Quanto vale a minha casa? A importância de estimar o seu valor

Independentemente da razão, já se perguntou “quanto vale a minha casa”, certo? O mercado imobiliário é dinâmico e, por isso, é natural que o preço das casas oscile. Se reside num imóvel comprado há mais de 10 anos, é possível que, à data de hoje, o seu valor de mercado seja substancialmente diferente. Todos os proprietários devem conseguir ter uma ideia do valor do seu imóvel porque isso pode ajudar na tomada de algumas decisões.

Existem inúmeras razões pelas quais uma família pode querer mudar de casa: em alguns casos, a família aumenta e o espaço torna-se insuficiente, noutros casos as necessidades são menores e a família procura um espaço mais pequeno e ajustado, etc.

Independentemente do motivo, saber exatamente quanto vale um imóvel, é fundamental.

Neste artigo, vamos falar da importância de estimar o valor de um imóvel, que acaba por ser um tema relevante até mesmo para quem não pretender vender casa.

 

Saiba mais
Porquê contratar um consultor imobiliário para vender o seu imóvel?

Avaliação de imóveis Vs. Estimativa de valor

É comum ouvirmos a expressão “avaliar um imóvel” quando, na verdade, nos estamos a referir à sua estimativa de valor. É importante que, em primeiro lugar, estes dois conceitos sejam esclarecidos.

Em Portugal, a avaliação de imóveis apenas pode ser feita por peritos avaliadores de imóveis (PAI) certificados, por isso, sempre que recorremos a outras ferramentas (por exemplo, simuladores online) estamos, na maioria dos casos, a fazer uma estimativa ou simulação de valor e não uma avaliação oficial.

Os peritos avaliadores de imóveis têm de obedecer a uma série de requisitos legais, tais como a idoneidade, a não existência de incompatibilidades e o registo na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entre outras.

Apesar de, hoje em dia, as estimativas de valor feitas através dos simuladores online estejam a registar um aumento de qualidade significativo, o quadro legal português não dispensa uma avaliação presencial efetuada por um perito para a concessão de um crédito habitação.

Para esta avaliação oficial, o PAI terá de se deslocar ao imóvel em questão para observar e registar algumas informações, tirar fotografias, efetuar medições, etc. Recorre também à documentação legal do imóvel (caderneta predial, certidão de teor predial, plantas, etc.).

Por isso se, por exemplo, quiser comprar casa e pretender recorrer ao melhor crédito habitação, o banco vai exigir que seja feita uma avaliação ao imóvel, pois será a partir daí que o cálculo do valor do seu empréstimo será feito. Normalmente, os bancos já têm parcerias estabelecidas com peritos avaliadores de imóveis e importa referir que o relatório da avaliação do imóvel será sempre do cliente, que é também quem vai pagar a comissão da avaliação.

Como posso estimar o valor de um imóvel?

Se o seu objetivo for apenas saber o valor de mercado aproximado de um imóvel, existem algumas ferramentas e simuladores online que podem ajudar e que são extremamente fiáveis para o efeito.

Por exemplo, a iad Portugal disponibiliza no seu website uma ferramenta online para estimar o valor dos imóveis, permitindo a qualquer utilizador ter uma ideia de quanto pode valer um determinado imóvel. A melhor parte? Esta ferramenta é totalmente gratuita e dá um intervalo de preço para aquela casa em tempo real! Na sua base está a tecnologia que, com recurso a inteligência artificial e a uma base de dados que aglomera vários indicadores do mercado imobiliário português, consegue dar um intervalo de preço expectável, com relativo grau de confiança.

Fazer a estimativa de valor é bastante simples.

Deve, em primeiro lugar, indicar qual é a morada do imóvel em questão, uma vez que a localização geográfica é um dos critérios fundamentais para estimar o valor de uma propriedade.

Depois, é importante fornecer todos os dados solicitados pela ferramenta, de forma mais rigorosa possível: indique qual é o tipo de imóvel (apartamento ou moradia), a condição, tipologia, área bruta e útil, ano de construção, certificado energético, número de casas de banho e de lugares de estacionamento.

Liste ainda as características acessórias do imóvel (por exemplo, existência de varanda, terraço, jardim, piscina, elevador, etc.)

Para finalizar, basta fornecer os seus dados de contacto e receberá, em tempo real, um intervalo de preço expectável para aquela propriedade. É importante ressalvar que a estimativa de valor assenta em dados históricos de vendas e dados de mercado na vizinhança do imóvel. Por esse motivo, o grau de confiança pode variar consoante a quantidade de informação disponível na zona.

Deve sempre validar os resultados com um consultor imobiliário da área geográfica em questão.

 

Quer vender o seu imóvel?
Quer vender o seu imóvel?

Faça uma estimativa gratuita em apenas 2 minutos

Estimar o valor do imóvel

Por que é importante fazer a estimativa de valor de imóveis?

A estimativa de valor de um imóvel é importante em várias situações distintas.

Para vender casa

Saber “quanto vale a minha casa” é a questão que mais frequentemente se coloca quando alguém decide vender um imóvel. Nestes casos, é sempre importante que consiga ter uma ideia prévia do valor do seu património antes de falar com um agente imobiliário. Antes de entregar o projeto de venda a um agente imobiliário, através da estimativa de valor, conseguirá autonomamente perceber se a altura da venda é a melhor, ou não.

Se a venda da sua propriedade for avante, lembre-se que o seu valor é meramente indicativo e existem várias estratégias para conseguir valorizar um imóvel aos olhos dos clientes compradores. Por esse motivo, recomendamos que recorra a um profissional, em vez de tentar lidar com todo o processo sozinho. Os agentes imobiliários estão preparados para o ajudar e são experientes a rentabilizar ao máximo a venda de um imóvel.

Ler mais: As principais renovações de interiores que vão valorizar o seu imóvel

Para comprar casa

Se quer comprar casa e pretende ter uma noção dos preços das casas numa determinada área geográfica, fazer uma estimativa de valor é uma excelente opção!

Desta forma, pode ficar a conhecer melhor o tipo de imóvel que consegue comprar com o seu orçamento ou, visto de outro prisma, conseguirá saber quanto precisa de aprovisionar para comprar aquela casa com todas as características que deseja, na zona onde quer viver.

Isto vai ajudá-lo imenso no processo de procura de imóveis, pois conseguirá ter uma melhor noção dos preços de mercado e, se necessário, vai também conseguir negociar melhor com os proprietários dos imóveis, munido de bons argumentos.

 

Para saber a estimativa de valor do seu imóvel

Mesmo que não esteja interessado em comprar, arrendar ou vender o seu imóvel, estimar o valor de uma propriedade acaba por ser uma grande vantagem para qualquer proprietário, uma vez que lhe permite saber ao certo qual é o valor do seu património.

Ter uma clara noção disso pode ser muito importante em várias situações que envolvam património, tais como partilhas de heranças ou divisão de bens comuns pelos vários elementos de uma família.

Ler mais: Valorização de imóveis: 8 dicas para vender melhor a sua casa

Por todos estes motivos, não hesite em usar a nossa ferramenta online e descubra agora quanto pode valer o seu imóvel

reencha receba valide
Comprar, vender ou arrendar?
Comprar, vender ou arrendar?

Beneficie do acompanhamento do consultor iad mais perto de si

Encontrar um consultor
Resumo do artigo

Comprar, arrendar ou estimar o valor de um imóvel com a iad.

Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário, os nossos consultores independentes estarão ao seu lado ao longo de todas as etapas do seu projeto.

Blog iad