprar casa, é importante definir algumas coisas importantes.

• Onde considera viver: quão disposto está a fazer aqueles quilómetros extra para ir para o escritório todos os dias? É preferível pagar um pouco mais para viver no centro da cidade? Tente dar resposta a estas e outras questões e, se comprar casa for uma decisão conjunta, discuta todos os aspetos com as pessoas envolvidas.

• Qual é o seu objetivo com a compra do imóvel: é uma compra a longo prazo para a família que quer constituir no futuro? Ou pretende comprar casa e transformá-la numa unidade de alojamento local, de forma a ganhar um dinheiro extra em época alta? Defina as suas necessidades e trace um propósito claro para o imóvel.

Ler mais: Casas para férias: como arrendar e rentabilizar o seu imóvel

 

Dicas para o processo de compra do imóvel

Após pesquisar a oferta existente no mercado e encontrar o imóvel dos seus sonhos, é ainda fundamental que:

 

dicas comprar cada pela primeira vez

1. Não abdique de uma vistoria técnica ao imóvel

As vistorias técnicas são um diagnóstico técnico e rigoroso feito por especialistas. Elas permitem conhecer aprofundadamente todas as anomalias e patologias de um dado imóvel. Assim, se houver a mínima suspeita de que há problemas no imóvel em questão, a inspeção técnica consegue identificar quais são e as áreas de intervenção que precisam de ser acionadas.

Se optar por comprar casa em segunda mão, é ainda mais importante que não prescinda deste serviço. Só assim conseguirá ter uma imagem real do que se passa no imóvel e prever todos os potenciais custos com a sua reabilitação ou renovação.

 

2. Esteja preparado para avançar com uma oferta rapidamente

Por fim, de nada vale seguir todas estas dicas à risca se, quando a oportunidade surgir, não estiver preparado para fazer uma proposta rapidamente.

O mercado imobiliário português tem-se mantido bastante dinâmico e, por isso, as boas oportunidades não ficam disponíveis para sempre. Assim que encontrar o imóvel certo, deve estar em condições para fazer uma proposta e agarrar a oportunidade tão cedo quanto possível. É por isso que o planeamento financeiro é, aqui, a chave.

Por fim, se estiver à procura de comprar casa pela primeira vez, não hesite em ver a oferta disponível no portefólio da iad Portugal ou a entrar em contacto com um dos nossos agentes imobiliários.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad