Mudar de casa é uma tarefa que se pode revelar demorada e, muitas vezes, complicada e dispendiosa. Desde a recolha de todos os pertences à quantidade de mobília a ser desmontada e embalada para o transporte, uma mudança requer tempo e pode ser extenuante.
Contudo, se delinear antecipadamente algumas estratégias simples poderá rentabilizar este processo e torná-lo mais eficiente, poupando tempo e dinheiro.
Neste artigo, fornecemos algumas dicas que poderá utilizar aquando a mudança de casa.
Leia mais: Calcule o seu orçamento de arrendamento enquanto estudante
Organizar e planear com antecedência
Mudar de casa pode ser uma tarefa demorada e confusa com a quantidade de objetos a serem empacotados para um novo destino. E, pode tornar-se uma tarefa ainda mais caótica se não houver organização. Mas, há sempre forma de tornar esse processo mais simples, planeando a mudança com antecedência.
Fazer um plano, com uma listagem de tarefas, irá facilitar esta gestão. Também poderá criar um calendário, no qual define prazos para realizar certas tarefas, como a arrumação, o transporte e a instalação dos pertences na nova propriedade.
Desapegar-se do que já não precisa
Já que vai mudar de casa e arrumar todos os seus pertences, aproveite para fazer uma triagem e seleção de artigos que já não precisa. Desapegar e vender de objetos que já não lhe são necessários, apenas lhe trará vantagens.
Por um lado, reduz o número de objetos a transportar. Por outro, ao vender, pode ganhar algum dinheiro extra, o que pode ajudar no dispendioso processo de mudança.
Evite a compra de materiais para a mudança
Para evitar o aumento de custos da mudança, pondere evitar comprar materiais para auxiliar no processo, como caixas, papel bolha, fita-cola, entre outros. Ao invés disso, procure caixas que tenha em casa ou peça a amigos e vizinhos.
Além disso, pode, facilmente, utilizar materiais que já tem, como jornais velhos ou panos para envolver os seus pertences. Faça uso de todos os materiais à sua disposição. O planeta e a carteira agradecem.
Pondere fazer a mudança sem auxílio de empresas
Muitas pessoas contratam, para a mudança, empresas especializadas ou transportadoras para fazerem a deslocação de todos os pertences. Caso essa seja a sua decisão, compare preços e orçamentos de várias empresas e tenha em atenção datas e horários menos concorridos, que poderão reduzir o preço.
Contudo, pondere fazer a mudança de forma autónoma, sem o auxílio de empresas, alugando um veículo para o efeito. Se tiver essa opção, pode também pedir um veículo emprestado a um conhecido. Algum amigo ou familiar que veículo que lhe possa emprestar o para fazer a mudança. Certamente, conseguirá poupar recursos financeiros.
Instale-se na nova casa aos poucos
A perspetiva de ir para uma nova casa pode ser tanto animadora como inquietante. Contudo, tente instalar-se devagar, montando os objetos mais importantes primeiro e, aos poucos, arrumando todo o resto.
Essas são algumas estratégias que podem ajudar a reduzir possíveis gastos assim como o otimizar e economizar tempo, tornando o processo de mudança mais ágil e eficiente e menos extenuante.