Decoração de outono: como receber a nova estação com estilo

Decoração de outono como receber a nova estação com estilo

Apostar na decoração de outono é uma excelente forma de dar as boas-vindas à nova estação e de preparar a sua casa para os dias mais frios que se aproximam.

Cores quentes, texturas mais aconchegantes e alguns elementos específicos tornam, quase instantaneamente, qualquer casa mais acolhedora e convidativa.

Neste artigo, vamos guiá-lo numa verdadeira tour decorativa, para que consiga receber a nova estação em sua casa, em grande estilo!

 

Os principais elementos de uma decoração de outono infalível

Imagina-se a mudar a mobília da sua casa duas vezes por ano para cumprir as tendências decorativas da estação? Pois claro que não.

A boa notícia é que existem elementos-chave decorativos que têm o poder de dar uma conotação totalmente diferente a um espaço. Através deles, é possível trabalhar um conceito específico, sem que isso seja sinónimo de um arrombo no orçamento familiar e de uma logística demasiado complexa.

São eles:

 

Decoração de outono como receber a nova estação com estilo

1) As texturas

Uma boa decoração de outono não dispensa, em primeiro lugar, texturas que transmitam aquela sensação de calor e aconchego. Lembre-se: os dias são curtos e as noites começam a ficar consideravelmente mais frias.

O outono também é aquela estação em que muitas pessoas começam a passar mais tempo nos seus sofás, absorvidas por um bom livro ou filme. Por isso, não se esqueça de incluir algumas mantas quentes e umas almofadas bem confortáveis.

Aposte na combinação de diferentes texturas e dê preferência a tecidos mais grossos como, por exemplo, o veludo. Para além da componente decorativa, este material também ajuda a reter mais calor no interior da sua casa.

Ler mais: Descubra como melhorar a eficiência energética da sua casa

 

Decoração de outono como receber a nova estação com estilo

2) As cores

Cores quentes são, sem sombra de dúvida, a grande aposta em qualquer decoração de outono. Se não tem receio de apostar em tons mais fortes, explore o laranja, o amarelo-torrado e o castanho.

Porém, apesar de as cores mais garridas serem muito frequentes nesta estação, é importante combiná-las com tons mais suaves para criar harmonia e equilíbrio em todo o espaço.

 

Decoração de outono como receber a nova estação com estilo

3) Os arranjos florais

Não é apenas na primavera que os arranjos florais ocupam um lugar de destaque. Para conseguir aquela decoração de outono infalível pode, por exemplo, apostar em arranjos com flores secas ou com outros elementos que caracterizam esta estação (pequenas abóboras, castanhas ou frutos secos, rodelas de citrinos desidratadas, etc.).

Bons sítios para exibir os seus dotes florais são, por exemplo, a porta principal (coroas de flores secas suspensas são um must), o hall de entrada ou a mesa de jantar.

 

Decoração de outono como receber a nova estação com estilo

4) A iluminação

Como sempre, não podemos deixar de falar de decoração de outono sem mencionar a importância de ajustar a sua iluminação à nova estação. Noites mais frias pedem iluminação mais branda e quente, de preferência, com diferentes pontos de luz espalhados pelo espaço.

A iluminação natural também adquire, na nova estação, uma nota de especial importância. Se tiver uma lareira não se iniba de acendê-la, e use e abuse de velas espalhadas pela casa. Se forem velas aromáticas, tanto melhor! E já agora… Sabia que o marketing olfativo é uma componente importante para vender casa mais rapidamente? Explicamos-lhe tudo no artigo Como o olfacto pode influenciar a venda da sua casa.

 

5) Os acessórios

Os acessórios são indispensáveis em qualquer estação, principalmente numa sala de estar e/ou de jantar, onde grande parte dos convívios tem lugar. Para o outono, pode investir num conjunto de louça alusivo à estação e, claro, não prescinda de um bom centro de mesa.

Outros elementos, tais como um carrinho de chá ou de bar, são boas ideias para aquecer o coração dos seus convidados e para tornar o espaço instantaneamente mais acolhedor.

Se, adicionalmente, quiser incorporar outro tipo de acessórios na sua decoração, opte por objetos ou peças em inox, cobre ou madeira.

Ler mais: As melhores ideias para decorar salas pequenas

 

Quando deve começar a decorar a sua casa para o outono?

Não existe uma resposta certa ou errada. Apesar do equinócio de outono iniciar a 23 de setembro, há muitas pessoas que começam a trabalhar na sua decoração de outono logo no final de agosto, enquanto que outras só o fazem no final de setembro ou início de outubro.

Para além disso, devido às alterações climáticas, as estações do ano estão cada vez mais incertas e nem sempre o outono “sabe” a outono.

Porém, o nosso concelho é que aproveite os fins de semana ou feriados para projetos desta dimensão, uma vez que podem ser bastante trabalhosos.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad