Mais um ciclo fiscal foi encerrado. E, por isso, os balanços do primeiro semestre do ano começam a surgir. Apesar de um ano assinalado pela instabilidade política e económica e da profunda crise na habitação que marca o setor, a iad Portugal reforçou a sua posição entre as maiores redes imobiliárias nacionais. Além disso, também aumentou a sua quota de mercado no país.
“O ano de 2023 foi desafiante para o setor imobiliário, fruto da instabilidade política vivida em Portugal e também dos conflitos na Europa e no Médio Oriente. Acresce o facto de estarmos a viver uma crise de ausência de habitação, onde continua a persistir um desequilíbrio entre uma procura forte e uma falta de oferta”, Alfredo Valente, CEO da iad Portugal.
Perante o contexto político atual e a crise no setor imobiliário que se vive, a iad Portugal continua a defender o fácil acesso de habitação para todos. A redução da taxa de IVA da construção para os 6%, a revisão da lei dos solos, permitindo disponibilizar mais terrenos ao mercado, e incentivos fiscais à compra ou construção de imóveis para arrendamento a preços controlados são as medidas-chave, propostas por Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, para dinamizar o mercado e promover o acesso à habitação.
“No último ano distribuímos perto de 13 milhões de euros pelos nossos consultores numa performance superior à média do mercado, graças ao nosso modelo de negócio tecnológico e especialmente ágil, o que nos posiciona tanto como um interveniente chave na formação e na mudança de carreira, como numa proposta cada vez mais atrativa para os profissionais do setor”, Alfredo Valente, CEO da iad Portugal.
iad Portugal reconhecida por consultores e clientes
Ademais do balanço financeiro positivo, a empresa continua a ganhar relevância no setor da mediação imobiliária e já conta com quase 1000 consultores em Portugal, tanto em território continental como insular.
A empresa mantém a formação e a profissionalização dos seus consultores como uma das suas prioridades máximas. Tal mostra-se através do investimento no desenvolvimento da universidade online iad.
Por outro lado, já este ano, foi também inaugurado o 28º polo de formação da iad em território nacional, onde os formadores da rede partilham as suas competências e o seu conhecimento, através de formação profissional complementar, ateliers e cursos ao longo do ano.
Também o inquérito de satisfação anual realizado à rede de consultores apresentaram resultados positivos, o que revela o contentamento dos empreendedores com o serviços prestados pela empresa.
Numa perspetiva de contínua melhoria, a iad também se associou à plataforma de reviews Trustpilot, que vem reforçar a qualidade dos serviços prestados pelos consultores da rede.
Grupo iad reforça a sua liderança em França e consolida a sua atividade internacional
A iad está presente, até ao momento, em oito países e apresenta um modelo que possibilita o desenvolvimento de equipas internacionais e de vendas partilhadas entre diferentes países.
A nível internacional, a empresa tem consolidado a sua atividade. Em França, a iad reforça a sua liderança com a maior quota de mercado (6,3%) já registada no país por uma rede imobiliária. Em Itália, as vendas aumentaram mais de 50% graças ao reforço e ao profissionalismo crescente da rede.
Já o nosso país vizinho, que opera com uma rede de 700 consultores imobiliários, alcançou um crescimento de 30% em 2023. No primeiro semestre de 2024, o crescimento atingiu 50%. O México é, atualmente, um dos quatro principais players do grupo, com mais de 1500 consultores a operar no país. Pelos Estados Unidos da América, a iad Florida, recentemente lançada, conta já com cerca de 40 consultores e viu o seu número de angariações duplicar nos últimos meses.
“A nossa absoluta prioridade é dar, aos nossos empresários, acesso às melhores ferramentas do mercado, para que possam concentrar-se na sua atividade a 100%”, Clément Délpirou, Presidente do grupo iad.