Resoluções de ano novo: como ter o seu ginásio em casa

“Ano novo, vida nova” é o mote de entrada no novo ano de muitas pessoas. Entre as resoluções de ano novo mais frequentes, o compromisso de exercitar mais o corpo e a mente está no topo da lista. A vontade de cuidarmos mais de nós, de nos sentirmos saudáveis e em forma renova-se nesta altura e há, normalmente, uma grande afluência aos ginásios nos primeiros meses do ano.

Mas, na verdade, qualquer sítio é adequado para fazer algum exercício e a nossa casa não é exceção. Ter um espaço já pré-preparado dedicado ao exercício físico é fundamental, principalmente nos dias em se procura aquela motivação extra e em que trocar o fato pelos calções desportivos parece uma tarefa impossível. A boa notícia…é que é sempre possível!

Neste artigo, vamos ajudá-lo a cumprir esta resolução de ano novo (que sabemos que está na sua lista) e a ter um ginásio próprio, no conforto da sua casa. Atente nas nossas sugestões para montar ginásio em casa:

Encontre um lugar adequado

Será muito mais fácil levar a cabo o seu plano de treino se, em sua casa, tiver um local definido para o efeito. Se o espaço não for problema, considere criar o seu ginásio pessoal na garagem, no quarto suplente onde apenas vai acumulando arrumações aleatórias, ou nas águas furtadas.

Se, por outro lado, vive dentro de um verdadeiro jogo de tetris, onde todos os metros quadrados têm de ser aproveitados e estudados em detalhe, opte por uma solução que não comprometa o espaço que utiliza no dia a dia. Nestes casos, pode ter uma pequena área da sala liberta e investir num tapete que seja facilmente removido e arrumado.

Proteja o piso

Se tenciona vender casa num futuro próximo e tirar alguma rentabilidade do seu atual imóvel, é importante que faça tudo para preservar as boas condições dos interiores. Normalmente, nos ginásios, os pisos são bastante danificados se não tiverem a proteção adequada. Por isso, se tenciona ter no seu ginásio pessoal barras, pesos ou outro tipo de equipamentos que possam estragar o pavimento, considere apostar em pisos de borracha que amorteçam o impacto e que previnam riscos no chão.

Ler mais: Quanto vale a minha casa? A importância de estimar o seu valor

Instale um espelho no seu ginásio

As resoluções de ano novo de nada servem se não forem executadas com o máximo rigor possível. Durante o seu plano de treino irá, muito provavelmente, ter alguns exercícios que vão exigir uma postura correta e uma boa fluidez de movimentos. É por isso que um espelho é uma peça fundamental em qualquer ginásio e, mesmo em sua casa, deve tentar treinar na presença de um. Dessa forma, conseguirá corrigir as posturas e melhorar a execução dos exercícios. Se em sua casa não for possível ter um compartimento inteiro convertido num ginásio, opte, por exemplo, por treinar no quarto, em frente ao espelho de corpo inteiro.

Aposte em equipamento de treino multifunções

Por muito grande que seja a sua casa, existem certos equipamentos que, devido ao seu volume e peso, não são opções nem ferramentas viáveis. Mas isso não compromete o seu plano de treino, uma vez que existe uma panóplia de equipamentos de treino multifunções, destinados aos espaços mais pequenos.

Os elásticos são um ótimo exemplo porque, com um pouco de criatividade, permitem trabalhar todas as zonas do corpo. São ainda um utensílio fácil de arrumar e de transportar tornando-se, assim, uma opção altamente recomendada para quem tem casas ou espaços pequenos.

Instale alguma arrumação de parede

Partindo do princípio que vai trabalhar com espaços pequenos, tire tanto proveito quanto possível da arrumação suspensa. Não se esqueça que, mesmo um pequeno ginásio caseiro, vai exigir espaço para guardar toalhas, tapetes de yoga, ou outros equipamentos. Considere instalar algumas prateleiras na parede ou cabines suspensas para, dessa forma, aproveitar melhor a arrumação vertical e libertar a área do chão que vai, muito provavelmente, precisar para fazer os exercícios.

Ler mais: As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel

Inclua uma televisão

Se 20 minutos a pedalar ou a saltar à corda lhe parecem uma eternidade, vai querer arranjar uma distração que ajude o tempo a passar. É por isso que recomendamos que tenha uma televisão no seu pequeno ginásio pessoal, um tablet ou outro tipo de monitor. Uma boa estratégia para aligeirar alguns treinos (principalmente os mais monótonos) é apostar na distração e na interatividade. Por que não ver um episódio da sua série preferida enquanto pedala?

Mas os benefícios não se ficam por aqui, porque, se estiver a ter aulas virtuais ou a ver tutoriais de exercícios, uma televisão vai ser uma ferramenta de treino certamente importante.

Instale um bom sistema de som

A música é outro fator absolutamente essencial para aumentar os níveis de motivação durante os treinos. De facto, existem estudos que referem a música como um elemento importante na melhoria da performance desportiva durante o treino. A música não só melhora a performance física, como também tem um efeito psicológico importante, contribuindo para sensações de confiança e bem-estar. Por isso, não se esqueça de implementar um bom sistema de som no seu ginásio e de desfrutar das suas playlists preferidas durante o treino.

Tenha um relógio de parede à disposição

Se, por um lado, falamos de televisões e sistemas de som para ajudar a motivá-lo e fazer com que o tempo de treino passe mais rápido, por outro lado recomendamos que tenha um relógio que garanta que cada minuto de treino é devidamente contabilizado. Existem exercícios (por exemplo, a prancha) que requerem que tenha um controle exato dos minutos em que se encontra numa dada posição. Por esse motivo, um relógio de parede vai ser uma peça imprescindível para o seu ginásio em casa.

Tenha ventilação apropriada

Alguns ginásios convencionais são conhecidos pelo seu ar pesado e pelo odor menos agradável. Assim, quando estiver a arquitetar o seu ginásio em casa, não se esqueça de considerar a ventilação adequada para o efeito.

Opte por criar o seu ginásio numa zona com janelas e onde seja possível incluir também alguma ventilação adicional. Não se esqueça que nos dias mais quentes de verão toda a ventilação extra e demais sistemas de refrigeração serão bem vindos. Para espaços mais pequenos, o ideal será investir nas ventoinhas portáteis que podem ser facilmente arrumadas quando necessário.

Inclua a sua casa nas resoluções de ano novo

A sua casa e tudo o que nela se passa é um projeto em constante desenvolvimento. Por esse motivo, não se esqueça de incluí-la na sua lista de resoluções de ano novo. Se quer fazer mais exercício, considere estas dicas, invista no seu próprio ginásio e valorize ainda mais o seu imóvel.

Sobre este tema, poderá querer ler também o artigo Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad