Decoração de Páscoa: 11 ideias simples para a sua casa

A Páscoa está aí à porta e, nesta altura, já muitas pessoas começam a pensar na decoração de Páscoa mais adequada para as suas casas. Ainda que seja um evento do calendário cristão, muitas famílias não deixam de festejar esta altura do ano, como forma de dar as boas-vindas aos dias mais solarengos, quentes e coloridos.

Se, por exemplo, comprou ou mudou de casa recentemente, veja a Páscoa como a oportunidade perfeita para convidar a sua família e os seus amigos a conhecerem o seu novo espaço.

A decoração de Páscoa não precisa necessariamente de ser dispendiosa. Existem inúmeros truques e ideias de decoração que pode implementar com relativa facilidade, recorrendo a pequenos projetos DIY ou incorporando elementos naturais no seu set.

Neste artigo, vamos deixar-lhe algumas das ideias de decoração de Páscoa mais inspiradoras, para que possa celebrar esta altura do ano em grande estilo, no conforto da sua casa.

Ideias de decoração de Páscoa para celebrar a quadra em família

Desengane-se se pensa que a decoração de Páscoa está reservada apenas à área interior da sua casa. Surpreenda os seus convidados com alguns elementos decorativos à porta e deixe-os curiosos para ver o que se segue. Aqui ficam algumas ideias:

1. Pendure uma coroa de flores e verdes na porta de entrada

Não há melhor forma para criar uma primeira boa impressão do que uma bonita coroa de flores coloridas pendurada na porta. Para este projeto, não precisa de gastar demasiado dinheiro. Dependendo da zona geográfica onde vive, faça uso das flores naturais que crescem na sua zona (opte pelas mais coloridas para aquele efeito wow) e faça a sua própria coroa de flores. Esta é, inclusive, uma boa atividade que pode fazer em família. Os mais pequenos vão adorar.

2. Coloque vasos de flores e cestos de ovos junto à porta de entrada

Pode também melhorar a decoração da sua entrada com, por exemplo, um bonito vaso de tulipas ou com um cesto de ovos de Páscoa, pintados pelos mais novos.

3. Ofereça pequenas lembranças aos amigos e à família

Se vai ter um almoço entre família ou amigos, e se quer que os seus convidados fiquem com uma pequena recordação de um momento tão bem passado, pode apostar em pequenas lembranças para oferecer. Marcadores de livros, argolas para guardanapos, origamis ou até um pequeno ovo de Páscoa pintado com o nome de cada pessoa, são alguns exemplos. Exiba estas pequenas lembranças na mesa de jantar para uma verdadeira decoração de Páscoa.

4. Aposte nos centros de mesa

Como qualquer época festiva, também a Páscoa é propícia a almoços e refeições mais especiais. Seja ao ar livre ou dentro de casa, uma boa decoração de Páscoa não dispensa um centro de mesa à altura. Invista neste elemento uma vez que ele é um dos protagonistas de toda a decoração. Use elementos naturais tais como, flores, troncos ou pedaços de ramos. Incorpore algumas amêndoas ou ovos de cerâmica, bastantes verdes e também velas.

5. Surpreenda com a decoração das cadeiras de jantar

Pode ainda decorar as cadeiras individuais de cada convidado com um pequeno ovo de Páscoa suspenso, por exemplo. Use ovos já decorados e, através de fitas, pendure-os nas costas das cadeiras.

Ler mais: As melhores ideias para decorar salas pequenas

6. Não se esqueça das argolas para guardanapos

Ainda seguindo a lógica da decoração da mesa de Páscoa, sugerimos também que use argolas para guardanapos alusivas a esta quadra festiva.

Uma das ideias de decoração mais populares é usar vimes ou ramos secos, entrelaçá-los, e fazer com eles uma argola para os guardanapos.

Se este for um projeto demasiado ambicioso ou demorado para si, pode optar simplesmente por atar um pequeno ramo de oliveira ao guardanapo, com uma fita de juta. Um projeto bem simples, mas visualmente impactante.

7. Amêndoas e ovos de Páscoa (para comer, mas também para decorar)

Se é daquelas pessoas que, na altura da Páscoa, vê a sua casa inundada por amêndoas, ovos e coelhos de chocolate, temos outra sugestão para si: incorpore esses elementos na sua decoração. Algumas amêndoas e ovos de Páscoa são verdadeiramente bonitos (tanto que, às vezes, até dá pena comê-los). Por isso, sugerimos que use pratos ou jarros transparentes e que espalhe os doces por vários pontos da casa, a título decorativo.

8. Faça origamis

Esta é outra ideia que, para além de ser um bom mote decorativo, é uma excelente atividade para fazer em família, especialmente com as crianças. A arte dos origamis já é antiga e, com uma boa dose de paciência e empenho, é possível representar praticamente todas as figuras que possamos imaginar. Para a sua decoração de Páscoa, sugerimos que faça origamis em forma de coelho com os guardanapos, bases para colocar os ovos de Páscoa, ou peças decorativas que possam ser penduradas.

9. Empratamento e sobremesas decoradas

Partindo do pressuposto que vai fazer um almoço ou jantar de Páscoa especial entre família e amigos, sugerimos ainda que também o empratamento seja alusivo à quadra.

Faça uso dos serviços de mesa mais especiais e escolha louças e pratos de servir coloridos e, se possível, com um ou outro toque floral.

Se for particularmente prendado na cozinha, também não faltam inspirações sobre bonitos empratamentos e formas de confeção para a altura da Páscoa.

10. Aposte na cor e nos padrões primaveris

Esta também é a altura para apostar nas cortinas mais coloridas e nas capas de almofadas florais. Faça uma revisão aos seus têxteis e use materiais mais coloridos e leves para a decoração de Páscoa. Um único detalhe pode passar despercebido mas, todos os elementos combinados, irão fazer com que a sua casa fique com o ambiente certo para celebrar a Páscoa.

11. Encha a casa com flores

Quem não é fã da cor e do aroma único das flores frescas? Não há nada como entrar numa casa e sentir o aroma leve a campo e a primavera. Para elevar a sua decoração de Páscoa a um patamar superior, compre (ou, se puder, apanhe) flores frescas e espalhe-as pelos vários cantos da sua casa. Faça arranjos diferentes e opte sempre pelas espécies mais coloridas e perfumadas.

Ler mais: As melhores plantas para purificar o ar da sua casa

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad