Como preparar a sua casa para o regresso às aulas

Como preparar a sua casa para o regresso às aulas

O regresso às aulas marca o início de um novo ano letivo… E de uma nova rotina que começa e acaba em casa. Dizer adeus às férias, aos horários flexíveis e até ao bom tempo pode ser difícil. Por isso, é importante fazer com que o período de transição seja o mais tranquilo possível (para si e para toda a família) e, neste ponto, a preparação da casa é fundamental.

Neste artigo, vamos dizer-lhe como é que simples ajustes às principais divisões o podem ajudar a engrenar na rotina de forma mais descontraída, e até prazerosa!

 

Regresso às aulas: 8 segredos infalíveis para facilitar a transição

Tirar crianças ensonadas da cama, conseguir encontrar as chaves do carro no meio da desarrumação e garantir que estão todos prontos para sair de casa a horas. Isto soa-lhe familiar?

Há dias mais fáceis do que outros. Mas uma coisa é certa: ter a sua casa otimizada e pronta para o regresso às aulas vai ser uma grande ajuda (especialmente se estiver a transitar das férias para a nova rotina).

Estes são os 8 segredos infalíveis que o vão ajudar:

 

Como preparar a sua casa para o regresso às aulas

1. Reforce o espaço de arrumação no quarto das crianças

Quartos de crianças estão longe de serem espaços minimalistas (apesar de muitos pais continuarem a sonhar com esse conceito). Mas a verdade é que ter bons sistemas de arrumação pode fazer a diferença para tornar o dia a dia um bocadinho menos caótico.

Por isso, a nossa primeira dica é que reforce os sistemas de arrumação dos quartos das crianças. Garanta que todas as roupas, livros, material escolar e brinquedos têm um lugar destinado.

Se o espaço for um constrangimento, aposte em sistemas de arrumação verticais, em caixas de arrumação que possam ser guardadas debaixo da cama, ou em ganchos de parede para pendurar roupas e acessórios.

Ler mais: As melhores ideias para decorar salas pequenas

 

2. Instale prateleiras e estantes para livros em várias divisões da casa

O regresso às aulas faz com que a maioria das casas fique rapidamente coberta por livros escolares, papéis soltos e cadernos. Se a isto somarmos o seu semanário, os livros que está a ler e até documentos de trabalho, é fácil antecipar que, mais cedo ou mais tarde, algo importante vai-se perder no meio da confusão.

Por isso, a regra de ouro número dois é: instalar prateleiras e estantes nas principais divisões da sua casa. O escritório ou a sala de estar podem não ser suficientes.

 

Como preparar a sua casa para o regresso às aulas

3. Crie um espaço dedicado ao estudo

Defina, desde o início, qual é a zona de estudo e o local onde as crianças podem fazer os seus TPC diariamente. É importante escolher um lugar relativamente tranquilo, que fomente a concentração, mas que também permita que haja alguma interação.

Um cantinho na sala de estar pode ser uma opção ou, se estivermos a falar de um espaço com um conceito open space, as ilhas também costumam funcionar bem.

 

4. Organize a entrada

Imagine só: inverno, sapatos enlameados, casacos molhados e crianças a entrar em casa numa correria imediata. Só de ler esta frase já sente aquele nervo miudinho, não é?

É por isso que ter uma área de entrada bem preparada é fundamental, especialmente se tem crianças pequenas em casa. Neste regresso às aulas, não se esqueça de verificar os pontos críticos do seu hall de entrada. Falamos de um espaço para descalçar os sapatos do exterior e calçar os chinelos, cabides para pendurar casacos e mochilas, e algumas gavetas para guardar aqueles objetos que dá sempre jeito ter à mão.

Ler mais: As melhores inspirações de Outono e Inverno para a sua casa

 

Como preparar a sua casa para o regresso às aulas

5. Aposte em organizadores de material de escritório

Uma gaveta fechada tem o poder de levar qualquer um a crer que o espaço está arrumado. O problema é que a desarrumação pode viver dentro das suas gavetas e armários. O facto de esta não estar à vista, não vai fazer com que seja mais fácil encontrar aquilo que procura.

Sendo o regresso às aulas a altura em que os pais compram todo o material escolar necessário para o novo ano letivo, a nossa sugestão é que inclua nessa lista alguns organizadores de material de escritório. Capas de arquivo, organizadores de gavetas ou pequenas caixas de arrumação são alguns materiais essenciais dos quais não deve abdicar.

 

6. Crie uma “central de comunicações” em casa

O regresso às aulas marca também o regresso a uma nova rotina e é importante que todos estejam sintonizados na mesma frequência. Por isso, considere, por exemplo, pendurar um calendário no frigorífico ou instalar um quadro de ardósia na divisão da casa mais frequentada, para que a informação importante fique lá registada e visível para toda a família.

 

Como preparar a sua casa para o regresso às aulas

7. Prepare um espaço para refeições rápidas

E para aqueles dias em que está com mais pressa do que o habitual, ter um espaço dedicado a refeições rápidas vai fazer a diferença. Minimizar as deslocações entre a cozinha e o local onde a família toma o pequeno-almoço, pode permitir-lhe sair 10 ou 15 minutos mais cedo de casa.

Se tiver uma ilha na cozinha, complemente-a com alguns bancos altos. Em alternativa, pode investir numa pequena mesa para refeições rápidas.

 

8. Faça o planeamento da semana com a sua família

Por fim, dê uso à sua “central de comunicações” e faça um planeamento antecipado da semana com a sua família. Para que o regresso às aulas seja tranquilo para todos, é importante definir, por exemplo, horários para as crianças fazerem os seus trabalhos de casa, ajudarem com as tarefas domésticas, verem televisão e irem para a cama.

 

Um regresso às aulas com mais tranquilidade, afinal, é simples!

Lembre-se de que o regresso às aulas começa e termina em sua casa, e que a chave para que tudo corra melhor é a organização e o planeamento prévio.

Por isso, não se esqueça de pôr em prática estas dicas fundamentais e de usufruir de mais um grande ano letivo em família.

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad