Tem um apartamento que quer, porém, este encontra-se atualmente arrendado? Sabia que é possível, ainda assim, realizar uma transação?
É muito mais fácil vender um imóvel que se encontre ocupado do que se pensa. Descubra as vantagens e desvantagens de cada opção com a iad, para que possa fazer a melhor escolha.
Vender um imóvel durante o período de arrendamento
O proprietário de um imóvel ocupado, que esteja arrendado, não tem de esperar que o inquilino atual saia para o poder colocar no mercado e vendê-lo.
Consoante a situação e a preferência do proprietário, este pode optar por vender o imóvel ocupado, mantendo assim os seus habitantes, ou avisar o inquilino para que este desocupe a propriedade, a fim de vender o imóvel vazio.
No primeiro caso, a venda pode ser efetuada da forma clássica e tradicional. O proprietário coloca o imóvel à venda, indicando, nos vários anúncios imobiliários, que existe um contrato de arrendamento em vigor, com a data de expiração do contrato. Desta forma, o interessado na compra pode tomar uma decisão informada sobre se a transação vale a pena, com base na data de fim do contrato de arrendamento.
Neste processo, os inquilinos têm direito de preferência quer na compra e venda do imóvel, caso tenham um contrato de arrendamento por, pelo menos, dois anos.
Uma vez assinada a escritura de compra e venda, quem adquiriu o imóvel torna-se, automaticamente, o novo senhorio, com todos os direitos e obrigações daí decorrentes. Em particular, o novo proprietário deve informar o inquilino dos dados do novo senhorio, que será responsável pela devolução da caução em caso de cessação do arrendamento.
Deve o inquilino ser notificado sobre a venda do imóvel?
Na venda do imóvel, o senhorio deve notificar o inquilino sobre a situação. O proprietário deve informar sobre todos os pressupostos associados à possível venda. Além disso, terá, ainda, de aguardar 8 dias ou 30 dias, se se tratar de um direito de preferência convencional ou preferência legal, respetivamente. Este é um prazo no qual o inquilino pode exercer o seu direito, antes de um contrato definitivo de compra e venda.
Caso o imóvel seja vendido, mas, os arrendatários continuem no imóvel, deverá o senhorio comunicar, por escrito, aos inquilinos sobre a situação. Assim, deverá informar sobre a venda da propriedade e que as obrigações do contrato de arrendamento permanecem, sem necessidade de alterações.
Vale a pena vender um imóvel arrendado?
Há várias vantagens em vender o seu imóvel ocupado. Em primeiro lugar, evita-se a burocracia do processo de notificação de venda. Além disso, será impossível fazer com que o inquilino saia se a data de expiração do contrato de arrendamento ainda estiver muito distante.
Em troca do desconto no preço de venda, um apartamento ocupado pode ser muito atrativo no mercado imobiliário e conduzir a uma transação rápida. Muitos investidores em arrendamento procuram ativamente imóveis já arrendados, o que lhes garante um rendimento imediato após a transação e lhes poupa o trabalho de procurar um inquilino.
É perfeitamente possível vender um imóvel durante o período de arrendamento. De facto, é uma solução recomendada se procura uma transação imobiliária rápida e simples. Os consultores da rede iad podem ajudá-lo a colocar à venda o seu imóvel arrendado.