Como vender a sua casa em tempos de incerteza?

“Desafiante” pode ser uma das muitas palavras para definir os últimos tempos. No panorama internacional, a situação é marcada pela guerra na Ucrânia e o conflito no Médio Oriente. No nosso país, temos a crise política desencadeada pela demissão de António Costa como primeiro-ministro e as consequentes eleições antecipadas.

A combinação da situação geopolítica externa e interna tem levado ao aumento da inflação. Consequentemente, as taxas de juro também têm vindo a aumentar.

Apesar do ambiente incerto causado pela guerra na Ucrânia, que resultou no aumento da inflação, na redução do poder de compra e no crescimento das taxas de juros no crédito habitação, a venda de casas em Portugal parecia imparável em 2022. Só no ano passado foram transacionados 167.900 imóveis no nosso país, um recorde histórico de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Além disso, os preços das casas subiram 12,6% em 2022, sendo que começaram a mostrar sinais de estabilização nos últimos quatro meses.

Num clima de incerteza económica e política, já se deve ter perguntado “Será que vale a pena vender a minha casa?” Vamos explorar esta questão.

Avaliar o momento atual do mercado

A decisão de vender uma casa depende de diversos fatores, incluindo as condições locais do mercado. Dinâmicas específicas, como a variação de preços numa determinada localidade, podem influenciar a escolha de vender a sua casa de imediato ou esperar. Uma pesquisa recente de sentimento de compra da Associação Federal Nacional de Hipotecas dos EUA (FNMA) indica que 63% dos inquiridos consideram este um bom momento para vender a casa.

Outro aspeto muito importante a ter em conta é o de avaliar os movimentos de preços. Vender enquanto os preços ainda estão em alta pode ser a escolha certa, enquanto noutros mercados em declínio, pode ser prudente esperar por uma estabilização antes de vender

Quer vender o seu imóvel?
Quer vender o seu imóvel?

Faça uma estimativa gratuita em apenas 2 minutos

Estimar o valor do imóvel

Qual é o melhor momento para vender a sua casa?

Além de considerar o momento do mercado, outros fatores podem influenciar a decisão de vender:

  • Taxas de Juros Baixas: Nos períodos de taxas de juros baixas, os compradores são atraídos para o mercado, o que pode resultar em ofertas competitivas e preços mais altos para sua casa.
  • Escassez de Oferta: Quando há uma escassez de oferta no mercado, a procura pode superar a oferta, levando a vendas mais rápidas e a preços mais altos.
  • Redução de Tamanho: Se a necessidade de reduzir o tamanho da casa é iminente, considerar a venda pode ser uma escolha económica.
  • Necessidade de mudança: Se a mudança é inevitável devido a questões profissionais ou então porque a família vai aumentar, vender a casa pode ser a opção mais prática.

Vender a sua casa em tempos de recessão

Considerando a possibilidade de uma recessão, a resposta para vender durante esse período depende das circunstâncias pessoais. Jade Lee-Duffy, consultora imobiliária norte-americana sugere que, se está preocupado com uma eventual recessão, vender agora pode ser melhor do que esperar.

Dicas práticas para vender a sua casa

Ao decidir vender, considere as seguintes dicas:

  • Encontre um bom Consultor Imobiliário: A orientação de um consultor imobiliário experiente pode ser crucial. Recomendamos que entre em contacto com mais do que um consultor antes de tomar a decisão.
  • Faça as intervenções necessárias: Assegure-se de que a sua casa está em boas condições para potenciar o valor de venda da sua casa.
  • Cause uma boa primeira impressão: Organize os espaços interiores para criar uma impressão de amplitude nas fotografias da sua casa.

Mas afinal: devo vender a minha casa ou não?

Não temos uma resposta definitiva. Decidir vender uma casa em tempos de incerteza requer uma avaliação cuidadosa das circunstâncias pessoais, considerando as condições do mercado e os seus planos para o futuro.

Se a venda é inevitável, trabalhar com um consultor imobiliário experiente e seguir estratégias específicas pode ajudar a otimizar o processo e a garantir uma venda bem-sucedida. Lembre-se sempre de que, acima de tudo, as decisões devem estar alinhadas com suas metas e necessidades pessoais.

Está à procura de casa?
Está à procura de casa?

Encontre a sua próxima casa com a iad

Procurar
Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad