As melhores aplicações para renovar casas

Renovar casas é uma prática cada vez mais comum, principalmente numa realidade imobiliária que se caracteriza pela existência de uma grande percentagem de imóveis usados para venda.

Na impossibilidade de construírem casa própria ou de comprarem um imóvel novo, cada vez mais pessoas optam por comprar casas para reabilitar e, com a ajuda ou não de profissionais, lançam-se na aventura de renovar o imóvel em questão.

Independente do tipo de renovação em causa – que pode ser parcial ou integral – saiba que existem algumas aplicações móveis que podem ser uma excelente ajuda no que toca a gerir, planear, desenhar ou até mesmo ajudar a visualizar o resultado final.

Se é um “DIYer”, um profissional ou alguém que está a braços com uma renovação de interiores a título individual, este artigo é para si. Conheça algumas das aplicações mais populares para renovar casas e saiba como otimizar todo o processo e valorizar o seu imóvel mais rapidamente.

Renovar casas não tem de ser um pesadelo...

Houzz

Esta é uma das apps mais populares que oferece uma experiência 360° ao utilizador e que lhe permite explorar diversas ideias de decoração. Com o Houzz, pode trabalhar nos seus próprios projetos, comprar peças ou outros produtos de decoração diretamente na app e até contratar serviços a profissionais de diversas áreas (pintores, picheleiros, eletricistas, etc.).

Por tudo isto, o Houzz é uma das aplicações mais populares e versáteis para renovar casas, que lhe permite ainda trocar ideias e impressões com outros utilizadores da app.

Esta aplicação está bastante bem classificada pelos utilizadores, é de utilização gratuita, tem uma funcionalidade de visualização 3D bastante interessante e está disponível na App Store, Google Play e Amazon Appstore.

Magicplan

O Magicplan é uma aplicação mais conhecida entre profissionais (arquitetos, designers de interiores, empreiteiros e também consultores imobiliários) mas de grande utilidade também para todas as pessoas que tenham a árdua tarefa de renovar casas a título pessoal.

Esta aplicação permite criar plantas de imóveis (2D e 3D) e exportá-las em formato PDF. Se está a pensar renovar ou redesenhar uma divisão da sua casa, ou se simplesmente considera mudar a disposição da mobília, com o Magicplan consegue fazer todas as medições e simulações de que precisa.

Isto faz com que, na hora de comprar mobília, consiga escolher as peças com o tamanho exato para aquele canto apertado e exigente.

Ler mais: As melhores ideias para decorar salas pequenas

Home Design 3D

Esta é uma aplicação destinada à decoração de interiores que tem a vantagem de ser compatível com múltiplos dispositivos: pode usá-la no telemóvel, tablet e também no computador. Segundo as avaliações de vários utilizadores, esta app é muito intuitiva e de fácil utilização.

Com esta aplicação, pode desenhar qualquer divisão da sua casa e criar planos 2D e 3D. Pode ainda adicionar algumas peças de mobília ou de decoração, projetar a sua criação através de tecnologia de visualização 3D em tempo real, e fazer a impressão dos seus projetos 3D.

E se quiser pedir uma segunda opinião a alguém, através da app, é ainda possível partilhar o projeto com outras pessoas, mesmo que elas não utilizem a aplicação.

iScape

Para os entusiastas de jardinagem e espaços outdoor (ou para simplesmente quem quer tirar melhor proveito do seu jardim ou alpendre) a aplicação iScape vai ser uma grande ajuda na melhoria paisagística de todo o espaço.

O iScape permite visualizar e planear um projeto outdoor e até comprar alguns elementos essenciais. Para que tenha uma melhor perceção de como o seu jardim vai ficar no final, esta aplicação incorpora ainda tecnologia de realidade aumentada que lhe permite ver a projeção do projeto no seu espaço.

Com esta aplicação pode escolher as melhores árvores e plantas para o seu jardim, assim como mobiliário de exterior e outros elementos decorativos. Se já está a pensar em preparar o seu jardim para as churrascadas de verão, não hesite em testar esta app.

Ler mais: As melhores plantas para purificar o ar da sua casa

Apesar de ser uma das aplicações mais populares para projetos de landscaping, o iScape apenas está disponível para dispositivos iOS.

Amikasa

A Amikasa é outra aplicação à qual pode recorrer para construir, decorar ou renovar os seus interiores. Pode usar elementos tais como mobília, diferentes tipos de pavimentos e cores de parede.

A parte interessante sobre esta aplicação é que ela permite-lhe comprar peças de algumas marcas reais e conhecidas, diretamente na app. De fácil utilização (note-se que a Amikasa já ganhou o prémio Webby Award para iOS e Android), através desta app poderá ainda fazer uma visita virtual às várias divisões da casa, para ter uma ideia real do projeto que desenvolveu. Como se tudo isto não bastasse, pode ainda recolher as opiniões dos seus amigos virtuais, ao partilhar o seu projeto de interiores nas redes sociais.

Home Harmony

Esta app é dedicada a colorir as paredes das várias divisões da sua casa. Faça upload de uma fotografia e, a partir daí, comece o teste virtual e estude diferentes opções de cores para os seus interiores.

Mas a melhor parte desta aplicação é que ela tem uma funcionalidade que permite ajustar a luminosidade do espaço (natural e artificial), de forma a simular como uma determinada cor faz parecer o espaço com diferentes tons e intensidades de luz.

Ler mais: As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel

Room Planner

Esta aplicação permite-lhe também criar um conceito para o seu espaço e testá-lo num ambiente virtual para ver como fica. Pode escolher algumas das suas peças de interiores preferidas, de marcas reais e conhecidas, mudar qualquer elemento do projeto e partilhá-lo com os seus amigos e a sua família.

E se começar uma visão do zero for demasiado difícil para si, pode optar antes por escolher um projeto pré-existente (desenvolvido por profissionais) e adaptá-lo ao seu espaço. Todos os aspetos são customizáveis.

Esta aplicação tem diversos temas destinados à sala, quarto, cozinha, casa de banho e muitas outras divisões.

Com todas estas ferramentas, recursos não faltam para valorizar o seu imóvel e para criar a casa com que sempre sonhou.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad