Quer se trate de investir num imóvel para residência própria ou para arrendamento, o setor imobiliário continua a atrair quem está na busca por rendimentos extra e por uma certa segurança para o seu património.
Os consultores imobiliários independentes da iad estão, permanentemente, à procura de imóveis que melhor se adaptam às necessidades dos seus clientes e podem ajudá-lo a fazer a escolha certa quando se trata de investir neste setor.
Por que, então, investir no setor imobiliário?
Para completar o seu rendimento
Em Portugal, a compra de imóveis para arrendamento rendeu 7,3% no primeiro trimestre de 2024, comparado com o 6,6% do mesmo período de 2023. Esta é das formas mais comuns de investimento no setor imobiliário, completando o rendimento de uma pessoa devido às rendas.
Este é uma área que tem o potencial para evoluir, uma vez que a procura por contratos de arrendamento tem aumentado.
Leia mais: Como mudar de casa, enquanto estudante
Preparar a reforma
A decisão de investir numa residência principal pode estar ligada ao desejo de assegurar um estilo de vida confortável após a reforma. É mais fácil viver com uma pensão, mesmo modesta, quando o pagamento de uma renda ou de uma hipoteca deixa de ser um problema.
Além disso, a propriedade de uma casa própria abre um leque de opções, com a possibilidade de a vender e de se mudar para a região dos seus sonhos. A rede de conselheiros da iad está disponível por todo o território português e em muitos países europeus, para ajudar os reformados nos seus projetos de investimento.
Preparar a sua sucessão
O investimento em imóveis é um excelente meio de otimizar a transmissão de um património aos seus filhos, por exemplo, beneficiando simultaneamente de um tratamento fiscal favorável.
Há a possibilidade de participar numa divisão de propriedades, de modo a poder transmitir o usufruto da sua propriedade durante a sua vida. Este facto limitará o valor estimado do imóvel no momento da herança e, por conseguinte, o montante total do imposto a pagar.
Além disso, também é possível constituir uma sociedade imobiliária sem fins lucrativos para albergar os seus bens, a fim de limitar o imposto sucessório e facilitar a transferência de ações entre os membros da família.
Por que investir no setor imobiliário? Rentabilidade, tranquilidade, previsão. As razões para investir não faltam. Os consultores imobiliários da rede iad estão à sua disposição para ouvir as suas necessidades e acompanhá-lo em todos os seus projetos de compra de imóveis.
O imobiliário continua a ser um investimento rentável, seguro e particularmente atrativo. Para além do aspeto financeiro, a compra de imóveis é uma forma de se preparar ativamente para o futuro.