Fatores que influenciam o preço de uma casa

Muito provavelmente já reparou que o mesmo imóvel pode custar três vezes mais num local central do que numa zona de baixa procura. O preço de uma casa não é determinado apenas pelas suas características (metros quadrados, quartos, número de casas de banho…). No mercado imobiliário, o valor de um imóvel pode variar significativamente devido a uma extensa lista de fatores.

A iad Portugal apresenta neste artigo os 10 fatores mais relevantes que afetam o valor de um imóvel no mercado e indicamos a fórmula mais adequada para definir o preço certo de uma casa.

 

10 fatores que determinam o preço de uma casa

A localização, a densidade da procura e da oferta de apartamentos na zona, o estado do imóvel e a sua idade… Afinal, quais são os fatores que fazem subir ou descer o preço de uma casa?

Confira neste artigo as 10 causas que mais influenciam o preço de uma casa.

1. A localização do imóvel

Este é o fator mais importante na definição do preço de uma casa para venda. Um apartamento para venda não terá o mesmo valor se estiver localizado no centro da cidade, rodeado de serviços, escolas e zonas comerciais, do que se estiver localizado numa zona suburbana.

2. A relação entre a oferta e a procura na zona

Há zonas onde a procura é elevada, mas a oferta é reduzida. Nos bairros onde a procura excede a oferta, por exemplo, originam-se fortes subidas de preços. Por outro lado, nas zonas de baixa atividade, onde há excesso de oferta, os preços tendem a manter-se baixos ou a baixar.

3. A antiguidade do imóvel

Já sabe que os imóveis construídos de raiz têm um preço mais elevado do que os imóveis usados, pelo que quanto mais antigo for o imóvel, mais baixo será o seu valor.

Os compradores consideram que os imóveis mais antigos requerem mais manutenção e obras de renovação, o que afeta diretamente o preço. Em contrapartida, os imóveis mais recentes ou com renovações recentes são avaliados de forma mais positiva e, em geral, são alvo de procura.

4. O tamanho e o estado do imóvel

O número de divisões, os metros quadrados, o número de casas de banho e o estado do interior do imóvel são fatores altamente decisivos para a fixação do preço de um imóvel.

Como é lógico, os imóveis maiores e em melhor estado de conservação serão mais valorizados do que as casas a remodelar ou de dimensões mais reduzidas.

Quer vender o seu imóvel?
Quer vender o seu imóvel?

Faça uma estimativa gratuita em apenas 2 minutos

Estimar o valor do imóvel

5. As qualidades dos materiais

A qualidade e o estado das janelas, o facto de o imóvel ter ou não um duche resguardado, os materiais de construção utilizados na construção, os acabamentos… Todos estes elementos têm uma influência significativa no valor de um imóvel.

6. A disposição do imóvel

Consoante a orientação de cada imóvel, há mais ou menos horas de sol, o que determina o custo das faturas e o conforto da habitação.

De facto, a orientação de um imóvel é um fator determinante na procura. É por isso que as casas viradas a sul são normalmente as mais valorizadas, onde a luz solar e a eficiência energética são mais importantes e, por isso, ajudam a determinar o preço de uma casa.

7. A altura do piso (rés do chão, sótão...)

Os apartamentos com vista situados nos pisos mais altos tendem a ser os mais procurados. As penthouses, em particular, tendem a ter terraços privados e maior privacidade.

Os apartamentos no rés do chão, embora também possam incluir os seus próprios pátios ou jardins, tendem a ser mais baratos em comparação com os apartamentos de cobertura.

8. Elevador no imóvel

A presença de um elevador é particularmente relevante em edifícios com vários andares. De facto, um imóvel com elevador tem um valor de mercado significativamente mais elevado. De acordo com uma análise efetuada pela Urban Data Analytics, a ausência de um elevador desvaloriza um imóvel até 40%.

9. A eficiência energética de um imóvel

Num contexto em que nos preocupamos cada vez mais com o ambiente e a utilização eficiente da energia, a oferta de habitações com sistemas e elementos que favorecem a eficiência energética está a tornar-se cada vez mais importante para a procura.

10. Instalações (aquecimento, ar condicionado...)

Além disso, as instalações e os sistemas que proporcionam conforto no interior do imóvel também têm um impacto direto no preço de um imóvel. O aquecimento, o ar condicionado, os sistemas de segurança e os sistemas de domótica podem determinar e justificar um preço de venda mais elevado.

Comprar, vender ou arrendar?
Comprar, vender ou arrendar?

Beneficie do acompanhamento do consultor iad mais perto de si

Encontrar um consultor

Como definir um preço de venda em conformidade com o mercado?

Agora que conhece as chaves para determinar o preço de uma casa, por onde começar a definir o valor certo para o seu imóvel?

Delegue esta tarefa a um consultor imobiliário independente da iad, especialista na sua zona. Este profissional oferecer-lhe-á o seu serviço de avaliação imobiliária, ajudando-o a estabelecer a melhor estratégia de preço para o seu imóvel à venda.

Para isso, realizará um estudo de mercado para analisar os preços de venda de imóveis semelhantes na mesma zona, avaliará as características específicas do seu imóvel e determinará o preço mais adequado para vender a sua casa ao melhor preço e no menor tempo possível.

Ler mais: Quanto vale a minha casa? A importância de estimar o seu valor

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad