Conheça 10 ideias de decoração para imóveis arrendados

Uma parte importante de viver em casas ou apartamentos arrendados é conseguir tornar o espaço verdadeiramente nosso. Para isso, a decoração tem um peso importante, uma vez que é através dela que a casa incorpora um pouco da nossa personalidade.

Contudo, decorar casas arrendadas pode ser mais difícil do que aparenta. Isto acontece porque muitos senhorios não permitem que sejam feitas alterações permanentes ao imóvel. Falamos de, por exemplo, pinturas, furos na parede, instalações de mobília embutida, entre outros.

Lembre-se de que o seu nível de autonomia irá depender muito do seu senhorio. É fundamental que o conheça ou, se não for o caso, que todas as condições e limites de atuação fiquem estipulados no contrato de arrendamento.

Por via das dúvidas e para minimizar potenciais atritos, neste artigo, vamos dar-lhe 10 ideias de decoração simples e de baixo custo, que pode com grande facilidade implementar no seu apartamento arrendado.

Aposte nas plantas de interior

As plantas de interior, para além de terem uma importante função no que toca à purificação do ar da sua casa, são também um elemento decorativo excecional.

Ter plantas em casa é uma das melhores ideias de decoração para incorporar elementos naturais, cores, texturas e padrões na sua decoração, fazendo com que a sua casa se transforme num espaço mais natural, calmo e relaxante.

Escolher plantas para sala ou para outra divisão é uma tarefa simples que não obriga a um conhecimento muito profundo sobre quais são as espécies mais adequadas para cada espaço.

Contudo, se tiver conhecimentos mínimos de botânica e se conseguir identificar, por exemplo, quais são as espécies de plantas que se dão melhor em espaços com muita humidade, pode optar por colocá-las na lista de plantas para casa de banho.

Invista num bom tapete como elemento de destaque

Os tapetes para sala são um dos elementos decorativos mais populares pelo conforto que trazem, mas também por terem a capacidade de ser um objeto decorativo de grande destaque.

Se a sua casa arrendada não beneficia de um bom soalho e se os acabamentos não são incríveis, aposte num bom tapete para dar um novo look a todo o espaço e para “esconder” o piso. Opte por um tapete que incorpore os seus padrões e cores preferidas, de forma a que o espaço consiga refletir um pouco mais da sua personalidade.

O formato da divisão e a área são dois aspetos que não devem ser esquecidos quando tiver de escolher um tapete para sala. Evite o erro comum de comprar um tapete demasiado pequeno para a divisão e evite a neutralidade. Faça do seu tapete a peça de decoração chave de todo o espaço.

É ainda importante referir que, para além de ser uma das ideias de decoração mais populares, os tapetes são também uma boa forma de proteger o soalho do imóvel garantindo que, quando mudar de casa, o piso vai permanecer em bom estado.

Ler mais: 13 Dicas para mudar de casa de forma descontraída

As peças de iluminação como elementos decorativos

Se a sua casa arrendada não prima pela luz natural, tem de investir num bom plano de iluminação. Lembre-se de que a luz é um importante elemento para fazer com que qualquer espaço pareça mais amplo e airoso. Combine diferentes tipos de iluminação (candeeiros de teto, de mesa, de pé, etc.) para que o resultado final seja mais completo e para que consiga ajustar a luz do espaço aos diferentes momentos.

Mas a iluminação pode ter também uma dupla função. Aposte em candeeiros que se destaquem e que cumpram também um propósito decorativo. Se estiver muito limitado no que pode ou não fazer em termos de decoração, simples coisas como esta irão fazer toda a diferença.

Não negligencie os espaços de arrumação

Os apartamentos ou casas arrendadas tendem a ser espaços mais pequenos, por isso, a arrumação é um aspeto funcional muito importante.

Olhe para os objetos de arrumação com outros olhos e escolha peças bonitas e distintas, que cumpram também um propósito decorativo. Falamos de, por exemplo, cestos, baús ou até de mobília multifunções.

Não podendo furar as paredes para instalar prateleiras ou módulos embutidos, aposte nestes objetos para conseguir decorar o espaço de forma eficaz.

Pendure quadros, fotografias e outros objetos na parede (sem pregos)

As suas fotografias pessoais ou as suas ilustrações preferidas irão fazer com que a casa arrendada se torne um bocadinho mais sua. Para tal, saiba que é possível pendurar alguns destes elementos decorativos sem recorrer a pregos e sem furar as paredes.

Existem várias lojas de bricolage que oferecem várias soluções como, por exemplo, tiras adesivas facilmente removíveis.

Valorize a varanda ou o terraço

Não menospreze o seu pequeno terraço ou varanda. Por muito pequeno que seja, é sempre possível tirar um bom partido de qualquer espaço exterior. Instale, por exemplo, um pequeno jardim vertical de ervas aromáticas ao qual pode recorrer diariamente para cozinhar. Outra ideia é apostar num deck de madeira antiderrapante que cubra a tijoleira antiga e manchada. Existem várias opções de baixo custo no mercado, que podem ser montadas de forma 100% autónoma e sem recurso a ferramentas. Por fim, inclua uma pequena mesa de exterior e um par de cadeiras, de forma a poder desfrutar dos seus pequenos-almoços no outdoor.

Tire partido dos têxteis

Os têxteis podem ser outro aliado poderoso para o ajudar a decorar casas arrendadas. Escolha tecidos com padrões mais arrojados e combine-os para obter o efeito decorativo pretendido. Falamos de, por exemplo, roupa de cama, cortinas, almofadas e sofás, entre outros.

Pouse espelhos e quadros no chão

Na impossibilidade de pendurar espelhos ou quadros nas paredes do seu apartamento arrendado, saiba que existem técnicas de decoração de interiores que resultam muito bem e que passam por simplesmente pousar estes elementos decorativos no chão, encostando-os à parede.

Para que este truque resulte, escolha peças de decoração de maiores dimensões como, por exemplo, um espelho de corpo inteiro e, de preferência, com uma moldura mais arrojada.

Ler mais: As 5 coisas que deve saber antes de arrendar casa

Aposte em utensílios e eletrodomésticos de cozinha esteticamente apelativos

No caso das cozinhas, poderá ser mais difícil decorar o espaço sem comprometer o seu estado original. Uma das ideias de decoração que lhe deixamos e que lhe permite contornar esta questão, é apostar em eletrodomésticos e utensílios de cozinha que sejam esteticamente apelativos.

Em vez de escolher aquela torradeira branca de plástico, porque não apostar num vermelho metalizado? Ou em vez de comprar uma assadeira de aço inoxidável, por que não optar pela versão colorida em ferro fundido e deixar este utensílio à vista?

Mesmo que sejam peças mais dispendiosas, lembre-se de que cumprem uma dupla função: a utilitária e a decorativa.

Troque os puxadores dos armários por opções mais trendy

Mudar os puxadores dos armários da cozinha, da casa de banho ou até mesmo do aparador antigo que está no seu quarto arrendado pode fazer toda a diferença em termos estéticos.

Opte por puxadores que se destaquem da mobília e pode, inclusive, misturá-los e criar diferentes combinações. Esta é uma ideia que não o compromete e que lhe permite, quando tiver de mudar de casa e de deixar o espaço arrendado, reverter a decoração e deixar tudo exatamente como estava antes.

Se, por outro lado, considerar comprar casa, pode ter interesse em ler o artigo Custos inerentes à compra de um imóvel.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad