Calcule o seu orçamento de arrendamento enquanto estudante

Caução, despesas, pagamentos antecipados… Para muitos jovens estudantes, ainda não familiarizados com a realidade do mercado imobiliário, os custos envolvidos num arrendamento podem ser assustadores.

Enquanto estudante, quanto do seu orçamento deve ser gasto em alojamento? Descubra mais com a iad.

Caução e despesas de serviços

A primeira coisa a fazer quando se trata de orçamentar para um alojamento para estudantes é reservar um montante que esteja imediatamente disponível.

O contrato de arrendamento obriga ao pagamento de uma caução, cujo valor pode variar consoante a vontade do senhorio. Este montante poderá corresponder a um, dois ou três meses de renda.

E, uma vez paga a caução, esta será devolvida no final do período de arrendamento,  caso o imóvel esteja em boas condições. Caso sejam necessárias reparações à propriedade, será devolvido o valor deduzido das despesas de restauro.

Se o senhorio recorrer aos serviços de um profissional para encontrar um inquilino, terá também de pagar uma parte ao consultor imobiliário. Estes valores a serem pagos pelo inquilino não podem exceder 50% do montante total.

Procura uma casa para arrendar?
Procura uma casa para arrendar?

Encontre a sua próxima morada com a iad

Procurar

Renda e despesas

Antes de assinar o contrato de arrendamento, verifique se a renda que está a pagar tem “despesas incluídas”.

Para além da renda, o inquilino e o senhorio devem estabelecer um acordo de pagamento de despesas. Ou seja, o valor de renda pode ter todas as despesas incluídas, só uma parte destas ou então nenhuma.

Caso as despesas não estejam incluídas, o pagamento pode ser feito de diversas formas: pode ser realizado através de um valor fixo, ou seja, fica acordado um valor a ser pago todos os meses; mediante uma previsão de gastos, onde paga um montante estimado do mês e depois é feito um ajuste no final do ano; ou então paga os valores reais das despesas.

Não se esqueça de verificar a no seu contrato de arrendamento o regime  de pagamento de despesas a ser seguido.

Contrato de arrendamento para estudantes

Num contrato de arrendamento para estudantes, o senhorio pode adicionar e remover cláusulas consoante os seus objetivos. No entanto, há algumas informações que são obrigatórias.

Na celebração de um contrato de arrendamento para estudantes, o documento deve conter os titulares do contrato, com todas as suas informações, a identificação do imóvel e a finalidade deste.

Na realidade portuguesa, é comum o arrendamento de quartos a estudantes. Por isso, na cláusula de “finalidade”, deve estar descrita essa informação.

Além disso, o contrato deve conter também o valor da renda, o acordo de pagamento de despesas, a caução e outras informações que sejam consideradas relevantes e importantes para as partes envolvidas.

Leia mais: Comprar imóveis da banca: conheça os prós e os contras

Comprar, vender ou arrendar?
Comprar, vender ou arrendar?

Beneficie do acompanhamento do consultor iad mais perto de si

Encontrar um consultor

Alojamento estudantil

O alojamento estudantil e a sua atual realidade representam um dos grandes problemas da habitação em Portugal. Contudo, o novo governo irá apostar no Programa de Emergência para o Alojamento Estudantil e na implementação do Plano Nacional Alojamento 2025-26, com a oferta de mais de 18 mil camas.

Uma linha de financiamento será também criada para que as instituições de Ensino Superior possam assinar protocolos para o reforço de camas, tanto com entidades públicas como privadas ou do setor social, em residências universitárias.

O arrendamento para estudantes é comum nas cidades universitárias ou locais com institutos de ensino superior. Seja um apartamento completo ou apenas um quarto, tenha em conta todas as informações acima na procura de um imóvel para si.

Leia mais: Informe-se sobre as novas regras do Porta 65

Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad