Partilhar casa: vantagens e desvantagens

Com a realidade atual do mercado imobiliário, a partilha de casa tornou-se uma tendência recorrente. Como os preços dos imóveis em alta, tornou-se mais atrativo o arrendamento partilhado.

Esta escolha pode derivar de vários fatores, como sociais e financeiros. E, apesar de poder ser uma experiência bastante enriquecedora, pode trazer também muitos desafios.

Se pensa em embarcar nessa aventura, há vantagens e desvantagens que deve considerar. No artigo abaixo, expomos-lhe algumas que deve ter em conta.

 

Leia mais: Pretende vender a sua casa? Três dicas para ter sucesso na sua venda

Procura uma casa para arrendar?
Procura uma casa para arrendar?

Encontre a sua próxima morada com a iad

Procurar

Vantagens: custos partilhados, companhia, divisão de tarefas e sustentabilidade

É inevitável ao pensar na opção de partilhar casa que o primeiro fator não seja o financeiro, uma vez que é das principais razões pela qual se toma tal decisão. Arrendar um imóvel com outras pessoas pode reduzir, de forma drástica, os custos do arrendamento, mas também de energia, água, entre outras despesas.

Aliás, se há divisão de despesas, há também a divisão de tarefas e responsabilidades. Morar com alguém vai permitir que partilhe as tarefas domésticas, como a limpeza dos espaços, tornando mais fácil e simples a manutenção da casa.

Além disso, também pode ser uma opção para quem prefere não viver sozinho, sendo uma boa maneira de evitar a solidão e ter apoio emocional. Tal pode ser uma decisão para quem se mudou para uma nova cidade ou para quem mora longe da família.

Por fim, dividir casa poderá também ser uma opção mais sustentável, visto que a partilha de uma casa implica a divisão de recursos, o que pode contribuir para a sustentabilidade ambiental.  A diminuição de espaços individualizados, ou seja, utilizados apenas por um indivíduo, pode resultar na redução da pegada ecológica.

Comprar, vender ou arrendar?
Comprar, vender ou arrendar?

Beneficie do acompanhamento do consultor iad mais perto de si

Encontrar um consultor

Desvantagens: privacidade limitada, diferença de personalidades e estilos de vida

Apesar de partilhar casa ter as suas vantagens, há certas condicionantes que podem ser negativas e afastar as pessoas dessa decisão. Começando pela privacidade limitada ou a falta desta.

Ao partilhar um imóvel com alguém, pode haver uma certa dificuldade para encontrar momentos de privacidade, uma vez que a maioria dos espaços são comuns. Tal pode ser desafiador para quem valoriza a tranquilidade e o tempo a sós.

Não só a privacidade é afetada, como também o nosso espaço e a nossa organização. A partilha de um espaço, como casa de banho, armários, frigorífico, pode necessitar de adaptações significativas, que muitas pessoas não se sentirão confortáveis ou tentadas a fazer.

Além disso, cada pessoa tem a sua própria personalidade e o seu estilo de vida. Por isso, muita das vezes, o nosso colega de casa pode ter características pouco compatíveis com as nossas. Quando confrontados com estas diferenças, na rotina, nos horários, na maneira de pensar, podem-se gerar conflitos caso não hajam acordos mútuos. Deste modo, se não houver comunicação, compreensão e uma tentativa na resolução de problemas, o ambiente pode tornar-se tóxico e desconfortável entre colegas.

 

Partilhar casa tem as suas vantagens e desvantagens e pode tornar-se numa experiência positiva ou negativa. As preferências e necessidades de cada um mostrar-se-ão essenciais para a decisão de partilhar um imóvel com alguém.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad