É o desejo de muitos portugueses comprar a sua própria casa. E, da oferta presente no mercado, os imóveis da banca podem ser uma opção a considerar.
Estes imóveis podem apresentar pontos positivos e negativos para quem os deseja adquirir e, além disso, nem sempre os irá encontrar nos portais imobiliários comuns.
Por isso, para que fique melhor esclarecido, vamos explicar-lhe neste artigo o que são os imóveis da banca e os prós e contras da aquisição de um.
Leia mais: iad continua a ganhar relevância no panorama da mediação imobiliária em Portugal
O que são imóveis da banca?
Imóveis da banca são, assim como indica o nome, propriedades pertencentes a uma instituição financeira, geralmente, aos bancos.
Tal acontece porque, quando um banco realiza um empréstimo a um cliente para que este compre uma casa ou outro tipo de imóvel, a propriedade fica como garantia.
Dessa forma, caso o cliente não consiga pagar o empréstimo, a instituição fica com o imóvel, podendo penhorá-lo para compensar a perda obtida com o financiamento. Além disso, como o banco é livre para realizar a gestão do seu património imobiliário, os imóveis penhorados podem ser colocados novamente no mercado.
Estas propriedades podem estar disponíveis para compra em sites tradicionais imobiliários, mas também em plataformas das próprias instituições, que acaba por ser o cenário mais comum.
Pontos positivos
Um dos pontos positivos de comprar imóveis da banca é o preço, que pode ser potencialmente mais baixo do que os disponíveis no mercado. Estes imóveis, resultados de uma garantia (execução hipotecária ou do financiamento não pago), poderão ter valores mais baixos. Isso permite, geralmente, que os compradores adquiram propriedades a preços mais acessíveis.
Quem compra imóveis da banca, também pode conseguir condições financeiras que sejam mais vantajosas que o crédito à habitação tradicional. Dependendo do banco, será até possível conseguir um financiamento de 100%, ou com outras vantagens.
Além disso, com os custos reduzidos, estes imóveis também podem representar boas oportunidades de investimento. Comprar propriedades da banca pode ser uma forma de adquirir imóveis para revenda ou arrendamento, alcançando um bom retorno financeiro.
Por outro lado, as transações de imóveis da banca também podem ser mais rápidas do que as tradicionais, o que pode ser uma grande vantagem para quem procura celeridade no negócio.
Leia mais: É possível vender um imóvel arrendado?
Pontos negativos
Apesar de comprar imóveis da banca ter os seus prós, há certas condicionantes que podem ser negativas e afastar as pessoas dessa decisão. Um dos pontos negativos é o estado de conservação do imóvel.
Muitas vezes, não é possível inspecionar, por completo, a propriedade antes da compra. Tal, pode implicar custos adicionais significativos para o comprador, utilizados em reparos ou reformas, dependendo das condições do imóvel.
Além disso, os bancos têm uma carteira de imóveis mais limitada, uma vez que só podem comercializar o que tiverem no seu portfólio. Por isso, pode não haver uma variedade tão extensa de propriedades.
Outra desvantagem é a possibilidade de prestações mais altas, uma vez que, ao optar por um financiamento a 100%, tal vai refletir-se na prestação mensal que terá que pagar.
Comprar imóveis à banca tem os seus prós e contras. Caso pense em proceder à transação, avalie todas as condições presentes. Apenas informado conseguirá avançar seguro da sua decisão.